Avaliar o desempenho dos profissionais é fundamental para manter um bom nível de qualidade no trabalho e para estimular o aprimoramento contínuo. Há diversos métodos disponíveis no mercado. Um deles é a avaliação 180 graus, que se caracteriza por envolver no processo o gestor imediato e o colaborador.
Essa metodologia oferece diversas vantagens para quem a utiliza. Quer conhecer a avaliação 180 graus e saber como aplicá-la na sua organização? Confira o nosso post e entenda mais sobre o tema!
O que é a avaliação 180 graus?
A avaliação 180 graus é uma metodologia de exame do desempenho, focada em analisar como está a performance do profissional em suas atividades. Ela inclui a análise de itens como qualidade do trabalho, produtividade, pontualidade, relação com os colegas, cooperatividade e flexibilidade. Nesse modelo, quem dá o feedback é o gestor imediato.
Ou seja, é um processo avaliativo em que o colaborador tem a oportunidade de receber um feedback da chefia. No método, o líder e o subordinado podem dialogar em uma entrevista sobre as pontuações dadas, o que representa uma ótima chance de aprendizagem e crescimento para o funcionário.
Outra forma de realizar o procedimento é com a aplicação de um mesmo questionário de desempenho ao gestor e ao trabalhador, em separado. Em seguida, os dois se reúnem e discutem as pontuações.
Qual a importância da avaliação 180 graus para o negócio e os funcionários?
A avaliação 180 graus é muito importante para a organização e para os colaboradores. Veja a seguir quais os motivos de ela ser tão valorizada nas empresas!
Antes de mais nada, é fato que qualquer que empresa que demonstre se importar com o desenvolvimento de seus colaboradores já ganha muitos pontos com os demais profissionais do mercado. Para aprender mais sobre o tema, faça o download gratuito do Manual para desenvolver a Marca Empregadora.
E-book: Manual para desenvolver a Marca Empregadora
Melhora o clima organizacional
Manter um clima organizacional saudável no empreendimento é muito importante para garantir o bem-estar dos profissionais e a produtividade. Conflitos e divergências precisam ser trabalhados adequadamente para que os colaboradores possam ter um ambiente laboral seguro e benéfico.
Quando o gestor nota que há muitos atritos entre os trabalhadores, é adequado que ele converse com esses membros do time e busque construir um clima pacífico. A avaliação 180 graus é a oportunidade ideal para abordar essas questões. É possível dar um feedback individual construtivo e estimular a pessoa a ter uma postura mais adequada na empresa.
Com esse retorno, os funcionários podem se aprimorar continuamente, desenvolvendo competências comportamentais e a cooperatividade. Ou seja, a avaliação 180 graus permite que os colaboradores se conscientizem de suas limitações e possam corrigir problemas em suas atitudes para com os colegas. Dessa forma, a convivência melhora e o clima organizacional fica mais saudável.
- Clique para aprender mais sobre gestão de pessoas.
Identifica pontos de melhoria
Nem sempre estamos cientes de nossas limitações e, por isso, precisamos do feedback do outro para nos desenvolvermos. Na avaliação 180 graus, o colaborador tem essa valiosa oportunidade. O gestor pode identificar pontos de melhoria e oferecer ao profissional um feedback construtivo.
Com esse retorno, o funcionário pode conhecer quais são os aspectos em que precisa melhorar e, a partir daí, desenvolver planos e estratégias para se aprimorar continuamente. Ou seja, a avaliação 180 graus promove uma cultura de autoconhecimento e de amadurecimento no trabalho.
Estimula o diálogo entre o colaborador e o gestor
Uma distância exagerada entre líder e subordinados dificulta a comunicação, a formação de um laço saudável e o estabelecimento de confiança entre eles. Assim, um diálogo franco e respeitoso entre os gestores e os colaboradores é importante para os processos na organização.
A avaliação 180 graus é realizada do gestor para o funcionário, mas a proposta dela é estimular uma conversação, para que ambos troquem ideias e compreendam melhor o ponto de vista um do outro. Assim, esse método abre a possibilidade de fortalecer o vínculo entre a chefia e a equipe, promovendo um diálogo claro e franco acerca da performance de cada profissional.
Promove o engajamento
Quando a corporação investe no profissional, ela recebe um retorno muito positivo dele. A avaliação 180 graus é uma forma que o empreendimento tem de demonstrar que acredita no potencial do colaborador, o que gera ótimos resultados.
Além de se dedicar mais ao trabalho, o funcionário vai ter mais comprometimento com a empresa. Além disso, ele recebe parabenizações e vantagens quando apresenta bons resultados, o que é um importante fator de motivação. Ou seja, a equipe fica mais engajada em suas tarefas, pois sabe o quanto a avaliação 180 graus é um processo positivo para todos.
Propicia orientação para o crescimento profissional
Quando o colaborador está tentando crescer, é muito difícil para ele não ter nenhum feedback da empresa. O retorno do gestor é um bom direcionamento para que o profissional possa empreender sua busca por desenvolvimento.
A avaliação 180 graus é uma ótima alternativa para que os funcionários busquem melhoria contínua. Ela oferece um retorno coerente e possibilita que o gestor e o trabalhador dialoguem sobre a questão. Assim, o subordinado tem mais perspectivas de ascensão na carreira.
Como realizar a avaliação 180 graus?
Confira os passos a seguir e saiba como realizar a avaliação 180 graus na sua empresa!
Comunicar aos funcionários sobre a avaliação
Informar aos funcionários sobre a realização da avaliação 180 graus é fundamental para que eles se engajem no processo. A medida promove a cooperatividade e estimula o estabelecimento de um diálogo positivo entre o gestor e o profissional. Além disso, se o colaborador for apresentado ao processo sem saber, ele pode se mostrar desconfiado ou até mesmo não entender como funciona o procedimento.
Realizar a coleta de feedbacks
Nesse momento, o gestor responde aos questionários dos profissionais, dando notas nos itens indicados. O preenchimento deve ser realizado de forma imparcial, considerando a atuação do colaborador como um todo.
Fazer a devolução dos resultados
O gestor se reúne com cada trabalhador e mostra as pontuações de cada item. O profissional pode fazer perguntas e ambos têm a possibilidade de dialogar sobre as notas.
A avaliação 180 graus é um sistema de análise de desempenho baseado na obtenção de feedback do gestor imediato. O processo é bastante construtivo e contribui para melhorar o diálogo entre os trabalhadores e seus superiores. Assim, a medida estimula o aumento da motivação e a melhora do desempenho no trabalho.
Neste post, você pôde conhecer essa metodologia de análise de performance e aprendeu os passos para realizar o procedimento. E então? Gostou de conhecer e de aprender a aplicar a avaliação 180 graus? Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este!