Saber como aplicar testes psicológicos é um dos primeiros passos para realizar boas contratações e facilitar a otimização de desempenho da sua equipe. Apesar de eles não terem eficácia garantida, são ótimos norteadores para o processo decisório.
Mas, para contextualizar melhor o nosso conteúdo, precisamos alinhar o que são esses testes e como surgiram, antes mesmo de passar às dicas de aplicação dos testes psicológicos. Vamos lá!
Os testes psicológicos
Antes de continuarmos, é importante deixar claro que a aplicação de testes psicológicos é uma atividade que só pode ser realizada por psicólogos.
Surgidos na década de 1880, as avaliações psicológicas procuravam identificar as aptidões humanas. Em seus primórdios, aplicar testes psicológicos era, basicamente, observar as respostas das pessoas aos estímulos sensoriais.
Com o passar do tempo e o desenvolvimento das técnicas psicológicas, as avaliações passaram a considerar a capacidade de memorização, imaginação e compreensão. Atualmente, eles podem ser categorizados pela objetividade e padronização, processo psicológico e forma de resposta.
Antes de continuar, aproveite para baixar nosso Guia de Boas Práticas de Recrutamento e Seleção.
E-book: Guia de Boas Práticas de Recrutamento e Seleção
Dicas de como aplicar testes psicológicos
Os diversos testes psicológicos servem para ajudar os indivíduos na tomada de decisões nas empresas, mas devem ser utilizados de forma ética e responsável. E, conforme aponta o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a banalização da avaliação psicológica prejudica toda a sociedade.
Para você seguir as recomendações do CFP, relacionamos algumas dicas importantes de como aplicar testes psicológicos:
Tenha domínio sobre a prática
Parece óbvio, mas é um conselho que, por conta da pressa e dos muitos afazeres do profissional, pode ser esquecido.
Aplicar um teste sem dominar o seu conteúdo prejudicará o resultado do avaliado e não colaborará para a tomada de decisão da empresa. Da mesma forma, desrespeitar os procedimentos sobre o uso dos testes psicológicos, sem padronização ou amostras coerentes à cultura brasileira, poderão lhe proporcionar uma visão míope dos candidatos.
Escolha um ambiente adequado
Diferentes testes psicológicos demandam ambientes específicos para a sua aplicação.
Um teste que precisa de atenção dedicada até pode ser aplicado em um local que desafiará a dispersão do candidato. No entanto, outros testes devem ser executados em ambientes controlados e calmos.
Transmita tranquilidade ao avaliado
Explicar as instruções de cada um dos testes psicológicos para o candidato e ter a certeza de que ele entendeu e encontra-se seguro de fazê-lo é um detalhe muito importante para que a avaliação seja de qualidade.
Ser testado pode ser angustiante e fazer com que você perca profissionais interessantes, por causa de um desconforto na hora de aplicar os testes.
Forneça feedbacks de todos os testes
Um grande ponto negativo para qualquer empresa é a falta de feedbacks após aplicar testes psicológicos.
Se você tem uma rotina muito atribulada, existem dezenas de aplicativos que criam previamente modelos de e-mails com diferentes tipos de feedback.
A importância desses testes para as empresa
Aplicar testes psicológicos em processos de recrutamento e seleção de profissionais é fundamental para qualquer empresa. Tais técnicas, quando bem utilizadas, possibilitam a identificação de perfis adequados às vagas, a base para um recrutamento de resultado.
Ao preterir os profissionais sem aptidões necessárias a determinado cargo, as empresas evitam diversas consequências prejudiciais. São mais facilmente evitados adoecimentos por causa do trabalho, desmotivação e até prejuízos financeiros.
Conforme aponta a lei 4.119/62, o profissional de Psicologia tem liberdade para escolher quais serão as técnicas objeto de suas suas avaliações.
Mas as empresas que contam com entrevistas, dinâmicas e testes situacionais, entre outros, têm maior êxito em seus processos de seleção e facilidade em criar um banco de talentos de sucesso.
Gostou do nosso conteúdo? Use os comentários e conte para nós como é o processo de seleção de profissionais e se você tem alguma técnica especial de como aplicar testes psicológicos!