Montar uma equipe de qualidade não é uma tarefa fácil. Os bons profissionais estão aí, mas será que você consegue chegar até eles? Ou, ainda, será que você consegue atraí-los? E, uma vez que consiga, será que poderá mantê-los na sua empresa? Pensando nisso, separamos algumas dicas que poderão ajudá-lo a agilizar seu processo de recrutamento e seleção e direcionar sua escolha de forma assertiva de modo a trazer os melhores profissionais para sua empresa.
1) Otimize tempo e reduza as tarefas operacionais
Todo o processo de postagem de vaga, recebimento e análise de currículos é extremamente dispendioso e toma boa parte do tempo dos profissionais de RH. Atualmente já existem ferramentas tecnológicas, como softwares de recrutamento e seleção que podem ajudá-lo a otimizar seu tempo e agilizar esses procedimentos. Vale a pena investir nessas ferramentas a fim de diminuir o tempo gasto em tarefas operacionais.
2) Empresas excepcionais são criadas por profissionais excepcionais
Se você quer que sua empresa cresça e seja excepcional, deve contratar bons profissionais, porém, eles têm um valor, e sabem disso. Se não puder pagar um alto salário, invista em benefícios atrativos, que façam com que esses candidatos se interessem por você, mas, acima de tudo, cumpra suas promessas, afinal de contas, além de contratar, você deve manter esse funcionário e não perdê-lo para a concorrência.
3) Aposte na equipe e no departamento de RH
Muitas empresas, principalmente as de pequenos porte, fazem as entrevistas de maneira informal ou decidem uma contratação de maneira impulsiva. Esse tipo de comportamento pode gerar gastos no futuro e resultados pouco positivos. Ora, não adianta pensar em contratar profissionais para outras áreas, se você não conseguirá chegar até eles ou mesmo atraí-los. Investir em uma equipe de RH sólida, valorizada e com bons recursos fará toda a diferença na hora de bolar planos de carreira atrativos e realizar processos de recrutamento e seleção dinâmicos e interessantes.
4) Invista no LinkedIn
O LinkedIn é uma excelente ferramenta para buscar novos colaboradores. A rede social aproxima candidatos e recrutadores, fazendo com que os profissionais cheguem até você. Assim, mesmo que uma vaga ainda não exista, você já conhece e mantem contato com profissionais que poderão preenchê-la no futuro. Use o Pulse (blog do Linkedin) e conte novidades sobre sua empresa, mantendo o conteúdo sempre atualizado e atrativo. Se você não tiver muitas ideias, procure sua equipe de marketing, sem dúvida eles irão ajudá-lo bastante!
5) Seja transparente
Por último, mas não menos importante, invista sempre em políticas de transparência e melhoria contínua. No Brasil, é comum que as organizações postem vagas e prefiram manter seus dados confidenciais até um primeiro contato com o candidato, mas já parou para pensar que muitos profissionais gostariam de enviar seus currículos para sua empresa e desistem por não saberem para onde estão mandando? Esse tipo de ação costuma atrair profissionais que estão em busca de novos desafios, mas não aqueles que estão empregados e satisfeitos com seu atual empregador. Ao incluir o nome de sua corporação e sua marca na vaga, você chamará a atenção de muito mais pessoas.
Como já mencionamos, investir no departamento de RH e nos recrutadores pode ajudar sua empresa muito mais do que você imagina. Confira nosso E-book de Atração de Talentos e saiba mais.