Em meio a tantos canais de recrutamento, não há dúvida que, dentre eles, um tem destaque: os job boards. Apesar de úteis e muito utilizados, tanto por candidatos quanto recrutadores, a falta de foco dessas plataformas faz com que os profissionais recebam uma enxurrada de currículos sem qualquer ligação com a vaga postada. Isso porque, muitos profissionais aproveitam o post de um cargo para encaminharem seus dados para o RH, em busca de uma chance naquela empresa. E, em tempos de crise e desemprego, isso vem se acentuando ainda mais, tornando o trabalho do recrutador praticamente impossível no momento da análise, caindo a qualidade no momento da contratação.
As redes sociais possuem grupos de profissionais específicos, assim, equipes de recrutamento e seleção utilizam tais plataformas visando alcançar um público específico. Porém, a má gestão do conteúdo das redes sociais, podem trazer ainda mais trabalho, pois o post pode ser compartilhado inúmeras vezes ou mesmo denegrido pelos usuários. Desta forma, ainda que aparentemente prática, essa estratégia pode trazer mais problemas quanto soluções se não for bem elaborada. Além disso, ela também não irá ajudar a diminuir a quantidade de currículos aleatórios enviados ao e-mail do recrutador.
Devido a esses fatores, uma nova tendência vem surgindo entre as já conhecidas job boards: a segmentação por nichos. Já existem diversas plataformas segmentadas em diferentes categorias, que vão desde ao ramo de atividade das empresas à cor e raça. Algumas delas possuem, também, ferramentas específicas que auxiliam tais classificações.
Para você ter uma ideia do nível de segmentação, separamos as dez job boards de nicho mais importantes no exterior. Vamos a elas:
- Adrants – Voltada apenas para a divulgação de vagas em formato publicitário, ou seja, como propaganda;
- AllRetailJobs.com – Mais importante plataforma para o segmento de varejo nos Estados Unidos;
- Authentic Jobs – Tem como objetivo unir empresas e profissionais criativos para que juntos façam um trabalho melhor;
- BeautyJobShop.com – Espaço virtual destinado apenas aos ramos de salões de beleza, spas e moda. Permite postagem de vagas e cadastro de currículos;
- Beyond.com – A plataforma divide as categorias em grupos, unindo profissionais, empresas e vagas com áreas de interesse em comum;
- ClearenceJobs.com – uma job board que permite apenas profissionais que sejam autorizados pelo governo americano a trabalhar nos Estados Unidos;
- Cleared Path – possui a mesma função da Clearence Jobs, porém estende a autorização para o Reino Unido, Canadá e Austrália, além dos Estados Unidos;
- CollegeRecruitercom – Job boards com foco em estágios;
- IT Job Pro – Uma Job board para a busca de profissionais de TI;
- Joblux – Voltada para o mercado de varejo e marketing de luxo.
Além dessas, há muitas outras job boards de nicho e já podemos ver essa tendência chegando no Brasil fortemente representada pelo CEVIU e Trampos, voltadas, sucessivamente, para as áreas de TI; e marketing, comunicação e publicidade. É importante compreender que mais foco na hora de recrutar traz para você e sua empresa, os melhores candidatos, pois são profissionais com forte interesse ou conhecimento numa área específica.
A Kenoby também permite que você publique as suas posições em diversos job boards, fazendo com que sua seleção seja separada nos nichos que melhor interesse a vocês e sua empresa por meio de uma ferramenta de triagem eficaz que diminui a quantidade de currículos a serem analisados, apresentando para você os que mais atendem a sua vaga.
E lembre-se: ainda que os grupos de redes sociais gerem maior trabalho de gestão do conteúdo postado, não deixe de investir sua busca em comunidades de profissionais específicos de sua área de interesse. O Linkedin por exemplo, é uma ótima opção para buscar grupos de seu interesse. A separação em nichos de mercado é uma boa maneira de encontrar os mais diversos tipos de talentos da mais alta qualidade, então, não perca o foco!