Se você está lendo este artigo, claramente, existe a intenção de levar seu processo de Recrutamento e Seleção para um nível acima. Acertamos? Pois saiba que você está no caminho certo. Afinal, você, como profissional da área, entende a importância de atrair as pessoas certas para que a saúde da empresa continue em dia.
Pensando nisso, queremos dividir com você 5 passos essenciais que irão tornar o Processo de Recrutamento e Seleção da sua empresa mais maduro. Confira:
1. Divulgue
Não espere que sua vaga chegue ao seu público-alvo sem esforço. Sair do padrão do mercado, e dar valor à esta etapa, é um sinal forte de você está no caminho para um Processo de Recrutamento e Seleção maduro. Por isso, invista em:
- Uma página “Carreiras” no site da empresa. Nela, além da descrição da vaga, fale sobre sua cultura organizacional, benefícios e desafios que aquele ambiente irá proporcionar ao novo membro da equipe. Dedique-se à essa página e a mantenha sempre atualizada.
- Use as redes sociais oficiais da empresa a seu favor! Espalhe a vaga em aberto pela internet o máximo que puder.
2. Filtre
A triagem dos seus candidatos ainda é feita através intermináveis – e nada intuitivas – planilhas de Excel? Ou, pior, de pilhas e pilhas de currículos impressos? E os resumos de perfil de cada um dos profissionais interessados na área? Ficam armazenados ou se perdem?
Ter um banco de talentos organizado é importantíssimo e uma maneira bastante assertiva de fazer isso é ter um gerenciador, como o Kenoby.
3. Escolha
Na hora de escolher a pessoa ideal para fazer parte de sua equipe, busque mensurar variáveis para embasar sua decisão.
- Desenhe um padrão para avaliar igualmente todos os candidatos;
- Combine métodos: aplique testes de conhecimentos específicos mas suplemente com outros, como testes de cognição, por exemplo. Se possível, tenha uma plataforma única, onde você possa centralizar todas essas avaliações.
- Tenha um roteiro de entrevistas. Dessa forma, você conseguirá abordar todos os aspectos importantes para a vaga.
4. Gerencie
O que você faz com os dados coletados é um forte indicador de um Processo de Recrutamento e Seleção maduro. Por exemplo, você envia um feedback aos seus superiores a respeito dos resultados da vaga? Se ainda não faz, considere incluir isso na sua rotina. Esse hábito não só promove alinhamento de expectativas com o setor que precisa do novo colaborador mas, também, valida a importância do seu trabalho. Reports ao final de cada rodada são uma boa.
Outro ponto fora da curva é dar um retorno, seja positivo ou negativo, para aqueles que se candidataram à oportunidade. Pensei nisso!
5. Automatize
Os quatro passos anteriores – divulgar, filtrar, escolher e gerenciar – podem parecer extremamente trabalhosos e, nós sabemos, você não tem esse tempo. Por isso, dê mais um passo em direção a um Processo de Recrutamento e Seleção maduro: automatize e otimize sua rotina. A dica de ouro aqui é: agende agora uma demonstração do Kenoby e experimente a facilidade de ter tudo organizado e sempre à mão.
Aproveite que você leu até aqui e faça um diagnóstico do seus Processos de Recrutamento e Seleção. O resultado sai na hora.