Com a evolução que o RH passou nos últimos anos, dashboards automatizados são a solução ideal para quem quer trabalhar com um recrutamento mais estratégico.
Além de otimizar funções, eles trazem praticidade às etapas do recrutamento, tornando o processo seletivo mais objetivo e, o mais importante, dando mais segurança às decisões.
Ao aderir a essa nova prática, planilhas do Excel e arquivos pesados ficam no passado. Os dashboards substituem esse tipo de recurso, garantindo, além de inovação, segurança e economia de tempo. Quer saber mais? Leia até o fim!
Por que a empresa deve largar o Excel?
O trabalho manual, necessário no Excel, dá margem à ocorrência de erros, o que não acontece com a utilização dos dashboards, os quais não dependem da atenção humana, uma vez que são feitos de forma automatizada.
Sendo assim, a diminuição de equívocos, e do consequente retrabalho, otimiza o tempo de trabalho e facilita a rotina, trazendo praticidade à execução de tarefas.
Sem mencionar o tempo que os gestores e recrutadores investem gerando os relatórios manualmente. Para redigir um relatório satisfatório, é necessário acessar diferentes ferramentas e fontes de dados para coletar as informações que estão descentralizadas.
Além disso, para gerar os KPIs é preciso realizar uma série de cálculos e construir os gráficos que auxiliarão a tomada de decisão. Quem já realizou esta tarefa sabe o tempo gigantesco que ela demanda.
Por isso, automatizar os relatórios e largar o Excel é uma estratégia excelente para o time que deseja aumentar a eficiência e reduzir o tempo na produção destas informações gerenciais.
O conhecimento dos números da sua área é prática fundamental para qualquer profissional de sucesso. Além disso, nos dias atuais, empresas devem fluir as informações por entre seus setores. Para te ajudar com isso, preparamos um material auxiliar bastante interessante. Faça o download gratuito do Modelo de Apresentação mensal de Indicadores de RH.
Apresentação Mensal de Indicadores de RH
Monitorando os números em tempo real
Melhorar o recrutamento da empresa com a utilização de dashboards é uma decisão eficiente, pois o uso desse recurso permite que esse processo na sua empresa seja prioridade.
Ao controlar indicadores em tempo real fica mais fácil reverter ações ou melhorá-las. O melhor de tudo é que isso pode ser feito rapidamente.
Em tempo, dashboards automatizados são painéis de controle que disponibilizam informações sobre todos os processos envolvidos nos objetivos do negócio. Tratando-se do recrutamento, conteúdos que pertencem aos processos seletivos ficam acessíveis e podem ser transformados em indicadores e relatórios.
A cada atualização feita pelo profissional de RH, mais informações são agregadas a esse repertório, tornando-o mais completo.
Escolhendo os dashboards ideais para a empresa
Os dashboards são visualmente práticos e podem ser criados de acordo com o que a empresa precisa. Além disso, oferecem funções flexíveis que podem ser adaptadas a necessidades particulares de cada setor.
Imagine poder integrar dados de todas as suas planilhas? Normalmente, isso só seria possível com a execução de outra planilha. Com esse recurso, os dados já estão disponíveis para essa integração, fornecendo resultados em forma de gráficos e relatórios, de acordo com a escolha do avaliador.
Para criar o seu dashboard ideal é preciso estar atento a algumas questões específicas. Veja quais são:
- Use cores e efeitos com moderação, para tornar a experiência do usuário agradável;
- Escolha gráficos adequados e variados de acordo com a natureza daquilo que está sendo analisado;
- Armazene dados relevantes para o negócio, evitando excesso de informações que não serão úteis para nenhum setor;
- Faça-o em uma página, com as informações acessíveis de uma só vez;
- Destaque as informações com grande relevância.
No geral, um dashboard automatizado tem a função de fornecer informações sobre um determinado aspecto da empresa, mostrando de maneira simplificada o que gerou os respectivos resultados. Ele pode ser o primeiro passo para tornar o RH mais estratégico.
Gostou deste conteúdo? Para aprofundar seu conhecimento ainda mais, leia agora por que não utilizar Excel e e-mail na gestão de Recrutamento e Seleção!