A entrevista estruturada é um modelo de entrevista que é representado por um roteiro de perguntas previamente estabelecidas, tendo como foco determinados assuntos. Apesar de não seguir um roteiro engessado, ela traz questões pré-definidas, sendo adaptável de acordo com os rumos do diálogo entre você e o entrevistado.
A entrevista semiestruturada pode ser planejada ou acontecer espontaneamente e oferece muitos dados importantes, gerando informações quantitativas e qualitativas.
Se você preferir, assista nosso Kit para a entrevista de candidatos. Um material que vai te auxiliar da melhor forma possível no processo e otimização do seu tempo! Clique aqui para receber o conteúdo.
Quer entender o que é a entrevista semiestruturada e suas vantagens? Então acompanhe!
Principais caraterísticas da entrevista semiestruturada
Geralmente, a entrevista semiestruturada tem início com tópicos genéricos e segue com perguntas utilizando “Como?”, “O que?”, “Quem?”, “Por que?” e “Quando?”. É importante respeitar o tempo do candidato e deixar que a conversa siga da forma mais natural possível.
Nessa modalidade de entrevista, a maioria das perguntas surge à medida que o diálogo entre o candidato e o recrutador vai acontecendo. Isso traz uma flexibilidade para aprofundar ou confirmar as informações apresentadas, se necessário.
Veja mais características da entrevista semiestruturada:
- existe a possibilidade de improvisar e encurtar a entrevista para os pontos de interesse;
- há a combinação de perguntas abertas e fechadas;
- as perguntas pré-definidas são seguidas, mas acompanhando a informalidade da conversa;
- há a possibilidade de usar recursos visuais, como fotografias ou cartões, o que pode deixar o candidato mais confortável.
KIT: Checklist + Planilha para Entrevista de Candidatos
Vantagens da entrevista semiestruturada
As grandes vantagens da entrevista semiestruturada são a flexibilidade e a chance de rápida adaptação. Esse tipo de entrevista pode ser ajustada tanto ao candidato quanto às circunstâncias. Ao mesmo tempo, um pequeno roteiro de perguntas contribui para a reunião das informações apuradas.
Acompanhe mais vantagens da entrevista semiestruturada:
- mais direcionamento para o tema da entrevista;
- possibilidade de testar a capacidade de o entrevistado se ajustar a novas situações, ao levantar questões inesperadas;
- oportunidades de conhecer os candidatos, já que, enquanto em uma entrevista totalmente guiada por roteiros, torna-se mais difícil obter respostas muito diferentes, na semiestruturada, você pode saber a percepção real do entrevistado e, assim, obter uma boa amostra de candidatos;
- favorecimento de respostas espontâneas.
Desvantagens da entrevista semiestruturada
Confira algumas desvantagens da entrevista semiestruturada:
- requer grande habilidade do entrevistador para a sua condução;
- exige a demonstração de confiança e o emprego de grande experiência, por parte do entrevistador, para o atingimento dos objetivos.
Dicas para uma boa entrevista semiestruturada
É importante que você passe confiança para o candidato. Uma entrevista semiestruturada é considerada de sucesso quando as respostas dos entrevistados são confiáveis. O resultado da entrevista semiestruturada representa uma amostra dos candidatos para a vaga e torna possível uma análise diferenciada de cada um.
Resumindo, fazer uma entrevista semiestruturada é mais interessante do que realizar uma entrevista a partir do modelo estruturado, pois traz várias vantagens para o processo seletivo. No entanto, fazê-la requer agilidade e certa maturidade para conduzi-la de forma consistente.
Dessa forma, o grande desafio da entrevista semiestruturada é ter, como ponto de partida, um pequeno guia de perguntas e transformá-lo em uma conversa informal, pois, como vimos, o objetivo é proporcionar um discurso livre para o candidato, sem que ele deixe de focar nos temas propostos.
Agora que você já sabe tudo sobre entrevista semiestruturada, é importante saber que existem outros tipos de entrevistas: a estruturada e a não estruturada. Acompanhe!
O que é uma entrevista estruturada?
A entrevista estruturada é um modelo de entrevista que é representado por um roteiro de perguntas previamente estabelecidas por você. Nesse roteiro, devem constar as perguntas mais importantes que deverão ser feitas a cada candidato.
Acompanhe algumas questões mais utilizadas na entrevista estruturada:
- por que você escolheu a sua profissão?
- quais são seus objetivos em curto prazo?
- o que você considera em você como pontos fortes e fracos?
- qual foi a situação mais complexa que enfrentou e como saiu dela?
- por que você escolheu essa empresa para trabalhar?
Como fazer uma entrevista estruturada
Entrevistas estruturadas podem ser utilizadas em vários segmentos de empresas, de todos os portes, desde pequenas a grandes organizações.
Veja como fazer uma entrevista estruturada:
- evite fazer pegadinhas e construa perguntas de alta qualidade, que sejam importantes para o cargo disponível;
- escreva as respostas do candidato de forma objetiva e coerente para que sejam compreendidas pelos outros avaliadores;
- pontue as questões levantadas com uma escala padrão. Assim, os outros avaliadores entenderão se as respostas do candidato foram boas ou ruins;
- oriente os demais avaliadores sobre o que caracteriza e qualifica cada resposta dentro dos padrões esperados.
Vantagens da entrevista estruturada
Veja algumas vantagens de uma entrevista estruturada:
- oportunidade de utilização de um roteiro estratégico;
- obtenção do máximo de informações com o mínimo de perguntas possível;
- uniformização da entrevista para todos os candidatos;
- maior controle sobre a entrevista.
Entrevista não estruturada
A entrevista não estruturada é completamente o oposto da entrevista estruturada, já que você tem autonomia para fazer o levantamento das perguntas ao candidato, de acordo com cada situação.
Esse modelo de entrevista é o mais flexível de todos, caracterizando-se pela liberdade dada a você para indagar o que achar pertinente no momento da entrevista.
No modelo de entrevista não estruturada, é recomendável que você crie alguns pontos de interesse, os quais serão apontados ao longo da entrevista com o candidato. Veja alguns dos principais pontos:
- formação acadêmica;
- experiência técnica;
- experiência com liderança de equipes;
- interesses pessoais.
Ao longo da entrevista, você pode se aprofundar em cada um desses pontos, da maneira que considerar mais conveniente. Contudo, é importante fazer sempre perguntas abertas. Assim, você evita que o candidato responda apenas “sim” ou “não”.
Vantagens da entrevista não estruturada
Veja algumas vantagens da entrevista não estruturada:
- os candidatos ficam mais à vontade, o que torna possível a obtenção de respostas mais espontâneas, ou seja, menos estudadas;
- liberdade e flexibilidade na interação com o candidato.
Desvantagens da entrevista não estruturada
Confira algumas desvantagens da entrevista não estruturada:
- você pode se esquecer de fazer alguma pergunta importante, o que vai dificultar a comparação entre os candidatos;
- ela é mais suscetível a eventuais desencontros de valores, ou falta de empatia, entre você e o candidato, o que torna o processo condenado ao fracasso;
- uma grande prática do entrevistador é exigida para evitar a perda do foco.
O que você achou deste artigo sobre entrevista semiestruturada? Assine nossa newsletter e seja informado sobre a publicação de novos conteúdos!