X
    Categories: Gestão de pessoasRecursos Humanos

Como aplicar a metodologia Nine Box nas empresas?

Ter grandes profissionais na empresa pode ser comparado a possuir uma bolsa cheia de joias. Assim como a falta de cuidado com as pedras preciosas pode resultar na sua perda, a empresa que não fizer uma gestão eficiente de seus talentos internos corre o mesmo risco.

Para isso, foi desenvolvida a metodologia Nine Box. Gostaria de conhecê-la melhor e saber como pode ajudar sua instituição a cuidar bem de seus profissionais de ouro? Vamos falar sobre isso neste post.

O que é Nine Box?

O método Nine Box foi desenvolvido para ajudar os gestores a identificar o colaborador ideal para ocupar uma função ou cargo, por meio do seu comportamento, capacidade e competência.

Além disso, esse sistema é muito utilizado para o planejamento de sucessão, reconhecimento de líderes, bonificações, treinamentos etc.

Qual é a sua importância na gestão de talentos?

Segundo uma pesquisa feita pela consultoria Robert Half, e que foi divulgada pela revista Época Negócios, 85% dos 1675 diretores entrevistados, tinham muito medo de perder os seus prodígios internos.

Em vista disso, muitos gestores utilizam a metodologia Nine Box em seu ambiente interno para diminuir a rotatividade de profissionais e assim reter seus talentos.

Com o auxílio dessa ferramenta, a empresa pode identificar que colaboradores precisam de um treinamento para desenvolver suas habilidades.

Com as informações sobre o desempenho dos colaboradores fica mais fácil para os gestores dialogarem entre si sobre as estratégias para a gestão de talentos, além de auxiliar no desenvolvimento de critérios para a ocupação de cargos de liderança.

Após um funcionário ser promovido, a metodologia ajudará na avaliação do desempenho dele para que a diretoria possa saber se as expectativas acerca desse trabalhador estão sendo atingidas.

Outro benefício é que essa técnica é simples de ser aplicada, dá resultado em curto prazo e tem um baixo custo.

Como aplicar a metodologia Nine Box na empresa?

Para aplicar a Nine Box, a empresa pode utilizar alguns programas específicos ou pode criar sua própria matriz em uma planilha. A organização da técnica é assim: são criadas três linhas e três colunas.

As linhas são nomeadas de cima para baixo deste modo: A — alto, M — médio, B — baixo. Esses critérios se referem ao potencial do colaborador. Depois, são feitas as colunas que indicam o desempenho, da esquerda para a direita. São identificadas assim: 1 — abaixo do esperado, 2 — esperado, 3 — acima do esperado.

Então, de acordo com o perfil dos colaboradores, os quadrados vão sendo preenchidos com os seus nomes. Por exemplo, digamos que um chefe de área se encontra no bloco A3, ou seja, ele tem um alto potencial e desempenho.

Diante dessas atribuições, a alta administração da empresa pode decidir que é hora de começar a prepará-lo para um cargo de diretoria. Sendo assim, talvez seja feito um treinamento para que esse funcionário possa exercer futuramente esse cargo.

Algumas empresas usam a metodologia Nine Box em conjunto com um software de avaliação de desempenho e conseguem um resultado ainda mais preciso sobre o nível de habilidade de cada profissional.

Portanto, não deixe de experimentar essa técnica para melhorar a gestão de talentos de sua empresa. Se fizer isso, conseguirá manter as “joias” profissionais dentro de sua empresa!

Gostou de conhecer a metodologia Nine Box? Então, o que acha de compartilhar essa informação valiosa nas redes sociais?

Kenoby: