O capital humano é um grande investimento dentro das empresas. Por isso, no mundo corporativo, uma das principais preocupações é conseguir atrair e reter talentos no time de colaboradores.
A metodologia de recrutamento e seleção envolve 4 fases principais: atração, triagem, seleção e contratação.
Durante a triagem, é preciso analisar uma série de currículos para identificar quais candidatos são os mais adequados para participar do processo seletivo da vaga disponível.
Nesse contexto, surge a constante necessidade de desenvolver estratégias e utilizar ferramentas inovadoras para facilitar e potencializar a eficácia dessas atividades. Uma solução que está ganhando bastante espaço no mercado é a aplicação de filtros para pesquisa no banco de talentos.
Quer saber mais sobre o assunto, certo? Continue lendo este post!
Você sabe o que é busca booleana?
É uma técnica da pesquisa avançada que recebe esse nome por ser baseada na lógica booleana, elaborada pelo matemático inglês George Boole. Ela permite a combinação de palavras-chave e de operadores booleanos que limitam, escondem e definem os resultados de uma pesquisa.
Essa ferramenta possibilita o afunilamento das respostas de buscas conforme os objetivos, tornando-as mais eficientes. No processo de recrutamento e seleção, ela auxilia na triagem e na identificação dos candidatos presentes no banco de talentos que mais combinam com o perfil da vaga e da empresa.
Por estar presente em mecanismos de busca como o Google e o LinkedIn, as empresas têm utilizado a lógica booleana como uma forma de buscar profissionais voluntariamente. Afinal, é preciso aumentar a abrangência da pesquisa na rede social em que a grande maioria dos usuários é passiva.
Qualifique o seu banco de talentos!
O banco de talentos armazena os currículos com grande potencial para oportunidades futuras. No entanto, para uma tomada de decisão assertiva, é importante qualificá-lo.
Realizar um teste de primeira instância é uma boa alternativa. Ele consiste em uma série de perguntas eliminatórias, como uma espécie de triagem, a fim de encontrar o melhor candidato para a vaga. Seu foco varia de acordo com as habilidades exigidas pela vaga disponível, podendo ser de lógica, língua portuguesa, perfil comportamental, situacional, etc.
Outra maneira de realizar a qualificação do banco de talentos é a avaliação por estrelas. Nessa metodologia, o perfil de cada candidato é avaliado por meio de estrelas — normalmente de 1 a 5. Assim, é possível apontar os profissionais mais próximos das qualificações exigidas pela vaga.
Planejando a sua pesquisa no banco de talentos
Para garantir que os filtros ofereçam os melhores resultados, é preciso realizar um bom planejamento. Defina fatores como: quais habilidades são necessárias para a vaga; as variações que o nome do cargo pode ter; as empresas em que o profissional pode estar trabalhando, entre outros.
Assim, é mais fácil saber quais informações são essenciais para a pesquisa no banco de talentos. Dispor de um sistema de gestão de recrutamento pode tornar a busca mais simples e assertiva. Algumas plataformas, por exemplo, oferecem a opção “aplicar filtros” de acordo com o percentual de acertos no teste de 1ª instância.
Os processos seletivos podem contar com uma grande demanda de candidatos. Perante à dificuldade de gerir os dados presentes em todos os currículos, a aplicação de filtros no banco de talentos é uma ótima alternativa. Com suporte e um bom planejamento, é possível qualificar o seu banco de talentos e garantir a contratação dos melhores profissionais para sua equipe de colaboradores!
Agora que você já sabe como os filtros no banco de talentos podem ser úteis no processo de recrutamento e seleção, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer melhor nossas soluções!