E foi dada a largada para mais um dia de trabalho! Enfrentar o trânsito caótico das grandes metrópoles brasileiras – afinal para alguns, até mesmo chegar à empresa é uma verdadeira saga -, chegar ao escritório e dar início às rotinas do departamento de Recrutamento e Seleção e RH: desenvolver e gerenciar planos de carreira, analisar estratégias institucionais, elaborar planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal e ainda manter a moral da equipe elevada – ou melhor de todas as equipes – por meio de ações de comunicação interna, entre outras…
Pensando nisso, resolvemos fazer uma breve análise da atual situação dos departamentos de recrutamento e seleção e suas atuais estruturas de modo a identificar a falha no processo de RH, propor uma solução e evidenciar seus benefícios de forma clara e simples.
O Problema: As tarefas são muitas e falta tempo
Não há sombra de dúvidas que o departamento de RH é um dos mais requisitados das empresas – ainda que por vezes pouco valorizado, sofrendo pressões não apenas internas, mas também de outras áreas que cobram por resultados e processos de recrutamento e seleção mais ágeis, porém, com tantas demandas estratégicas e operacionais é praticamente impossível que os processos não sofram engargalamento constante. Se para empresas de pequeno porte o método atual já impacta em seus resultados, imagine em empresas com mais de 5000 funcionários?!
Ora, com tantas demandas operacionais é evidente que alguma atividade será preterida e, atualmente, costuma ser o processo mais importante para o recrutamento de bons colaboradores, ou seja, a estratégia e a análise de perfis. Sem a primeira você não atrai bons candidatos e sem a segunda – muitas vezes devido à pressão de áreas externas – você pode não fazer a melhor escolha.
A Solução: Otimizando o tempo de Recrutamento e Seleção
Grandes empresas já perceberam que uma das maiores dores do departamento de RH e seus recrutadores é a falta de tempo, que impacta diretamente em seus resultados. A solução de muitas corporações, nacionais e internacionais, foi o investimento em novas ferramentas tecnológicas, que diminuem significativamente o tempo gasto por recrutadores com tarefas operacionais.
Softwares de Recrutamento e Seleção são verdadeiros aliados do gestor de RH, pois permitem que o profissional de recrutamento e seleção use a plataforma de modo a:
- Automatizar e centralizar suas postagens de vagas;
- Reduzir o tempo de divulgação das vagas nos diversos sites e plataformas de recrutamento;
- Filtrar e fazer a triagem de candidatos de acordo com um perfil pré-estabelecido pelo recrutador;
- Organizar e simplificar os processos de contratação;
- Reduzir custos com demissões que poderiam ser evitadas com um processo seletivo mais inteligente.
Para aprender mais sobre como automatizar os processos dentro do setor de R&S, inscreva-se já no Mini curso por e-mail e receba semanalmente conteúdos super relevantes.
Mini Curso por E-mail de Automatização do RH
Gestão de Gente 2.0 – A nova Era do Recrutamento e Seleção
Com o fim das tarefas operacionais, sua equipe pode otimizar seu tempo focando seu trabalho em análises, desempenhos, resultados e estratégias. Além disso, você também poderá investir no que realmente importa: no desenvolvimento dos atuais colaboradores e na gestão estratégica de recursos humanos. Liberte-se do velho modelo, com suas planilhas, e-mails infindáveis e processos lentos e burocráticos. Entre para a nova Era de Recrutamento e trabalhe com toda a motivação de quem sabe que pode, verdadeiramente, cumprir sua missão de forma eficiente, inteligente e eficaz!