A importância do RH vai além dos processos tradicionais da área, como os de recrutamento e seleção, pois de suas atividades depende a performance de todos os demais departamentos. Isso significa que sua atuação não é apenas operacional, tendo na verdade uma abrangência estratégica essencial para o êxito de um empreendimento.
Para se ter uma ideia, um RH bem estruturado eleva as chances dos negócios se tornarem bem-sucedidos. Isso é o que aponta o relatório Creating People Advantage 2014/2015: How to Set Up Great HR Functions, feito pelo The Boston Consulting Group (BCG) e pela Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas (WFPMA).
Nele, foram avaliados 3.500 profissionais de Recursos Humanos, e de outros setores, de distintas indústrias em 101 países, bem como 64 entrevistas com gestores de RH e de negócios. Com os dados obtidos, descobriu-se que empresas que possuem RH efetivos possuem desempenho financeiro quase duas vezes maior do que empresas que não tem.
A importância do RH por segmento de empresa
Além da importância do RH para as finanças organizacionais, suas atividades são essenciais para o estabelecimento de uma cultura forte e dinâmica. Também são fundamentais para a contratação de profissionais que não só exerçam suas atividades operacionais, mas que agreguem valor às equipes. Isso é vital em um mercado cada vez mais concorrido e amplo.
Nesse ponto, vale ressaltar que, conforme o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), há cerca de 6,4 milhões de empreendimentos no Brasil atualmente.
Todos esses empreendimentos necessitam de funcionários capacitados e gestores competentes para trabalharem em seus negócios, tornando vital o papel do RH como intermediário entre empregadores e empregados. Inclusive, vale reforçar que tal necessidade não é exclusiva de um ou outro segmento, pois praticamente todos os setores precisam de um RH firme e atuante que dê conta das demandas de seus setores, como os listados abaixo:
Serviços Financeiros
Quem trabalha na área financeira sabe que essa é uma das mais estressantes e técnicas que existem, o que demanda do RH o planejamento de atividades voltadas à qualidade de vida e à retenção de profissionais.
Desse modo, as rotinas do departamento são vitais para a manutenção do bem-estar dos colaboradores, sob risco de aumentarem os erros humanos, os níveis de estresse e a taxa de turnover.
Tecnologia
Nos últimos anos, o papel do RH na área de tecnologia não só cresceu, como foi vital para moldar a forma de se trabalhar em muitas empresas do ramo.
Grande parte dos avanços e das estratégias para gestão do talento, envolvendo retenção e valorização profissional, bem como aumento da atratividade da empresa perante os profissionais, teve destaque nesse segmento. Dentre os principais, temos horários flexíveis, locais de trabalho mais agradáveis e códigos de vestimentas também flexíveis.
Nesse sentido, algumas companhias se destacaram, como a Google. Segundo uma pesquisa do LinkedIn, em 2015 ela foi eleita a 2° organização preferida dos brasileiros para se trabalhar. E nesse mesmo relatório apareceram ainda o Facebook (20°), que também possui projetos de RH direcionados à satisfação dos funcionários.
O estabelecimento de práticas modernas e criativas amparadas no RH de ambas organizações contribuiu para esses resultados.
Elas demonstram a necessidade de não só se ter um setor de recursos humanos que faça atividades rotineiras, mas que busque aliar inovação, tendências comportamentais e qualidade de vida de seus colaboradores. E isso pode ser trazido para empresas de diferentes segmentos, as quais também possuem áreas tecnológicas atuantes e que podem inclusive suportar as estratégias de RH.
Publicidade
A área de publicidade e marketing é conhecida por ter ambientes de trabalho mais descontraídos, criativos e com grande ênfase no bem-estar dos colaboradores.
Desse modo, o RH pode ter um olhar mais inovador, com vistas a atrair talentos do campo que são notadamente mais avessos a condições formais, além de serem altamente cobiçados por conta de seus talentos criativos. Sendo assim, o RH poderá gerir um meio-termo entre os padrões mais formais da empresa e os mais flexíveis do setor.
Advocacia
A área jurídica necessita de um RH mais estratégico e altamente capacitado para lidar com colaboradores que possuem profundo conhecimento das normas trabalhistas. Isso significa que o setor jurídico é um dos em que o RH atua de forma mais planejada e organizada, evitando problemas judiciais aos empresários e atraindo talentos exigentes.
A importância do RH no contexto das organizações está ligada diretamente ao êxito que elas possuem e ao alcance de metas corporativas. Quanto maior destaque o setor tem, inclusive com liberdade para implantar e otimizar processos e atuar de forma estratégica com os demais gestores, maiores as chances de sucesso empresarial.
Quer receber mais conteúdos como este? Siga a gente nas redes sociais— Facebook e LinkedIn — e fique por dentro de nossos posts!