Atrair talentos é essencial para o desempenho de uma organização, mas não é o único desafio que elas enfrentam. De nada adianta trazer os melhores talentos se sua empresa não os retém. Por isso, a retenção está entre os maiores desafios de recursos humanos, principalmente se pensarmos na geração Y, de jovens nascidos entre os anos 80 e 90, que costumam ser conectados, ambiciosos, motivados pela necessidade de reconhecimento e buscam novos desafios constantemente.
Recrutamento, avaliação de performance e retenção são facetas da gestão de talentos. Assim como o recrutamento necessita dos dados de performance e retenção para aprimorar as técnicas de seleção, pouco se pode fazer em performance e retenção sem a entrada de profissionais aderentes à empresa e ao cargo.
O Brasil é o país que tem o maior custo de treinar novos colaboradores no mundo todo, como você pode ver clicando aqui. Além disso, segundo pesquisa realizada pela Robert Half, o Brasil teve um crescimento de 82% de turnover no ano de 2012.
Antes de apresentarmos as principais estratégias para reter os talentos, levantamos os principais motivos para os funcionários desistirem de seus respectivos cargos, que são:
Há várias pesquisas sobre retenção de talentos que podem te ajudar na hora de elaborar uma estratégia de manter seus colaboradores mais engajados, deixamos aqui três que achamos mais interessantes:
- “Como reter os talentos da empresa?” da Associação Brasileira de Recursos Humanos
- “Rotatividade no Brasil” da Great Place to Work
- “2015 employee recognition report” da Globoforce.
Todas as pesquisam indicam que para reter os talentos em sua empresa, é essencial valorizá-los, elaborando um plano de carreira claro, que os estimule a trabalhar em prol da empresa. Além disso, promova desafios. Esses desafios farão eles correrem atrás de seus objetivos e deixarão eles engajados em seus projetos. Um ambiente propício ao desenvolvimento do funcionário e estabilidade também são essenciais para se sentirem bem e se desenvolverem interagindo com outros colaboradores da empresa. Delegar autoridade aos seus funcionários também é uma estratégia importante para fazer com que eles se sintam importantes, estimulando a motivação intrínseca de cada um.