A tecnologia na gestão de recursos humanos vem mudando totalmente a realidade das empresas e como elas lidam com os seus funcionários. Desde a automação de atividades até o uso da inteligência artificial, novos sistemas são aplicados para otimizar o tempo e facilitar o alcance das metas, melhorando processos.
Com isso, vemos o crescimento dessas aplicações e de startups focadas no fornecimento de tecnologia para RH. As organizações também buscam se aparelhar cada vez mais com ferramentas capazes de tornar o departamento ainda mais tecnológico.
Vale lembrar que essa estratégia não se trata de uma robotização. Pelo contrário, o uso inteligente dos recursos permite uma ligação mais próxima e a valorização dos colaboradores.
A tecnologia pode ser utilizada em diversas formas, inclusive, na automatização de algumas tarefas da área. Para saber mais sobre o assunto, cadastre-se no nosso minicurso de automatização do R&S!
Mini Curso por E-mail de Automatização do RH
Se você quer saber mais sobre a tecnologia em gestão de recursos humanos, continue lendo este post!
O que é gestão de recursos humanos?
O RH era majoritariamente conhecido pelas suas responsabilidades sobre a relação entre funcionários e empresa. O setor também era chamado de Departamento Pessoal e cuidava de todos os trâmites burocráticos, como geração de folhas de pagamento, controle de férias, contratação de demissão de funcionários etc.
Com o passar do tempo, esse departamento passou a assumir outras obrigações relacionadas à performance do trabalhador, de seu engajamento e participação.
A essas atividades, podemos chamar de gestão de recursos humanos, já que o setor começa a tratar da administração dos talentos da empresa, buscando obter os melhores resultados com o quadro de funcionários disponível, sempre com foco no alcance das metas corporativas.
Quais são as tecnologias em gestão de recursos humanos?
Destacamos, a seguir, algumas tecnologias presentes na gestão de recursos humanos que devem estar ainda mais presentes nos próximos anos.
Big Data Analytics
A internet possibilitou o acesso a um enorme volume de dados, que podem ser usados a favor da empresa para descobrir falhas e melhorar os seus processos. A tendência é que a análise dessas informações aumente no futuro, já que as tecnologias vão permitir um agrupamento e uma análise mais cuidadosos dos dados.
Com isso, os gestores vão fazer a mineração dessas referências e conseguirão extrair insights importantes que vão colocar a empresa na frente da concorrência.
A mesma estratégia pode ser aplicada para o RH, afinal, com base nas avaliações de desempenho, nos resultados apresentados e nas vagas de emprego de empresas similares, pode-se fazer o cruzamento de dados. Assim, é possível entender quais competências devem ser desenvolvidas ou traçar estratégias que tragam maior produtividade e inovação.
Gamificação
A gamificação, técnica que usa estratégias de jogos digitais em outros contextos, é uma tecnologia muito presente na gestão de recursos humanos.
Seu uso promove um maior envolvimento nos processos, fazendo com que o profissional dê o melhor de si. Essa reação pode ser observada na gamificação de um projeto. Por exemplo, o colaborador se sente mais motivado e tem uma dedicação muito maior.
A gamificação também traz excelentes resultados no recrutamento e seleção, promovendo uma melhor experiência para o candidato. Quando usada na avaliação de competências comportamentais, ela ajuda a inibir o processo racional do candidato, conseguindo, assim, um resultado mais preciso.
Virtualização do trabalho
O acesso à internet e aos programas que permitem a produção dentro da própria casa promoveu a virtualização do trabalho. As pessoas, hoje, podem trabalhar nos seus próprios quartos ou em espaços nos quais se sintam confortáveis, como cafés e coworkings.
Para a empresa, é uma ótima oportunidade. Além de diminuir os gastos com instalações e máquinas, o funcionário que trabalha de maneira remota consegue mais qualidade de vida e, muitas vezes, é mais produtivo.
Além disso, oferecer a possibilidade de trabalho remoto pode servir como um forte fator de atração em um recrutamento. Os desafios que surgem para o RH, nesse cenário, é o controle da realização das tarefas, o alinhamento com o grupo e uma boa comunicação.
Inteligência Artificial
A inteligência artificial (ou IA) vem para otimizar diversos processos do RH e aumentar a confiança nas informações, graças à exatidão que proporciona. Um bom exemplo é o uso da biometria.
Um bom exemplo é o uso da biometria. Essa tecnologia é muito usada em bancos, mas também podemos encontrá-la nas empresas, nas quais o registro do relógio de ponto é feito pela digital do colaborador, evitando fraudes.
Outra utilização é a adesão aos bots, principalmente no recrutamento e seleção. Os candidatos podem solucionar dúvidas diretamente com o atendente virtual no site da empresa.
Diálogo online
As mídias sociais passaram a ser usadas como ferramentas de comunicação das empresas com clientes, mas também são excelentes meios de contato com os funcionários.
A facilidade no uso e o fato de já estarem integradas à rotina do colaborador ajudam a democratizar o diálogo, fortalecendo a comunicação interna e alinhando a equipe.
Isso vale não só para redes projetadas para o contato profissional, como o LinkedIn. Podemos citar o Workplace do Facebook e até mesmo o Google Talk. Outras plataformas de comunicação também são usadas, principalmente para o alinhamento com funcionários que trabalham remotamente, como o Slack.
Treinamento e desenvolvimento
Parte do trabalho da gestão de recursos humanos consiste na estruturação de treinamentos, com objetivo de desenvolver as competências necessárias para o alcance das metas.
O uso de plataformas virtuais de ensino, além de reduzir o custo dessas iniciativas, facilita o acesso ao conteúdo, permitindo que ele seja visto de qualquer lugar com o uso de um laptop ou de um celular.
Além disso, o formato desses cursos online costuma ser direto e claro, facilitando a compreensão pelos funcionários. Como resultado, os treinamentos são mais eficientes, com conceitos que podem ser aplicados quase que imediatamente.
Neste post, apresentamos algumas aplicações da tecnologia em gestão de recursos humanos importantes para o desenvolvimento das empresas e que devem estar cada vez mais presentes no cotidiano corporativo. Vale a pena estar a par das tendências e implementar algumas na sua organização, de acordo com a necessidade e possibilidade atuais.
O Kenoby é um software de Recrutamento e Seleção que está revolucionando a forma como as empresas contratam os colaboradores. Para saber mais, agende uma avaliação gratuita.