A busca pelo desenvolvimento é uma preocupação dos profissionais mais talentosos e comprometidos com a própria carreira. Uma das ferramentas que podem ser usadas com esse fim é a autoavaliação de desempenho, que quando usada corretamente demonstra maturidade e responsabilidade por parte do trabalhador.
Para saber mais sobre esse método de avaliação, como deve ser realizado e seus principais benefícios, acompanhe nosso artigo!
Durante a autoavaliação, o funcionário analisa a si próprio como profissional, levando em consideração pontos positivos e negativos. Dentro desse método, há um reconhecimento das qualidades e dos aspectos os quais o colaborador julga que precisam ser aprimorados.
A autoavaliação é um dos fatores de uma avaliação de desempenho, usada pelo gestor para compor uma análise final da colaboração do empregado durante o período.
Trata-se de uma ferramenta usada em grandes empresas e importante para o desenvolvimento profissional individual e também para o grupo.
Antes de continuar, aproveite para baixar nosso Guia Completo para Atração de Talentos.
Muitas pessoas subestimam a autoavaliação, achando que o colaborador vai aumentar o próprio valor diante do gestor. Porém, é um exercício de autoconhecimento importante, que vai ajudar no crescimento genuíno do funcionário.
Alguns pontos positivos e negativos podem passar despercebidos durante a rotina de trabalho, muitas vezes porque não são necessários para a execução das tarefas.
Ao realizar a autoavaliação, o colaborador consegue refletir sobre seus sentimentos, atitudes e habilidades, tendo um caminho claro para a melhora. Trata-se de uma ferramenta muito usada em processos de coaching.
Além disso, a prática auxilia na construção da inteligência emocional e intrapessoal, na definição de metas realistas e na melhora da imagem profissional.
Para a empresa, a autoavaliação ajuda a compor a avaliação de desempenho feita pelo gestor. Com esse material os pontos levantados por ambas as partes são discutidos, chegando a um denominador comum que pode ser usado como guia para um plano de crescimento individual.
Ao adotar essa prática, a organização vai contar com uma equipe mais bem preparada e consciente de suas contribuições e limitações. Com isso, pode oferecer treinamentos mais direcionados e atingir melhores resultados.
Para uma boa autoavaliação, o primeiro passo é uma reflexão sincera e direcionada da conduta profissional em vários aspectos, incluindo o comportamental e técnico.
A aplicação pode ser feita com questionários distribuídos pelo RH, nos quais são feitas perguntas sobre dificuldades do dia a dia, reconhecimentos, oportunidades, objetivos, percepção de espaço para melhorias etc.
Outra maneira de aplicar uma autoavaliação é usando a matriz SWOT, na qual são identificadas as forças (Strenghts), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats).
A partir das respostas, é possível definir ações para que esses aspectos sejam aprimorados, se possível com a definição de prazos. Por exemplo, se o profissional entende que o domínio em inglês é importante, ele pode se comprometer a começar a estudar o idioma a partir da data X.
O mais importante em uma autoavaliação de desempenho é responder às perguntas sem medo. Lembre-se que a autenticidade vai trazer bons resultados, porque abre possibilidades reais de desenvolvimento profissional.
Para saber mais sobre técnicas de recrutamento e gestão de pessoas, siga os nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook e Linkedin!
O Kenoby Talks, maior evento de Recrutamento e Seleção da América Latina, contou com mais de 45 palestras em sua…
O 4º Kenoby Talks, evento de Recrutamento de Seleção da Kenoby que, em 2019, entrou para a categoria de maior…
O final do mês de outubro é marcado pelas festas de halloween. No Brasil, as comemorações têm ganhado força, apesar…
O feedback positivo é uma ferramenta importante nas relações de trabalho. Ele cria condições para a conscientização da atuação dos…
O processo seletivo não termina com a assinatura do contrato. É importante acompanhar o novo funcionário durante os primeiros dias,…
Os tipos de diversidade nas empresas é um tema que todo profissional de RH deve estar atento. Afinal, esse tema…