Conceito de gestão de pessoas: O GUIA completo e atualizado sobre o que é, sua importância e como implantar (com vídeos práticos)

Nova call to action

O conceito de gestão de pessoas é a administração das habilidades e competências de todos os colaboradores da empresa, com o objetivo de potencializar o capital humano nas organizações.

Neste post você vai encontrar:

  • O conceito de gestão de pessoas
  • Como a boa gestão pode te ajudar
  • Como executar uma boa implantação 

Você, provavelmente, já ouviu falar sobre a gestão de pessoas e os impactos que ela pode trazer para a empresa. Mas, afinal, o que isso realmente significa? Para aproveitar, de fato, os benefícios dessa prática, é preciso entender como ela funciona.

Por isso, vamos apresentar aqui o conceito de gestão de pessoas e como é possível aplicá-la na corporação, exercendo um RH mais estratégico e voltado para resultados.


Se você preferir, baixe a nossa Introdução ao Clima Organizacional. Um e-book gratuito para você se aprofundar e ficar expert no assunto! Clique aqui para baixar o e-book


Conceito de gestão de pessoas: O que significa?

Basicamente, podemos defini-la como a administração dos recursos humanos disponíveis na empresa, levando em consideração as habilidades e competências dos colaboradores, tanto técnicas quanto comportamentais. Essa estratégia sempre tem como foco o alcance das metas da organização, seja em produtividade, seja na qualidade dos serviços prestados.

Dentro desse conceito de gestão de pessoas, são aplicados métodos para identificar os pontos fortes e fracos dos indivíduos, o que permite um aproveitamento das suas qualidades e o desenvolvimento das carências, por meio de feedbacks, treinamentos etc.

RH e gestão de pessoas

O setor de RH é frequentemente confundido com a gestão de pessoas. Embora haja uma ligação entre eles, trata-se de dois conceitos diferentes. O RH pode ser definido como a técnica e os mecanismos usados por um profissional, enquanto o conceito de gestão de pessoas tem como base a valorização dos colaboradores em busca de melhores resultados.

Como o conceito de gestão de pessoas pode ajudar minha empresa?

A gestão de pessoas traz uma série de vantagens para a organização, dentre as quais podemos destacar as seguintes.

Maior retenção de talentos

Um dos pilares da gestão está no desenvolvimento contínuo dos profissionais, para contar com um capital humano cada vez mais capacitado.

Essa estratégia afeta diretamente a motivação e o engajamento deles, que se sentem valorizados pela empresa e têm interesse em trabalhar por mais tempo no local — afinal, eles sabem que há espaço para crescimento. Com isso, a empresa experimenta índices de turnover menores e aumenta a retenção dos melhores profissionais, conseguindo manter suas equipes coesas por muito mais tempo.

Melhor clima organizacional

Com funcionários mais motivados e valorizados, o ambiente de trabalho também é favorecido. Um clima organizacional positivo, além de contribuir para a produtividade, agrega valor ao employer branding da corporação. Assim, caem os índices de absenteísmo e aumenta a capacidade de atração dos melhores talentos disponíveis no mercado.

Vantagem competitiva

Ao obter produtos e serviços de mais qualidade, a empresa ainda consegue gerar uma vantagem competitiva considerável em relação às outras organizações do setor. Em outras palavras, a gestão de pessoas fornece uma estrutura para o crescimento sólido da corporação.

Melhor gerenciamento das mudanças

Ao conhecer bem o nível dos profissionais contratados e de suas habilidades, a empresa lida melhor com eventuais mudanças. Transferências de setor ou formação de novas equipes, por exemplo, são favorecidas com uma visão muito clara do que está sendo realizado.

Além disso, com uma gestão de pessoas eficiente ainda é possível realizar demissões sem impactar na produtividade do setor, e até avaliar melhor a necessidade de novas contratações.

Como implantar o conceito de gestão de pessoas?

A implantação da gestão de pessoas requer algumas adaptações na rotina e na cultura organizacional como um todo, mas os resultados, certamente, justificam o esforço empregado. Conheça a seguir os pilares que compõem essa gestão.

Motivação

A motivação é fundamental para a gestão de pessoas — apenas com ela o funcionário tem total comprometimento com o trabalho. Para garanti-la, a empresa precisa investir em diversos aspectos, como programas de desenvolvimentos, feedbacks construtivos e ambientes de trabalho agradáveis.

Garantir o merecido reconhecimento é outro fator importante para motivar os colaboradores. Afinal, quando a empresa não reconhece o colaborador, ele não vê motivos para continuar se esforçando.

Comunicação clara

A comunicação deve sempre ser clara e priorizada dentro da empresa, integrada a todos os setores para que as informações estejam disponíveis sempre que necessário. Isso envolve a adoção de estratégias que aumentem a eficiência dessa comunicação interna, diminuindo a distância entre hierarquias e incentivando a integração.

Trabalho em equipe

Para uma boa gestão de pessoas, as equipes devem ser complementares e trabalhar sempre em prol de um objetivo comum. Só assim a empresa pode chegar aos objetivos determinados. Nesse sentido, as reuniões de acompanhamento de atividades são indispensáveis para checar os resultados e estimular essa integração.

Avaliações de desempenho

Também vale dizer que uma boa gestão de pessoas só é possível com o conhecimento das habilidades dos funcionários. O mais indicado para executar esse diagnóstico é a aplicação de avaliações de desempenho, capazes de fornecer uma visão clara das aptidões individuais.

Em cima desses resultados, os gestores podem passar feedbacks sobre o que deve ser melhorado e propor ações para o acúmulo de conhecimentos — que faz parte do próximo pilar, que veremos a seguir. Apenas assim é possível direcionar o colaborador sobre o que deve ser feito para ele crescer na carreira (dentro ou fora da empresa), e alinhá-lo às expectativas do negócio.

Esses feedbacks, contudo, devem ser constantes e sempre com o intuito de promover o desenvolvimento, nunca de intimidar ou humilhar o profissional.

Treinamento e desenvolvimento

De fato, a busca por treinamento e desenvolvimento deve ser constante. É responsabilidade do funcionário buscar esses conhecimentos, mas a empresa pode (e deve) lhe oferecer condições de crescimento.

Que podem ocorrer por meio de:

  • cursos técnicos
  • aulas on-line
  • programas internos
  • palestras
  • seminários

Seja como for, o RH deve acompanhar os resultados e fazer pesquisas posteriores, para entender se essa capacitação está proporcionando o saber necessário para a realização dos trabalhos na empresa e trazendo os retornos esperados.

Enfim, a compreensão do conceito de gestão de pessoas, bem como a sua implantação na corporação, cumpre um papel essencial para manter a competitividade e aumentar os resultados da empresa, tornando-a cada vez mais forte no mercado. Lembre-se de que o verdadeiro ativo de qualquer corporação está no capital humano, e apenas com esse investimento é possível estruturar o crescimento organizacional.

Agora, se você achou este conteúdo útil, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais e divida esse conhecimento com a sua rede de contatos profissionais!

Ou caso queira saber mais como a Kenoby pode ajudar a sua empresa a diminuir o tempo de fechamento de vaga com mais qualidade na contratação profissional, entre em contato conosco.

 

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Faça parte da Jornada do RH Digital e comece 2021 com inovação. Inscreva-se!

Faça parte da Jornada do RH Digital e comece 2021 com inovação. Inscreva-se!

Veja os melhores momentos da live sobre cultura e diversidade no R&S. Preencha o formulário abaixo e assista agora!

Veja os melhores momentos da live sobre cultura e diversidade no R&S. Preencha o formulário abaixo e assista agora!

Quer participar com a gente? Preencha o formulário abaixo para mergulhar nessa transmissão gratuita cheia de aprendizados sobre diversidade e cultura…