Uma das mais importantes métricas utilizadas pelas empresas é o ROI, do inglês return on investment (retorno sobre investimento). Sabendo como calcular o ROI corretamente, é possível mensurar quanto dinheiro uma empresa está lucrando ou perdendo a cada investimento realizado.
O ROI é bastante utilizado para apoiar nas decisões de novos projetos, pois indicará o potencial de retorno em diversas áreas da empresa como marketing, comercial ou gestão de pessoas.
Neste post, vamos mostrar como calcular o ROI na gestão do recrutamento e seleção. Confira!
O RH não pode ter aversão ao ROI
Os maiores investimentos na área de gestão de pessoas estão nas admissões de colaboradores. Além dos custos anuais dos encargos trabalhistas serem altos, ainda existe o tempo que se leva para contratar, desde a divulgação da vaga e entrevistas até o fechamento do processo seletivo. Assim, para uma empresa manter um profissional, ele precisa gerar um lucro maior do que seu custo.
Cada vez mais, as decisões estratégicas do RH tornam-se importantes para o negócio, por isso é imprescindível saber calcular esse retorno sobre o investimento das pessoas na empresa. Lembrando que também pode haver prejuízos devido ao tempo perdido no período de adaptação necessária para as trocas de funcionários, quando a equipe fica desfalcada e o desempenho pode acabar caindo.
ROI na gestão do recrutamento e seleção
O recrutamento e seleção é um dos pilares de sustentação empresarial. Portanto, um bom processo de contratação deve ser realizado focando em pessoas com o perfil desejado e que estejam de acordo com os objetivos e cultura da empresa, evitando futuros custos de turnover.
Cada vez que há um processo seletivo, paralelamente existe um investimento e por conseguinte espera-se o lucro, que será obtido pelo bom desempenho do novo colaborador. Por isso, contratar alguém que não tenha o perfil adequado gera a possibilidade do aumento da rotatividade, já que nesse caso o problema foi uma má contratação e não uma gestão insatisfatória.
O grande desafio do RH é contratar em menos tempo as pessoas certas para o cargo. Logo, um perfil bem alinhado e uma boa descrição do cargo, especificando suas atividades, responsabilidades e expectativas contribuirá para um processo de recrutamento mais preciso.
Como calcular o ROI
Além de ter o auxílio das ferramentas certas, é fundamental ter uma ou mais pessoas no setor que estejam familiarizadas com cálculos e metodologias.
Para contribuir com esses profissionais, criamos uma ferramenta que calcula o retorno sobre o investimento em um software para gestão de recrutamento e seleção. Acesse já a Calculadora de ROI.
Você acabou de acompanhar algumas dicas e referências sobre o cálculo do ROI que serão úteis para muitos profissionais.
Gostou do conteúdo? Então assine agora nossa newsletter e aprenda como calcular o ROI. Otimize já sua gestão de recrutamento e seleção!