Ferramenta importante no processo de gestão de uma empresa, o organograma circular permite a visualização da estrutura administrativa da organização, com todas as suas áreas, departamentos e relações.
Existem diferentes formas de se representar graficamente essa organização, o que pode ser feito de acordo com os objetivos e resultados que se deseja obter com a ferramenta. Neste post, apresentaremos um modelo ainda não tão popular de se representar a estrutura organizacional da empresa: o organograma circular.
Confira a seguir para que ele serve e como pode ser estruturado:
Por que o organograma é importante?
Existem diferentes tipos de organograma, mas, no geral, sua função é representar graficamente a estrutura e os níveis hierárquicos de uma empresa. Por meio dessa ferramenta, é possível enxergar como se relacionam as diferentes áreas e setores de qualquer organização.
Um organograma deve permitir que a própria empresa se conheça melhor. Por meio dessa ferramenta, os colaboradores podem compreender qual o seu papel para a organização e como ele se relaciona com as demais áreas.
Em geral, o organograma parte do nível hierárquico mais elevado e vai se desdobrando aos níveis inferiores. Porém, há diferentes formas de representar esta relação, e é por esse motivo que o formato do organograma pode variar.
No modelo mais clássico, por exemplo, as unidades de trabalho são representadas por caixas dispostas de cima para baixo, hierarquicamente. O organograma circular é considerado um modelo moderno de representação da estrutura empresarial, com alguns diferenciais específicos.
Antes de continuar, que tal aproveitar para baixar nossos templates de feedback?
Templates para e-mails de Feedback
O que diferencia o organograma circular dos demais?
No organograma circular, também chamado de radial, o principal líder da organização fica posicionado no centro, “irradiando” sua influência aos demais arcos do gráfico. A partir dessa liderança central, a linha hierárquica vai se desdobrando às camadas externas do círculo.
Quais são as vantagens do organograma circular?
As empresas que optam pelo organograma circular para representar sua estrutura organizacional buscam não apenas ressaltar a proeminência da capacidade decisória do líder n no centro. Elas desejam, também, ressaltar o caráter de unicidade entre as demais divisões.
Acredita-se que por meio da representação circular é possível identificar de forma mais clara a importância da atuação em grupo entre diferentes áreas ou divisões para o alcance dos objetivos estratégicos da organização.
E quais são suas desvantagens?
Em contrapartida, o organograma circular encontra resistência entre as empresas. Muitos o consideram excessivamente moderno, não sendo de fácil leitura e compreensão por parte dos colaboradores, que podem ter dificuldades de situar sua área e cargo na organização.
Colaboradores novos não acostumados ao modelo de organograma circular, por exemplo, podem encontrar dificuldades de identificar com exatidão a quem devem se reportar na linha hierárquica da empresa.
O que levar em conta ao montar o cronograma?
A facilidade de compreensão da estrutura organizacional da empresa deve ser uma das principais preocupações na montagem de um organograma. No caso do circular, é preciso ter cuidado para ressaltar como essa relação é desencadeada. Uma forma de simplificar sua compreensão é utilizar cores específicas para identificar cada setor ou cargo, facilitando sua identificação.
Agora conte pra gente: como a estrutura organizacional é graficamente representada na sua empresa? Você acredita que o organograma circular poderia trazer benefícios? Faça um teste e avalie suas vantagens e desvantagens: basta entrar em contato conosco!