Quem trabalha com recursos humanos sabe da responsabilidade de buscar alternativas que proporcionem melhores contratações para, assim, diminuir a rotatividade de funcionários, bem como contratar pessoas que realmente sejam capacitadas para atuar na função para a qual foram contratadas.
Se você se identificou com essa realidade, mas não sabe como proceder para melhorar o processo de contratações na sua empresa, não se preocupe! Nós elaboramos uma lista com cinco estratégias de sucesso que podem ser implantadas em sua empresa. Continue a leitura e confira.
1. Tenha um banco de talentos
É muito importante que o setor de RH tenha um banco de talentos bem organizado. Recomenda-se que todos os currículos recebidos na empresa sejam catalogados e armazenados em um sistema, de modo que seja fácil localizar os profissionais quando surgir uma vaga.
Desse modo, no caso de se abrir uma vaga para o setor de contabilidade, por exemplo, você poderá aplicar filtros no banco de talentos, buscando currículos de pessoas que tenham formação ou experiência nessa área apenas, otimizando o processo de busca.
2. Faça testes na triagem
Os processos seletivos precisam ser breves, para que não haja desperdício de tempo, nem para a empresa nem para os candidatos aos cargos em aberto. É por isso que se recomenda a realização de testes ainda na triagem, etapa inicial do processo.
No mesmo dia em que é realizada a primeira entrevista, por exemplo, pode-se pedir ao candidato que realize um pequeno teste ou exame que sirva como prova de suas habilidades e competências para ocupar a vaga a que está concorrendo.
Assim, pessoas que não estão preparadas ou não atingem os objetivos que a empresa exige, podem ser eliminadas do processo.
3. Avalie por competências e não por experiências
É claro que a experiência profissional em outras empresas conta muito e contribui para que o recrutador avalie um candidato a uma vaga de emprego. No entanto, recomenda-se avaliar mais pelas competências do que pelas experiências.
Muitos jovens recém-formados podem ter muita competência para ocupar cargos nas empresas, embora não tenham uma ampla experiência de trabalho em outras organizações. É por isso que a realização de testes é tão importante.
4. Acompanhe os números do departamento
É muito importante que o departamento de Recursos Humanos gere relatórios periódicos com os números e métricas de pessoas contratadas e demitidas da empresa, vagas preenchidas, tempo que se leva para iniciar e finalizar um processo seletivo, etc.
Tais relatórios devem ser analisados com frequência e, se não forem satisfatórios, é um sinal de que os processos precisam ser revistos. Aproveite para baixar o nosso modelo para apresentação de indicadores de RH.
Apresentação Mensal de Indicadores de RH
5. Utilize a tecnologia a seu favor
A tecnologia deve ser vista como uma aliada dos profissionais de RH, que podem utilizar a internet e aplicativos para agilizar as atividades do setor.
Você pode divulgar as vagas em aberto nas redes sociais ou marcar entrevistas por aplicativos de chamadas de vídeo, como o Skype, por exemplo.
Seguindo essas estratégias, certamente você garantirá melhores contratações na sua empresa.
Para continuar aperfeiçoando o departamento em que atua, leia nosso artigo sobre como você pode tornar o RH estratégico.