As avaliações de desempenho são importantes para o crescimento das organizações e podem ser usadas em corporações de qualquer porte. Mas para que você consiga aplicá-las com sucesso, é importante conhecer os diferentes métodos de avaliação de desempenho.
Neste post explicamos o que são, para que servem e quais os tipos de avaliações de desempenho. Acompanhe para entender melhor o assunto!
A avaliação de desempenho é uma ferramenta usada pelas empresas que procuram avaliar a performance de um funcionário.
Com ela, você pode mensurar as competências técnicas e comportamentais, percebendo quais são os pontos fortes desses profissionais e em quais aspectos eles podem se desenvolver.
As avaliações de desempenho não servem apenas para obter o melhor dos colaboradores, mas também contribuem para o desenvolvimento profissional dos mesmos, aumentando o desempenho e a motivação da equipe.
Antes de continuar, aproveite e baixe agora alguns templates de feedback por e-mail que separamos para você!
Além de avaliarem funcionários já contratados, as avaliações de desempenho também podem ajudar no processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores feito pelos profissionais de RH.
A partir da avaliação, a empresa consegue traçar o perfil de um profissional ideal para o cargo, identificando quais habilidades impactam no exercício da função e trazem melhores resultados.
Com isso, o processo de recrutamento e seleção pode ser melhor direcionado, aumentando as chances de contratação de uma pessoa que realmente consiga atender às necessidades e expectativas da empresa.
A seguir, veja alguns dos principais tipos de avaliação de desempenho.
As avaliações 90 graus são realizadas pelo líder direto, que vai dar suas impressões sobre o funcionário e a qualidade do seu trabalho. Para que funcione, é importante que sejam deixados claros os indicadores de desempenho usados e o que é esperado da equipe.
Essa avaliação exige honestidade e integridade do gestor, para que preferências pessoais não interfiram no processo.
Nesse modelo, a avaliação é realizada em parceria com o funcionário e seu gestor. Ou seja, ambos têm a oportunidade de avaliar um ao outro simultaneamente.
Como principal vantagem, a avaliação 180 graus traz uma excelente oportunidade de discussão sobre a realização e condições de trabalho, performance e relacionamento no ambiente de trabalho.
Muito comum nas grandes empresas, as avaliações 360 graus contam com a participação do gestor, do próprio funcionário e também de colegas e pessoas que lidam diretamente com o avaliado. Nesse tipo de avaliação, todos podem dar sua opinião sobre os pontos fortes e fracos do funcionário.
Para que obtenha sucesso, essa técnica depende de um grau de maturidade elevado dos participantes. Em compensação, pode revelar aspectos do cotidiano que passam despercebidos pelo gestor e que podem contar de maneira favorável ao avaliado no resultado final.
Uma das premissas para o desenvolvimento individual, seja no ambiente profissional ou em questões pessoais, é o autoconhecimento.
Como o próprio nome sugere, na autoavaliação o colaborador identifica seus pontos positivos e procura oportunidades de melhora.
Ao julgar seu próprio desempenho, surge a oportunidade de crescimento motivado por crenças particulares, o que em muitos casos encontra menos resistências do que quando os erros são apontados por terceiros.
Agora que você já conhece os principais métodos de avaliação de desempenho e como eles podem impactar a sua empresa, avalie qual deles é o mais indicado para a sua equipe e comece a implantá-lo já!
Aproveite para assinar a nossa newsletter e ter acesso a mais conteúdos voltados para a seleção e gestão de talentos.
O Kenoby Talks, maior evento de Recrutamento e Seleção da América Latina, contou com mais de 45 palestras em sua…
O 4º Kenoby Talks, evento de Recrutamento de Seleção da Kenoby que, em 2019, entrou para a categoria de maior…
O final do mês de outubro é marcado pelas festas de halloween. No Brasil, as comemorações têm ganhado força, apesar…
O feedback positivo é uma ferramenta importante nas relações de trabalho. Ele cria condições para a conscientização da atuação dos…
O processo seletivo não termina com a assinatura do contrato. É importante acompanhar o novo funcionário durante os primeiros dias,…
Os tipos de diversidade nas empresas é um tema que todo profissional de RH deve estar atento. Afinal, esse tema…