Como evitar o turnover é a preocupação de todo profissional de RH. Além de processos seletivos bem estruturados, é preciso ficar atento à gestão do clima organizacional, remuneração e benefícios para atrair e manter os melhores talentos na empresa.
Isso porque os impactos da entrada e saída de colaboradores refletem diretamente na produtividade, na satisfação dos trabalhadores e no resultado global da companhia.
Mesmo sendo um assunto recorrente, as motivações que levam ao turnover ainda geram muitas dúvidas para os profissionais de RH.
E isso faz dele uma das principais métricas do setor. Por isso, para te ajudar a acompanhar e identificar oportunidades de estratégias, baixe a nossa apresentação mensal de indicadores de RH.
Apresentação Mensal de Indicadores de RH
Entenda o que é turnover
O termo turnover pode ser entendido como a rotatividade de pessoal. Ele mensura a quantidade de entradas e saídas de funcionários de uma empresa.
Caso o índice de rotatividade esteja elevado, isso representa altos custos para a empresa, já que será preciso investir em novas contratações e treinamentos. Isso sem falar no tempo de adaptação do novo colaborador.
O ápice dos problemas envolvendo o turnover acontece quando começam as quedas significativas na produção, o que pode comprometer a sustentabilidade do negócio.
Conheça os principais tipos de turnover
A rotatividade de pessoal acontece por muitos fatores. Logo, quando a gestão de RH percebe que essas motivações estão se repetindo, é hora de traçar estratégias para conter essas questões.
Veja a seguir os tipos de turnover e suas motivações.
1. Funcional
O turnover funcional acontece quando o profissional que apresenta baixo rendimento solicita o desligamento da empresa.
Essa é uma oportunidade para a organização contratar um colaborador mais engajado e que esteja apto para apresentar resultados mais relevantes, sem que para isso seja necessário custear a rescisão do empregado.
2. Disfuncional
O turnover disfuncional é o contrário do funcional, ou seja, um funcionário com alto rendimento pede o desligamento da empresa.
Essa é uma situação preocupante, pois revela que a companhia não foi capaz de reter esse talento. Isso deve ser avaliado com critério, pois pode revelar más condições de trabalho, benefícios abaixo do praticado por empresas do mesmo segmento, entre outras questões.
Com isso, a empresa perde em várias escalas: tanto em níveis de inovação, conhecimentos e habilidades, quanto financeiramente.
3. Voluntário
Esse tipo de rotatividade de pessoal acontece quando o profissional pede o desligamento da empresa e também pode revelar problemas na gestão da empresa.
É mais comum entre executivos e pode ser motivado não apenas pelos salários, mas também pelos baixos benefícios oferecidos pela companhia.
Também pode ser motivado por falta de perspectiva de ascensão na carreira ou por conflitos internos.
4. Involuntário
Esse tipo de desligamento acontece por iniciativa da empresa. Dessa forma, é o tipo de turnover mais caro, já que organização terá de arcar com todos os custos dos direitos trabalhistas.
O turnover involuntário pode acontecer por várias motivações, entre elas:
- dificuldades financeiras da empresa;
- falhas no processo de recrutamento e seleção;
- conflitos com colegas ou liderança;
- baixo desempenho do profissional; e
- justa causa.
Agora que você já sabe quais são os tipos de turnover veja quais são os principais impactos para a organização.
Entenda quais são os impactos do turnover na organização
Como já mencionamos, o turnover nas organizações envolve custos com o pagamento da rescisão e perda de talentos. Mas não é só isso.
Para repor esses talentos, a companhia precisa realizar um novo processo seletivo, que pode levar semanas.
Depois, é preciso treinar os contratados. Além disso, o período de integração também envolve custos e pode ser oneroso para as empresas, já que o novo colaborador está se inteirando acerca das novas atividades e ainda não consegue oferecer o seu máximo rendimento no trabalho.
Nesse cenário, conhecer os tipos de turnover ajuda a compreender porque eles ocorrem e suas consequências para a empresa.
A partir dessas constatações é possível fazer uma reflexão para a melhoria dos processos de retenção de talentos, que vai desde o processo de recrutamento e seleção até as ações de valorização do colaborador e melhores condições de trabalho.
Dessa forma, é possível criar e mudar políticas, além de traçar estratégias para uma melhor Gestão de Pessoas, o que também colabora para o alcance das metas.
Aprenda como evitar o turnover na sua empresa
Existem várias formas de estruturar um planejamento de redução de turnover nas empresas. Veja as principais a seguir!
Crie uma entrevista de desligamento
A entrevista de desligamento é o primeiro passo para conhecer as motivações que levaram à saída do colaborador da empresa.
Para uma melhor abordagem e para que o profissional se sinta à vontade para falar, é importante garantir o sigilo das declarações dele.
Elabore um roteiro para guiar as perguntas e crie métricas para avaliá-las. Com esses dados é possível mapear as motivações de desligamento, tanto involuntário quanto voluntário.
Faça pesquisas de clima organizacional
Pesquisas de clima organizacional são um importante termômetro para medir o índice de satisfação dos colaboradores e identificar o que pode ser melhorado.
Garanta o sigilo dos participantes e dê a eles a oportunidade de se expressarem por meio de perguntas abertas.
Ofereça treinamento
As capacitações de treinamento e desenvolvimento são essenciais para garantir a qualidade dos serviços prestados e também contribuir para o desenvolvimento do capital humano nas organizações.
As oportunidades de capacitação são bem vistas pelos colaboradores, que passam a se sentir mais valorizados com as iniciativas da empresa em prol do seu desenvolvimento, o que contribui para a retenção de pessoal.
Valorize a equipe
Pessoas gostam de ser reconhecidas e isso não tem só ligação com o salário. Um profissional pode se sentir engajado e comprometido com a organização quando tem suas conquistas e resultados reconhecidos, ou mesmo quando as suas ideias são implementadas.
Fique atento a isso e, quando a empresa estiver preparada, aposte em premiações e no programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Ofereça oportunidades de crescimento
Todo profissional almeja um crescimento na carreira, principalmente a nova geração de trabalhadores. Por isso, é preciso estruturar um plano de carreira consistente e oferecer oportunidades de crescimento.
Isso pode acontecer por meio de um processo de recrutamento interno ou qualquer tipo de iniciativa.
Como vimos ao longo deste post, evitar o turnover na organização é possível com a execução de um planejamento bem estruturado de gestão de pessoas, que começa pelo eficiente gerenciamento dos processos de recrutamento e seleção de pessoas até oportunidades de crescimento na carreira e treinamentos.
Se você gostou deste post sobre quais são os impactos e como evitar o turnover na organização, assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!