Uma dificuldade relativamente comum para quem não tem muito contato com o ambiente corporativo é a diferenciação entre gestão de pessoas e recursos humanos.
Para quem não tem muita prática na área, trata-se de uma mesma atividade, com um único objetivo. Porém, como você verá ao longo deste post, gestão de pessoas e recursos humanos têm características próprias, cada uma com suas funções específicas, mas ambas absolutamente essenciais para o sucesso de uma empresa.
Confira, então, quais as especificidades de cada uma destas atividades e veja por que é tão importante que as organizações invistam nelas.
Gestão de pessoas x Recursos Humanos
Para você compreender definitivamente quais as diferenças entre gestão de pessoas e recursos humanos, vamos começar detalhando o que fazem cada uma destas áreas. Confira!
Gestão de pessoas
A gestão de pessoas, por sua vez, está relacionada com o desenvolvimento e com o desempenho dos colaboradores. Trata-se de uma atividade que não precisa (nem deve) ficar restrita a uma área ou departamento específico da empresa. Todas as lideranças exercem essa função junto às equipes que estão sob sua orientação.
Logo, a primeira grande diferença entre a gestão de pessoas e recursos humanos é que a primeira não se encerra em uma área, em um departamento. Nem é uma atribuição exclusiva do RH.
Ao proceder a gestão de pessoas junto à sua equipe, um líder, como o gestor de RH, identificará potencialidades e oportunidades de melhoria no desempenho dos colaboradores. Assim, ele poderá incentivá-los a desenvolver novas competências, além de garantir mais autonomia e responsabilidade.
Trata-se de uma atividade de valorização pessoal. Que permite e auxilia o colaborador a crescer não apenas profissionalmente, mas também no âmbito pessoal. E este desenvolvimento permite melhorias de desempenho.
Gestão de Recursos Humanos
Na gestão de recursos humanos, o foco principal da atuação está no gerenciamento dos colaboradores da empresa. Ele é responsável pela captação das pessoas que atuam na organização. E isso inclui não apenas a contratação, mas também todo o processo de planejamento necessário para o preenchimento de uma determinada posição.
A área de recursos humanos é uma evolução do antigo departamento pessoal das empresas. Criado na década de 1930, esta área sempre foi a responsável por tudo que se relacionava aos colaboradores. Como sua contratação, pagamentos, registros e afastamentos, por exemplo.
O foco do departamento pessoal sempre foi as atividades burocráticas que envolviam a contratação de colaboradores e acreditava-se que sua atuação não gerava maior influência nas estratégias e resultados da empresa.
Isso começou a mudar na década de 1990, quando as organizações se deram conta de que o melhor tratamento de questões como a retenção e a valorização de talentos poderia ser um importante diferencial competitivo. Foi então que a área de recursos humanos se fortaleceu.
Além da identificação das demandas da empresa no que se refere à contratação de pessoas, as tarefas desta nova área passaram a envolver também o estabelecimento de parâmetros e critérios de recrutamento e seleção, elaboração de planos de carreira para os colaboradores e também estratégias de retenção de talentos, entre outras atividades.
A área de recursos humanos ganhou um status superior no organograma da empresa, bem mais relevante do que departamento pessoal, que tinha um papel mais burocrático. O RH é estratégico, sendo essencial para que a organização concretize os seus objetivos.
Alinhamento das áreas
Embora sejam atividades diferentes dentro da empresa, a gestão de pessoas e os recursos humanos devem manter-se alinhados para aperfeiçoar seus resultados e garantir valor à organização.
Enquanto por meio da gestão de pessoas é possível identificar uma fraqueza de um colaborador, por exemplo, a elaboração de uma estratégia para o seu desenvolvimento e melhoria de desempenho será uma função do recursos humanos. Por isso, o alinhamento entre ambos é essencial para se obter um desempenho superior.
Benefícios para a empresa
Como vimos, gestão de pessoas e recursos humanos envolvem atividades diferentes dentro de uma empresa. E cada uma delas pode trazer um resultado específico para a organização. Confira alguns benefícios que se pode esperar de ambos, quando executados adequadamente.
Gestão de pessoas
Novas lideranças
Um dos benefícios de acompanhar o desempenho de um colaborador por meio da gestão de pessoas é a identificação de novas competências e potencialidades. A capacidade de liderança, que pode ir se descortinando no dia a dia, é uma delas.
Crescimento na motivação e engajamento
Saber que está sendo valorizado e que tem o suporte para desenvolver suas habilidades têm um efeito positivo nos colaboradores. Um resultado direto é o crescimento da motivação e do engajamento na busca por melhor desempenho e resultados.
Melhoria no clima organizacional
Um ambiente saudável é essencial para a garantia de um bom desempenho de forma prolongada. A gestão de pessoas pode ser uma ferramenta de integração e de prevenção de conflitos, aumentando a sensação de pertencimento e espírito de equipe.
Recursos humanos
Redução do turnover
O turnover, que é a rotatividade elevada dos funcionários, é um indicador de que algo não vai bem. Isso pode ocorrer por diversos fatores, desde a falta de fit do profissional ou mesmo de adaptação à equipe. O diagnóstico e a correção dessa dificuldade, por meio do aprimoramento dos processos de seleção e recrutamento, são benefícios de um bom trabalho de recursos humanos.
Melhorias de desempenho
Atuando de forma estratégica, o RH pode garantir a formação de equipes com condições de entregar resultados superiores. E isso pode ser alcançado não apenas por meio da eficiência no processo de seleção de novos talentos, mas também no trabalho de aprimoramento e desenvolvimento destes profissionais.
Alinhamento a cultura organizacional
Com um departamento de recursos humanos estratégico, alinhado aos objetivos da empresa, é possível formar equipes totalmente alinhadas à cultura organizacional e às diretrizes do negócio. Dessa forma, garante-se uma atuação mais eficiente e realmente focada em resultados.
Estas são as principais diferenças entre gestão de pessoas e recursos humanos. Como você pode ver, são atividades independentes. Cada uma delas com suas características e objetivos, mas que atuam de forma alinhada para garantir melhores resultados.
E agora que você já conhece melhor estas atividades que tal saber mais sobre dinâmicas de grupo, uma ferramenta muito comum nos setores de RH?