Começar a trabalhar em uma nova empresa não é fácil. Lidar com pessoas desconhecidas, ambiente novo e procedimentos diferentes é preocupante, ainda mais sob expectativas de entrega de resultados. Para deixar esse processo mais descontraído e saudável, é recomendado que as empresas preparem um processo de integração de novos colaboradores.
Neste post você vai ver:
- O que é a integração de novos colaboradores?
- Por que fazer a integração de novos colaboradores?
- O que incluir no processo de integração de novos colaboradores?
- Como fazer a integração de novos colaboradores na sua empresa
O que é a integração de novos colaboradores?
É o processo de ambientação do novo colaborador, realizado pela equipe de RH, com o intuito de deixar o colaborador familiarizado com a empresa, para que ele possa entregar resultados melhores e com rapidez. Esse processo envolve, basicamente, apresentar a empresa ao colaborador e alinhá-lo com os objetivos e valores da organização.
Também chamado de onboarding, o processo de integração de novos colaboradores serve para engajar um novo colaborador e poupar tempo com treinamentos. Quer saber por que é importante fazer essa integração? Continue lendo!
Por que fazer a integração de novos colaboradores?
Por melhor que seja, um novo colaborador não vai chegar na empresa conhecendo tudo e entregando resultados extraordinários. Ele precisa de orientação para entender “quem é” a empresa, como a estrutura funciona e como cada processo é realizado.
E a responsabilidade pela integração de novos colaboradores não é só do setor de RH. Toda a empresa deve estar ciente da integração, para que o novo colaborador possa contar com a ajuda de todos, mas principalmente de sua equipe, que é muito importante na ambientação desse colaborador, já que todos ali trabalham nos mesmos processos.
Benefícios de fazer a integração de novos colaboradores
Apesar de ter como principal objetivo a habituação do novo colaborador no ambiente de trabalho, a integração de novos colaboradores traz vários benefícios, como:
- Melhoria no clima organizacional: quando um colaborador se sente confortável perto dos colegas, a tensão de começar em um lugar novo diminui, contribuindo para que o clima organizacional fique mais leve e descontraído;
- Retenção de talentos: colaboradores insatisfeitos dificilmente permanecem na empresa. Por isso, é importante prezar pela satisfação dos funcionários desde o início, para que eles cresçam com a empresa e queiram permanecer trabalhando nela;
- Equipes integradas: quanto mais rápido o novo colaborador estiver alinhado com o modo de trabalhar da empresa e o seu funcionamento, melhor a sintonia da equipe na realização dos processos.
- Mais entregas em menos tempo: o período de treinamento de novos colaboradores é relativamente menor quando ele já conhece — desde o primeiro dia — as funções do seu cargo e as expectativas da empresa em relação ao seu desempenho. Assim, bons resultados são entregues mais rápido.
Entendeu a importância de uma integração de novos colaboradores? Então vamos falar um pouco sobre o que considerar nessa integração.
O que incluir no processo de integração de novos colaboradores?
O processo de integração de novos colaboradores mais adequado dependerá das particularidades da sua empresa e do que é mais importante que o novo colaborador saiba logo no começo. Se a organização é de grande porte, um tour pela estrutura pode ajudar o colaborador a se orientar melhor, por exemplo.
Com base nisso, abaixo estão os temas normalmente abordados na recepção de um novo colaborador:
Boas-vindas
Antes de ser realmente contratado, um novo funcionário teve de passar por processos seletivos e entrevistas, muitas delas cansativas, certo? Por isso, é importante reconhecer esse mérito do novo funcionário e demostrar que a sua permanência é desejada. Assim, o colaborador se sentirá mais confiante e valorizado.
Enquanto algumas organizações optam por entregar uma declaração oficial do CEO, outras preferem uma carta e um chocolate. A abordagem pode variar com o perfil da empresa, mas o importante é que a mensagem seja sincera e contextualizada.
História da empresa
Uma pequena introdução sobre a origem da organização e como ela tem crescido contribuem para o engajamento do novo colaborador. Além disso, mostrar o caminho a ser seguido e as dificuldades enfrentadas pela empresa ajudam a despertar empatia no funcionário. Conhecendo a trajetória da empresa, é provável que o novo colaborador trabalhe de forma mais alinhada com os valores da empresa, que vamos abordar a seguir.
Missão, valores e visão
A missão de uma empresa é o ponto de partida, o objetivo inicial que influenciou na criação da empresa. Já a visão é o seu propósito futuro, onde a empresa deseja chegar a um determinado período de tempo. Os valores, por sua vez, definem a identidade da empresa. Uma empresa que não possui uma missão definida ou que ignora seus próprios valores não é confiável, pois não passa credibilidade e promessa aos clientes.
Com isso em mente, é muito importante que o novo colaborador tenha contato com essas informações o mais rápido possível, para que possa trabalhar respeitando os valores da empresa e ajudando a atingir os objetivos definidos para alcançar a visão de futuro desejada.
Alinhamento de expectativas
É necessário conversar com o novo colaborador sobre as expectativas relacionadas a desempenho, comportamento e entregas, para que ele saiba como trabalhar e o que deve ser priorizado. Porém, tenha em mente que impor expectativas irreais e inalcançáveis não trará bons resultados. Pelo contrário, deixará seu funcionário cansado e possivelmente fará com que ele não deseje permanecer na empresa. As exigências devem ser justas, respeitando as limitações e o tempo de aprendizado do colaborador.
Tour pela empresa
Como mencionado antes, apresentar o novo colaborador à estrutura da organização pode ser útil, principalmente em uma empresa de grande porte ou quando a organização está localizada em um condomínio, junto a outras empresas. Faça um passeio rápido apresentando os times que trabalham em cada sala, a quais lugares o novo colaborador tem acesso e quais ele não tem e como circular por lá. Essa prática deixa o colaborador mais independente e familiarizado com o ambiente de trabalho.
Apresentação da equipe
Esta etapa não pode ser ignorada. Mesmo que, mais cedo ou mais tarde, o novo colaborador se habitue a colegas, uma apresentação rápida de cada um possibilita a socialização entre a equipe e o novo colaborador. Também dá liberdade aos membros da equipe de falarem um pouco sobre si mesmos e conhecerem o novo colega.
Espaço para dúvidas
Ao fim do passeio pela empresa, quando o novo colaborador já tiver sido apresentado à equipe, tire um tempo para responder a eventuais perguntas, que inevitavelmente surgirão ao longo da integração. Incentive o colaborador a não ter medo de perguntar e tirar todas as suas dúvidas, pois assim o trabalho será realizado do jeito certo em menos tempo.
Faça questão de deixar claro que o setor de RH estará disponível para qualquer nova dúvida e incentive que os gestores se disponham também. Isso ajudará o novo colaborador a se adaptar melhor e fará com que ele ganhe voz ativa na empresa.
Agora que você conhece alguns tópicos importantes na integração de novos colaboradores, é hora de criar o seu próprio processo, um plano de ação para executar a integração do melhor jeito possível. Confira:
Como fazer a integração de novos colaboradores na sua empresa
É importante organizar a integração de novos colaboradores com antecedência. Documente quais temas devem ser priorizados durante a integração, de acordo com o funcionamento e as prioridades da empresa, como a rotina da organização e os valores a serem respeitados.
O setor de RH é responsável por esse planejamento, determinando a ordem e data de cada processo, para otimizar ao máximo sua realização.
Decidiu que precisa fazer um processo de integração de novos colaboradores na sua empresa, mas não sabe por onde começar? Então confira essa checklist para ter um plano de ação e não se perder no meio do processo!
Este post foi escrito pela Twygo, uma plataforma EAD para treinamentos corporativos e venda de cursos online.