O headhunter é um caçador de talentos, que tem todo o know-how necessário para localizar o profissional ideal que ocupará uma vaga específica na empresa. Geralmente, ele é requisitado para ajudar a preencher uma posição estratégica ou de gestão, que exige uma visão mais aprofundada e boa base de experiência.
Quer saber mais sobre headhunter e como contratar esse profissional? Dê o play e ouça o nosso post sobre o assunto.
As maiores preocupações do RH estratégico são a seleção e o recrutamento de profissionais. Fazer uma boa escolha dos próximos funcionários da empresa garante competitividade, saúde financeira e um bom ambiente de trabalho. No entanto, nem sempre o RH, por si só, é capaz de exercer essa tarefa com excelência. Para resolver isso, as organizações podem contar com a ajuda de um headhunter.
Mas como identificar qual o momento ideal de contratar esse especialista? Sua participação é necessária em todos os processos de contratação? Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura!
O que é headhunter?
O headhunter é um caçador de talentos, que tem todo o know-how necessário para localizar o profissional ideal que ocupará uma vaga específica na empresa. Geralmente, ele é requisitado para ajudar a preencher uma posição estratégica ou de gestão, que exige uma visão mais aprofundada e boa base de experiência.
A ajuda desses especialistas, portanto, não é aplicada em todos os processos seletivos da companhia ou na contratação de pessoas de nível operacional, sendo mais indicada quando há a necessidade de encontrar um talento com habilidades muito específicas.
Não necessariamente o headhunter tem a formação em Recursos Humanos. É possível encontrar especializações variadas, como Engenharia, Administração e Direito, entre outras — aqui, o importante é que seus conhecimentos sejam aplicados para ajudar a preencher uma lacuna da empresa.
A contratação desse tipo de profissional é bastante especifica e se encaixa em a determinados casos que listaremos a seguir.
Para entender melhor como aumentar a atratividade da sua companhia, faça o download gratuito do E-book e Atração de Talentos.
E-book: Atração de Talentos
Quando contratar um?
Ainda podem surgir dúvidas quanto a qual é o momento ideal para a contratação de um headhunter, em quais casos ele realmente se faz necessário e quando pode ajudar a organização. Para ajudar nisso, destacamos algumas situações.
Se a procura pelo candidato for confidencial
Para manter a competitividade (ou por se tratar de um projeto ainda mantido em segredo), as empresas precisam, muitas vezes, fazer a seleção de profissionais de forma confidencial. Nesse momento, deve-se contar com a ajuda de um headhunter, que tem meios de buscar pelo indivíduo ideal sem revelar o nome da companhia.
Graças à sua experiência, o headhunter é capaz de buscar os candidatos sem anunciar em grandes plataformas, omitindo informações que possam identificar a organização. Esses dados serão revelados apenas nas etapas finais do processo.
Se os recursos internos da companhia se esgotarem
As organizações podem conduzir processos internos de recrutamento e seleção, mas, apesar dos esforços aplicados, não encontrar o candidato ideal. Esse é o momento perfeito para contratar um headhunter, que tem contatos e expertise necessários para localizar a pessoa que se encaixa no perfil desejado com mais facilidade.
O selecionador externo é capaz de identificar o espaço certo para encontrar o candidato, no qual estão reunidos os profissionais que a empresa busca. Muitas vezes, essa informação não é conhecida pelo setor de RH.
Se a busca tiver que ser feita em uma localidade diferente de onde a empresa está
Essa é uma prática comum na abertura de filiais em outras cidades, estados e países (ou, até mesmo, na mudança de sede da companhia). A organização precisa ter seu quadro de funcionários pronto para começar as atividades em outro local.
Então, contar com a ajuda do headhunter para fazer essa seleção, mantendo o nível de qualificação de profissionais com o qual a instituição já conta, é uma ótima estratégia. Assim, é possível garantir:
- a qualidade das contratações;
- a constituição de uma equipe robusta logo no início das atividades;
- a redução de custos.
Se a procura for por profissionais que ocupem posições de alta gerência ou tenham especialidades
Encontrar alguém capaz de ocupar uma posição como a presidência, a vice-presidência e a diretoria da empresa é um trabalho muito difícil. Isso porque, em boa parte dos casos, essas pessoas não podem ser localizadas em sites de recrutamento tradicionais.
O mesmo acontece com indivíduos que têm especializações muito específicas e são essenciais para o bom andamento do negócio. Nesses casos, contar com a ajuda de um headhunter vai poupar tempo e aumentar as possibilidades de sucesso da seleção.
Ao contar com o networking ideal, esse profissional consegue localizar, com muito mais facilidade, as pessoas que têm as habilidades necessárias e, não raro, não estão disponíveis no mercado de trabalho — mas podem aceitar um desafio que seja interessante o suficiente.
Se o preenchimento das vagas for urgente
Um processo seletivo é demorado e caro, podendo levar meses até que o candidato ideal seja contratado. O headhunter é capaz de otimizar essa dinâmica, fazendo a localização e a seleção de profissionais com muito mais rapidez, além de diminuir os efeitos negativos que a empresa enfrenta quando uma vaga importante fica em aberto.
O trabalho de um headhunter pode ser o verdadeiro diferencial de que uma organização precisa para impulsionar seu crescimento e sair à frente. Estamos falando tanto da qualidade dos produtos quanto da consolidação de um clima organizacional positivo, com a melhora da reputação corporativa no mercado.
Quais os benefícios que um headhunter traz?
A parceria com um headhunter competente pode trazer uma série de vantagens para a empresa. Veja algumas delas.
Busca do talento ideal
Por dominar as ferramentas necessárias e ter um escopo de atuação maior do que o de um profissional de RH tradicional, o headhunter consegue fazer uma seleção mais apurada de talentos, trazendo as pessoas que mais se encaixam àquilo que a organização precisa.
É natural que, com o tempo de atuação nessa função, o headhunter tenha cada vez mais contato com pessoas que atuem em um nicho específico. Assim, as possibilidades de o processo ser bem-sucedido só aumentam.
Relação do profissional com a empresa
Com essa parceria, o headhunter vai conhecer as necessidades e características da organização a fundo. Dessa forma, as próximas contratações se tornarão cada vez mais acertadas e fortalecerão não só o quadro de funcionários, mas o employer branding da empresa.
Diferentes ferramentas de atração de talentos
Graças à sua experiência e atuação, o especialista em seleção de talentos consegue atingir profissionais que não são alcançados em processos de recrutamento comuns. Ele usa ferramentas muito particulares — como a rede de contatos, por exemplo — para alcançar pessoas que vão fazer a diferença no negócio.
Quer continuar se atualizando sobre gestão de pessoas e novas práticas de recrutamento e seleção? Então, siga-nos nas redes sociais (LinkedIn e Facebook)!