Muitos profissionais de RH procuram informações sobre como melhorar o clima organizacional. Afinal, as interações ocorridas no ambiente de trabalho exercem uma forte influência sobre a motivação, o engajamento e a produtividade dos colaboradores.
Não à toa, por diversas vezes, quando o departamento passa por problemas em seus indicadores, como a rotatividade, absenteísmo e retenção de talentos, as causas podem estar relacionadas a sensações desagradáveis produzidas no trabalho.
Por isso, leia o conteúdo a seguir para entender o que é clima organizacional e conhecer 8 dicas para melhorar essa característica da empresa. Assim, os colaboradores terão uma convivência mais amena e entregarão mais valor para empresa. Vamos lá?
O que é clima organizacional?
Idalberto Chiavenato, autor de referência na área, em seu livro sobre gestão de pessoas, traz a seguinte definição de clima organizacional:
“O clima organizacional reflete como as pessoas interagem uma com as outras, com os clientes e fornecedores internos e externos, bem como o grau de satisfação com o contexto que as cerca.”
O conceito está intimamente ligado à noção de ambiente de trabalho, bem como a sensação das pessoas inseridas nesse contexto. Se o meio é colaborativo, receptivo e agradável, o clima será bom; se é tóxico, alienante ou improdutivo, o ambiente será ruim.
Aproveite e baixe agora o nosso guia para criar uma marca empregadora!
E-book: Manual para desenvolver a Marca Empregadora

Quais são as suas principais características?
Antes de pensar em como melhorar o clima organizacional, precisamos entender as características de ambientes positivos e negativos. A partir de então, teremos a capacidade de fixar indicadores para medir os avanços nessa área. Veja os pontos principais.
Clima organizacional negativo
- profissionais pouco receptivos;
- conflitos constantes entre colaboradores;
- baixo compartilhamento de informações;
- comportamentos tóxicos no dia a dia;
- deslealdade na competição interna;
- insatisfação com as regras da empresa;
- ambiente alienante.
Clima organizacional positivo
- profissionais colaborativos;
- conflitos pontuais e sem comprometimento dos resultados;
- compartilhamento de informações e experiências;
- comportamentos producentes no dia a dia;
- satisfação com as normas organizacionais;
- alinhamento de valores entre pessoas e organização.
Note que, embora possamos identificar uma série de outros exemplos, há uma razão por trás das características do clima organizacional: saber se os profissionais percebem a empresa como um bom local para se trabalhar, em termos de ambiente e relações pessoais.
Como melhorar o clima organizacional?
As estratégias para melhorar o clima organizacional encontram duas frentes de atuação: as causas de insatisfação e a percepção dos colaboradores. Isto é, não basta resolver os problemas relacionados ao ambiente de trabalho, é preciso garantir que todos percebam as mudanças. Confira 8 dicas essenciais, a seguir.
1. Realizar pesquisas de clima organizacional
Coletar dados para entender os sentimentos atuais dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho, com o uso de questionários, entrevistas e outras metodologias científicas. A ideia é identificar as características do clima organizacional e definir gargalos que possam ser trabalhados pelo RH.
2. Criar programas de benefícios
Definir premiações associadas ao cumprimento de metas individuais ou coletivas, como bonificações financeiras, viagens de incentivo, oportunidades de qualificação profissional, ingressos para eventos e prática de esportes radicais.
3. Investir em comunicação interna
Estabelecer diretrizes e meios para comunicação entre empresa e colaborador com uma linguagem compatível com a cultura organizacional. A ideia é evitar ruídos que possam gerar conflitos e mal-estar, oferecendo informações claras e confiáveis.
4. Gerir a employee experience
Avaliar a experiência dos profissionais em todos os contatos com a empresa até o desligamento, identificando e corrigindo gargalos, como burocracia elevada, fatores de estresse e cobranças excessivas.
5. Cuidar do bem-estar dos profissionais
Desenvolver programas voltadas para prevenção de doenças, orientando os profissionais quanto aos comportamentos adequados para manter a saúde física e mental.
6. Planejar a sucessão de lideranças
Pensar a substituição dos profissionais à frente das equipes, sempre que a atuação dos líderes for nociva ao clima organizacional, por exemplo, quando o chefe adota posturas agressivas, desagregadoras ou injustas.
7. Coletar feedbacks
Utilizar reuniões, caixas de sugestão, entrevistas e outras ferramentas de feedback para entender as demandas dos colaboradores, identificando os pontos em que há maior insatisfação e recebendo opiniões sobre o que pode ser melhorado.
8. Recrutar com base no fit cultural
Fixar o alinhamento com as crenças e comportamentos consolidados na empresa como um dos critérios para selecionar candidatos. Assim, o profissional recrutado se incorporará mais naturalmente às equipes, evitando conflitos com a empresa e com os colegas.
Quais são os benefícios de melhorar o clima organizacional?
Os sentimentos dos colaboradores influenciam os resultados de Recursos Humanos, uma vez que a satisfação é um dos motivos para que ele permaneça na empresa e produza adequadamente. Veja as principais vantagens.
Reduzir a rotatividade
Ambiente ameno e interações agradáveis reforçam a vontade do profissional permanecer na equipe. Consequentemente, a necessidade de realizar trocas será minimizada, melhorando o indicador de turnover.
Aumentar a produtividade
Um bom clima organizacional promove o trabalho em equipe e a colaboração entre os profissionais. Assim, a tendência é que as pessoas se complementem e gerem mais valor para organização.
Igualmente, o ambiente ameno evita fatores prejudiciais ao desempenho, como o estresse, conflito e a insatisfação. Logo, existe uma forte tendência de crescimento da produtividade.
Criar uma marca empregadora
A empresa ficará mais próxima de concretizar o employer branding, ou seja, de ser vista pelos profissionais internos e externos como um bom lugar para se trabalhar. Logo, haverá um maior interesse em integrar os quadros da organização.
Proporcionar condições para inovação
O clima organizacional também é determinante para a receptividade de novas ideais. Isto é, não haverá uma pressão do grupo para coibir qualquer proposta que venha a afrontar as condições estabelecidas, ao contrário, abrirá mais espaço para a criatividade.
Reter talentos
O clima organizacional pode compor a oferta de valor e ser um motivo determinante para que um talento permaneça. Isso porque, como os profissionais mais qualificados são disputados no mercado, a proposta financeira pode ser insuficiente para mantê-los por um longo período.
Sendo assim, ao aplicar as dicas sobre como melhorar o clima organizacional, você agregará benefícios relevantes para melhorar o desempenho e tornar a empresa mais competitiva.
Se você gostou deste conteúdo, faça-o alcançar mais pessoas! Compartilhe o post nas suas redes sociais e leve esse conhecimento para os seus seguidores!