Por muito tempo, apenas a competência técnica dos colaboradores importava. Saber apertar um parafuso ou mexer no computador era suficiente à contratação. Mas tudo mudou! Hoje é preciso realizar um teste comportamental para ver quem é talentoso.
Essa mudança não ocorreu por acaso. Os profissionais precisam ter competências comportamentais alinhadas à empresa e aos times de trabalho, caso contrário, não se sentirão em “casa” nem mesmo serão capazes de abraçar a cultura organizacional.
Todavia, há muitas dúvidas que cercam o assunto. O que é o teste comportamental? O que ele mede? Como funciona? Para descobrir, leia com atenção os próximos tópicos!
O que é o teste comportamental?
Você já deve ter percebido que cada colaborador tem um estilo diferente. Na empresa, alguns são mais inovadores, outros comunicativos ou metódicos. Essas peculiaridades moldam a personalidade das pessoas e são chamadas de perfil comportamental.
Ou seja, o teste comportamental é o diagnóstico do perfil de cada indivíduo, analisando suas peculiaridades e como se comporta em determinadas situações. Assim, dentro da empresa, é possível aproveitá-lo melhor e extrair ótimos resultados.
Imagine a avaliação de desempenho tradicional, que busca avaliar a performance dos colaboradores. É algo parecido! A diferença é que o teste busca entender como o perfil de cada indivíduo melhora sua performance e contribui para o sucesso nos negócios.
Antes de continuar, aproveite e baixe o nosso guia completo para a atração de talentos!
E-book: Atração de Talentos
Qual a importância desse teste para a gestão de pessoas?
Ao gerenciar o capital humano, há muitos momentos em que o teste comportamental pode ser bastante útil — como ao recrutar, treinar ou promover alguém.
Imagine a seleção de pessoas. Um bom teste de perfil comportamental pode ajudar a identificar os candidatos com maior fit cultural, isto é, com maior aderência à cultura da empresa. São talentos que compartilham das crenças e valores da firma.
Por outro lado, ao “fechar os olhos” para o perfil dos candidatos, é provável que contrate alguém sem aderência à organização e que logo peça demissão do cargo.
Uma segunda vantagem está na identificação dos profissionais talentosos. Os melhores profissionais não só entregam bons resultados, como também abraçam os valores da empresa. Estes, sim, merecem ser premiados e promovidos.
O teste também ajuda a criar equipes com características complementares. Imagine que todos do time tenham perfil dominante e queiram controlar seus colegas. Não vai dar certo! Por causa disso, é preciso contratar pessoas de perfis complementares.
Os programas de treinamento e desenvolvimento podem ser aprimorados. É possível personalizar os cursos e palestras de acordo com o perfil comportamental que cada colaborador deve desenvolver. Assim, o retorno sobre investimento (ROI) será maior.
Por fim, essa análise ajuda a tomar decisões difíceis. Por exemplo, quem demitir ou transferir para uma filial de baixos resultados? Ao analisar o perfil dos colaboradores, terá uma visão mais sistêmica e segurança para decidir.
Como o teste comportamental funciona?
Há algum tempo, todo teste precisava ser feito por meio de questionários impressos que deveriam ser respondidos pelos funcionários. Suas respostas eram coletadas, analisadas e davam lugar a um relatório acerca do perfil do indivíduo.
Nos dias atuais, todo o processo é mais fácil. Existem softwares que coletam e cruzam as respostas dos colaboradores, depois as somam para identificar o perfil. Quase tudo é feito pelo próprio sistema, tornando o processo simples, rápido e acertado.
O Mapeamento de Perfil Comportamental da Kenoby é baseado no BIG 5, uma das formas de mapear o perfil comportamental com maior validação científica.
E ele avalia, além dos 5 construtos do BIG 5 (abertura, autodisciplina, extroversão, amabilidade e estabilidade emocional) e mais outros 7 construtos exclusivos com base nas características ligadas ao futuro do trabalho, que são: iniciativa individual, estilo de decisão racional e justa, estilo de decisão intuitiva, facilitação interpessoal, resiliência, assertividade e entusiasmo por tecnologia.
Quais suas vantagens frente a outros testes?
É muito difícil comparar um teste comportamental a outros testes, afinal, ele analisa o interior das pessoas e avalia quais têm maior aderência à empresa e ao trabalho.
Pense na avaliação de desempenho. É um processo extremamente útil, mas só revela o que já aconteceu. Em outras palavras, informa se os resultados entregues estão de acordo com o desejado ou não. Por conta disso, não é suficiente à gestão de pessoas.
Outro teste comum é o vocacional. Mas está mais direcionado para saber se o talento está na carreira certa ou se pode se adaptar bem aos cargos mais altos, de liderança da empresa. Além disso, tem sua base em técnicas de análise do comportamento.
Em seu favor, o mapeamento comportamental oferece uma visão muito mais profunda do indivíduo e pode ser visto como acréscimo aos outros testes citados, tendo em vista que justifica o desempenho do profissional e indica para quais cargos ele é mais adequado.
Quais os benefícios aos profissionais?
Até aqui, o teste foi abordado tendo em vista a empresa e os gestores de RH. No entanto, ele também oferece benefícios aos próprios colaboradores — que podem se conhecer melhor, desenvolver competências específicas e crescer na empresa.
Quando um colaborador passa pelo Mapeamento de Perfil Comportamental da Kenoby, ele pode entender melhor seus comportamentos e avaliar o que precisa ser mudado. Se quer se tornar um especialista em determinada área, por exemplo, deve ser mais metódico no que faz.
Como pode observar, há muito o que ser dito sobre os testes comportamentais. Não é algo novo, mas tem ganhado cada vez mais protagonismo dentro das empresas. Bons testes ajudam a avaliar, contratar, desenvolver e promover as pessoas certas.
E aí, agora você entende o que é e qual a importância do teste comportamental? Quer conhecer melhor o nosso Mapeamento de Perfil Comportamental? Fale com um especialista em R&S!