Em um mundo cada vez mais competitivo, a qualificação da sua força de trabalho é um dos mais importantes diferenciais de uma empresa. Dedicar tempo e recurso para programas de treinamento e desenvolvimento é um dos investimentos com melhor retorno que uma empresa pode fazer.
Porém, é preciso planejamento para aumentar as chances de retorno desse investimento. Dentre as várias opções de treinamento e desenvolvimento existentes, é preciso saber identificar quais delas podem oferecer o melhor resultado tanto para a empresa quanto para os profissionais.
Confira neste post alguns programas de treinamento e desenvolvimento que podem representar importantes ganhos de produtividade para sua empresa. Confira abaixo!
Treinamento e desenvolvimento
Iniciativas promovidas pela empresa para qualificar sua força de trabalho, o treinamento e o desenvolvimento são estratégias distintas, embora sejam, com muita frequência, interpretadas como sinônimos.
Quando a área de Recursos Humanos da empresa deseja que o colaborador aprenda uma habilidade, seja para a execução de uma nova tarefa ou mesmo para que ele assuma um posto em uma área diferente, é preciso treiná-lo.
O treinamento também pode ter como objetivo aprimorar o desempenho do colaborador a fim de garantir que o mesmo obtenha melhor desempenho e mais qualidade na execução de suas tarefas. Geralmente um treinamento é feito pelo RH visando resultados de curto prazo ou com foco em uma situação específica para a qual um ou vários colaboradores precisam dar resposta imediata.
O desenvolvimento, por outro lado, tem uma proposta diferente. Trata-se de uma iniciativa que consolida seus resultados em um tempo mais longo e tem como objetivo aperfeiçoar aquele profissional de uma forma mais ampla.
Desenvolver um colaborador significa potencializar suas competências, com foco em sua carreira. Ele não busca treiná-lo apenas para uma tarefa ou situação específica, pontual, mas sim prepará-lo para uma situação futura, que pode ser uma promoção a um novo cargo, por exemplo.
Antes de continuar, aproveite para baixar a nossa apresentação mensal de indicadores de RH!
Apresentação Mensal de Indicadores de RH
Programas e treinamentos que podem ser aplicados na sua empresa
A seguir, confira quatro treinamentos que podem trazer importantes resultados para a sua empresa.
1. Liderança eficaz
Essenciais para o bom funcionamento de qualquer organização, os bons líderes resultam da mescla entre um conjunto de habilidades específicas e um adequado treinamento para conduzir equipes de forma eficaz.
O processo de capacitação de lideranças se inicia justamente na identificação de colaboradores com perfil adequado para assumir essa importante função. É esse grupo que deverá ser o foco do treinamento de liderança eficaz, juntamente aos profissionais que já atuam em posições de comando na empresa.
O treinamento para preparação de novos líderes busca desenvolver algumas habilidades específicas que serão importantes no momento de conduzir as equipes na busca dos objetivos estratégicos da organização.
Além de auxiliar o futuro líder a identificar e desenvolver um estilo de liderança compatível com o seu perfil e com os objetivos da empresa, o treinamento também busca aprimorar a capacidade de comunicação e de relacionamento do profissional com os demais colaboradores.
2. Treinamento motivacional
Manter sua equipe motivada é muito importante para garantir o foco nos objetivos estratégicos da organização. Um time motivado alcança níveis superiores de engajamento, o que abre caminho para a melhoria de seu desempenho.
Um treinamento motivacional de sucesso pode melhorar o clima organizacional e encorajar as pessoas para um nível diferenciado de envolvimento tanto para iniciar novos projetos, quanto para buscar o melhor desempenho no dia a dia.
Ao definir o tipo de treinamento motivacional mais adequado para aplicar em uma empresa, é preciso conhecer os colaboradores e entender as causas da sua falta de motivação, bem como seus desejos e expectativas. Quanto mais aproximado da realidade dos colaboradores for o treinamento, maior será o seu engajamento.
Determine também qual é o objetivo principal do treinamento. Pode ser a melhoria do clima, a busca de maior produtividade ou aderência aos novos projetos, entre outros. O importante é definir um foco para o que se deseja transmitir aos colaboradores.
Acertar na metodologia do treinamento também é muito importante. Disso depende o seu sucesso. Pode ser desde uma palestra até uma dinâmica de grupo. O importante é encontrar a fórmula correta para aquela turma específica, buscando ainda a interação e a participação do público.
3. Comunicação efetiva
Mesmo em plena era da informação, uma das principais deficiências no ambiente profissional ainda é a falta de habilidade das pessoas para se comunicar. Independentemente do nível hierárquico ocupado em uma empresa, ter assertividade e clareza na comunicação é muito importante para o desempenho de boa parte das atividades profissionais.
Um treinamento eficiente para desenvolver a comunicação assertiva entre os colaboradores pode garantir uma série de benefícios à organização, como o maior alinhamento estratégico, a redução de conflitos e a melhoria dos relacionamentos interpessoais. Trata-se de uma habilidade bastante valorizada, especialmente nos profissionais que exercem posições de liderança.
Ter uma comunicação assertiva não está relacionado com o uso da linguagem culta ou difícil. Quem sabe se comunicar com assertividade transmite sua mensagem de forma mais clara e objetiva, desenvolvendo um discurso acessível ao público que deseja alcançar.
Embora a capacidade de se comunicar possa ser considerada uma habilidade nata, trata-se de uma característica que pode — e deve — ser desenvolvida por meio do treinamento.
4. Competências e habilidades
Investir no desenvolvimento das competências e habilidades principais dos colaboradores é uma forma de se obter ganho de produtividade para a empresa. Além de melhorar o desempenho para a execução das tarefas do dia a dia, esse investimento também auxilia no crescimento do profissional, que pode desenvolver sua proatividade e organizar melhor sua rotina, por exemplo.
Um programa de treinamentos bem aplicado, com base em um diagnóstico eficiente sobre o desempenho da força de trabalho da empresa, precisa ser eficaz também para desenvolver melhor as habilidades que os colaboradores apresentam dificuldades em suas rotinas.
Esses são alguns dos programas de treinamento e desenvolvimento que podem garantir melhores resultados para sua organização. Algum deles sua empresa já executa regularmente? Não esqueça que para treinar e desenvolver seus colaboradores, é preciso conhecer a fundo suas demandas, expectativas e deficiências. Assim, é possível ter mais assertividade nesse investimento.
Gostaria de saber mais sobre gestão de pessoas, recrutamento e seleção de novos talentos? Então, assine nossa newsletter e receba sempre em primeira mão de nossas novidades!