O processo de recrutamento e seleção é uma das atividade mais importante do setor de RH, na qual tem a oportunidade de encontrar e contratar os maiores talentos do mercado de trabalho. Com bons profissionais, claro, é muito mais fácil para sua empresa atingir seus objetivos organizacionais.
Assim, é cada vez mais importante buscar novas ferramentas que possam otimizar todo o processo. Pensando nisso, desenvolvemos um post especialmente para você. Continue lendo nosso conteúdo e fique por dentro do assunto.
O processo de recrutamento e seleção
O recrutamento, nossa primeira etapa, é um processo de busca por talentos. Nele, a vaga é divulgada e os profissionais que possuem interesse podem se candidatar a ela. A seleção, por outro lado, é um processo de triagem, objetivando encontrar o candidato mais adequado ao cargo.
Assim, apesar de complementares, são etapas totalmente diferentes. É responsabilidade do setor de RH extrair o melhor de cada uma e contribuir para o sucesso organizacional.
Além disso, também é importante lembrar do impacto que o ambiente digital tem sobre esse processo. Hoje existem diversas plataformas com centenas de milhares de currículos disponíveis, como a Infojobs, Indeed, LinkedIn e a Catho — as mais conhecidas no Brasil.
As melhores técnicas para otimizar o processo de recrutamento
O recrutamento de pessoas mudou muito ao longo dos anos, antes feito por meio de jornais e murais. Esse processo, hoje, é realizado com a ajuda de redes sociais e sites especializados, oferecendo maior agilidade e abrangência a todo o processo.
Desse modo, a internet é uma excelente ferramenta para otimizar os resultados e facilitar o intercâmbio entre candidatos e selecionadores, disponibilizando uma infinidade de perfis para contratação. A questão é: como me conectar a tantas plataformas e não perder de vista os maiores talentos do mercado?
Existem alguns softwares que facilitam essa interação com os principais sites de vagas do Brasil. Neles, é possível fazer, simultaneamente, a gestão das suas diversas plataformas, desde a divulgação até a triagem e classificação dos melhores colocados, aprimorando todo o processo de recrutamento.
Esses softwares proporcionam um banco de talentos que são alimentados automaticamente pelos portais de vagas e página de carreira, o que diminui drasticamente o tempo gasto “juntando” os candidatos das diversas fontes e excluindo as pessoas que não tenham os requisitos mínimos necessários.
Além disso, também é possível aplicar filtros de acordo com os requisitos necessários e enviar mensagens para vários candidatos de uma só vez, garantindo que ninguém fique sem um feedback justo e minimizando o tempo que seria gasto ao oferecer esse feedback individualmente.
As melhores práticas para otimização do processo de seleção
A seleção é um processo composta por diversas etapas que tem por objetivo identificar o profissional com perfil ideal para a vaga em aberto. Desse modo, é comum a aplicação de uma bateria de testes para eliminar aqueles que não possuem as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) necessárias para o cargo.
Para melhorar esse processo, algumas atividades podem ser adotadas. Vejamos as principais:
- Tenha em mãos uma boa descrição do cargo e das competências necessárias;
- Elabore um cronograma com a descrição de cada atividade a ser realizada e o tempo necessário para isso;
- Desenvolva uma entrevista estruturada, com perguntas estratégicas para o candidato;
- Antes das entrevistas individuais, releia o currículo de cada candidato e anote as dúvidas que ficaram;
- Evolva o superior imediato pelo cargo no maior número de atividades possíveis;
Essas atividades vão te ajudar com o recrutamento e seleção, extraindo o melhor de cada etapa e contribuindo para a contratação do candidato ideal para a vaga em aberto.
Agora que você já sabe como otimizar seu processo, aproveite para deixar seu comentário em nosso post. Conte-nos sobre suas experiências ou dúvidas sobre o assunto.