O mercado de trabalho vem sendo formado por profissionais ávidos por novas experiências, oportunidades de aprendizado e crescimento profissional. Essa permanente busca por garantir posições de destaque no mundo corporativo levam as empresas a pensarem soluções para reter e motivar seus talentos. Neste sentido, a elaboração de um plano de carreira nas empresas tem sido um importante aliado dentro das organizações para manter os colaboradores mais qualificados em suas atividades.
A gestão de carreira é a prática mais eficaz para a organização reter seus colaboradores e aproveitá-los para o benefício da empresa, já que é possível obter mais lucros mantendo bons funcionários em vez de investir em novas contratações e demissões.
Separamos 6 dicas para você elaborar um plano de carreira nas empresas. Acompanhe:
1. Pense junto com os colaboradores sobre o futuro
É preciso saber quais são os objetivos e perspectivas profissionais dos colaboradores. Como eles se veem profissionalmente daqui a 5 anos? Que cargos gostariam de ocupar? É possível que eles não estejam preparados para a responsabilidade que desejam. É nesse ponto que a organização pode entrar com o plano de carreira, criando possibilidades para que o colaborador desenvolva novas competências.
2. Defina as progressões de carreira
Para traçar um plano de carreira é preciso definir como serão as progressões de carreira: se a movimentação será vertical ou horizontal, os critérios para ascender de cargo e quanto tempo este processo vai demorar. O plano deve sempre estar aberto a adaptações.
3. Identifique pontos fortes e fracos
O próximo passo é identificar em cada membro da equipe pontos positivos e que podem ser melhorados, estimulando o aprendizado e o aperfeiçoamento constante.
É muito mais simples trabalhar habilidades que os colaboradores já trazem, do que desenvolver. Isso deve ser levado em conta no momento de pensar um plano de carreira para os funcionários. Veja o que pode ser fomentando em cada um, de acordo com o perfil individual.
4. Estabeleça metas
As metas são essenciais para o colaborador alcançar seus objetivos. Lembra do primeiro item? A partir da conclusão para a pergunta: “Que cargo você gostaria de ocupar daqui a 5 anos?”, é necessário estabelecer objetivos tangíveis e tempo para a execução das metas.
5. Lembre-se de que os processos devem ser transparentes
O funcionário deve estar consciente dos objetivos e das expectativas da empresa ao tomar a iniciativa de estruturar em conjunto com o profissional, o seu plano de carreira. Não se podem deixar dúvidas, pois podem se formar lacunas que comprometam o êxito do processo.
6. Dê feedback constantemente
No decorrer do plano de carreira, é preciso que o gestor converse com os colaboradores para manter um diálogo aberto, pontual e sistemático com a equipe. Isso vai permitir que sejam feitas adaptações ao longo do planejamento, caso exista o risco dos objetivos não serem alcançadas nas datas que foram definidas a princípio. Nesse ponto é indispensável que o gestor esteja capacitado para conduzir os processos de feedback.
Não existe uma fórmula pronta para a implementação do plano de cargos e salários nas empresas. Cada etapa deve estar em sintonia com a missão, visão e valores da organização. Quando bem aplicado, ajuda a empresa a evitar excesso de colaboradores e problemas com remunerações fora do mercado. Contribui ainda para motivar os funcionários, aumentar a produtividade, a qualidade dos serviços e os lucros da empresa. Indiretamente ajuda a reduzir o turnover.
Gostou deste artigo sobre dicas para elaborar um plano de carreira nas empresas? Baixe nosso e-book sobre atração de talentos e saiba mais.