No momento em que um colaborador é desligado da corporação, existe um procedimento importante a ser realizado pelo RH: a entrevista de desligamento. Ela é um diálogo estruturado, conduzido pelo gestor de RH, para conhecer melhor a visão do ex-funcionário sobre alguns aspectos do negócio.
Essa atividade é fonte de muitas informações valiosas e deve ser realizada tanto no caso de demissão por parte da companhia quanto no caso de desligamento voluntário. Mas, afinal, como fazer uma entrevista de desligamento na empresa? Confira o nosso post e saiba mais sobre o tema!
A entrevista de desligamento é uma oportunidade para o sujeito expressar suas opiniões com mais liberdade, por ele já não ser mais um membro da empresa. Ele pode dar uma visão diferenciada do trabalho das equipes, ajudando a ver conflitos e problemas que escapam aos olhos do gestor.
As soluções que o ex-funcionário sugerir podem ser bastante distintas do que é apontado usualmente, pois o trabalhador estava imerso na equipe e tem um ponto de vista completamente diferente. Ele conhece melhor as dificuldades de cada setor e, no seu tempo de serviço, pode ter pensado e dialogado sobre alternativas para solucionar os entraves nos processos.
Além disso, a entrevista de desligamento é uma oportunidade de a organização oferecer amparo ao ex-colaborador diante da perda do emprego. Isso é muito importante, porque permite a humanização das relações no ambiente de trabalho e também para que o negócio tenha uma imagem positiva aos olhos desse profissional.
O desligamento, seja ele a pedido da empresa ou do próprio trabalhador, é uma mudança marcante na vida da pessoa e envolve a necessidade de elaborar o luto. Assim, o empreendimento tem o dever social de oferecer apoio nessa situação.
A entrevista de desligamento oferece uma série de benefícios. Veja mais a seguir!
Nem sempre o desligamento é uma situação tranquila entre a organização e o empregado. O profissional pode ter ressentimento, raiva e várias críticas e reclamações. A entrevista objetiva abrir um espaço para que o ex-colaborador possa se expressar e também para que o gestor de RH possa amenizar essa tensão entre o trabalhador e a corporação.
Isso é importante porque a imagem que o ex-funcionário leva da organização repercute em várias pessoas. Ele comenta sobre ela para familiares e amigos, e essas pessoas se comunicam com outras. Assim, a informação se propaga rapidamente. A entrevista de desligamento tem a intenção de fazer com que a impressão da companhia seja positiva, que o trabalhador se sinta amparado e que o desligamento seja uma ocorrência pacífica.
Quando o profissional trabalha na empresa, ele não se sente tão à vontade para fazer críticas ou até oferecer sugestões. Muitas vezes, todos estão muito ocupados com as tarefas para ouvi-lo ou ele pode se sentir intimidado. Mas agora, com o vínculo empregatício interrompido, é possível ter um feedback mais completo do ex-funcionário.
A organização também pode dar a ele um retorno sobre o seu trabalho, destacando os pontos positivos e agradecendo pelo tempo que ele permaneceu dedicado à organização.
Oferecer amparo ao trabalhador desligado mostra que a corporação é um ambiente humanizado e que ela se preocupa com os seus colaboradores. Isso melhora a imagem da empresa.
A reputação como empregadora fica associada a ações positivas, e a companhia recebe maior reconhecimento no mercado. Afinal, o apoio no momento do desligamento é uma forma de responsabilidade social da organização.
Além disso, os trabalhadores que permanecem tendem a se afligir menos no caso da demissão de um colega. Uma certa inquietação é comum, mas a boa postura do empreendimento demonstra que as decisões dos gestores são bem pensadas e planejadas e que quem for demitido vai ter a oportunidade de conversar com um profissional capacitado.
Para saber mais sobre esse tema, faça o download gratuito do Manual para desenvolver a Marca empregadora.
Um dos principais focos da entrevista de desligamento é abrir espaço para o colaborador fazer críticas e apontar sugestões para a organização melhorar. Ele pode ter diversas contribuições.
É importante pensar que a empresa não deve adotar a postura de só pedir feedback para os trabalhadores no momento em que eles se desligam do empreendimento.
A cultura da corporação deve promover o diálogo constante entre os gestores e subordinados. Porém, na demissão, esse retorno terá um diferencial, que é a maior liberdade de fala. Afinal, o indivíduo não tem mais vínculo com a companhia.
Para organizar uma entrevista de desligamento, siga os passos a seguir!
É importante escolher um momento adequado para a realização da entrevista. Muitas vezes, a notícia de uma demissão pode abalar muito a pessoa. Ela pode chorar, ficar nervosa e ter dificuldades de lidar com a situação. Assim, talvez esse momento não seja o melhor.
Aguarde um tempo para que ela fique mais calma e estável, marcando o encontro preferencialmente para uma data diferente do dia da comunicação da notícia.
Planejar o desligamento contribui para que a entrevista seja mais bem aproveitada. É importante separar a maior parte do tempo para que o ex-funcionário possa falar. Além disso, é fundamental preparar um roteiro de entrevista. Coloque questões abordando as seguintes temáticas:
É fundamental que você esteja disponível para escutar o ex-colaborador, acolhendo a angústia e sentimentos que podem aparecer com o desligamento. Além disso, tenha atenção com as informações que ele apresenta. Muitas vezes, o conteúdo falado pode ser muito influenciado pelo estado emocional do sujeito.
Ele pode falar mal da empresa, fazer muitas críticas e lançar várias reclamações por estar angustiado e elaborando o luto da perda do emprego. Assim, é necessário escutar, mas também separar as informações que vão ser aproveitadas.
Fazer uma entrevista de desligamento na corporação é fundamental para oferecer apoio ao profissional e ter um feedback do ex-colaborador. Essa estratégia permite que o empreendimento possa identificar falhas. Pois contará com informações de alguém que tem um ponto de vista diferenciado.
Para conduzir bem o processo, planejamento e uma boa escuta são fundamentais. Assim, a companhia pode ter uma série de benefícios.
E então, gostou de aprender mais sobre a entrevista de desligamento? Assine a nossa newsletter e receba mais informações!
O Kenoby Talks, maior evento de Recrutamento e Seleção da América Latina, contou com mais de 45 palestras em sua…
O 4º Kenoby Talks, evento de Recrutamento de Seleção da Kenoby que, em 2019, entrou para a categoria de maior…
O final do mês de outubro é marcado pelas festas de halloween. No Brasil, as comemorações têm ganhado força, apesar…
O feedback positivo é uma ferramenta importante nas relações de trabalho. Ele cria condições para a conscientização da atuação dos…
O processo seletivo não termina com a assinatura do contrato. É importante acompanhar o novo funcionário durante os primeiros dias,…
Os tipos de diversidade nas empresas é um tema que todo profissional de RH deve estar atento. Afinal, esse tema…