Com a ascensão da tecnologia, muitos processos dentro do âmbito organizacional foram sendo otimizados. Desde a elaboração de estratégias, prospecção de clientes até a mensuração de resultados, tudo ficou mais simples e eficaz.
No setor de RH, também é possível observar algumas melhorias. Um exemplo disso é como a tecnologia passou a auxiliar nas tomadas de decisão em diversos aspectos. Para entender um pouco mais sobre esse assunto, continue acompanhando a leitura e confira!
Benefícios da tecnologia no setor de RH
O setor de RH sempre foi o responsável pelo capital mais valioso da empresa: a equipe de colaboradores. Do recrutamento à avaliação das pessoas, os gestores de RH têm de equilibrar foco e sensibilidade para conseguir implantar estratégias que beneficiem a empresa, sem deixar de lado uma gestão humanizada de pessoas.
Nesse sentido, o advento da tecnologia veio bem a calhar, já que auxilia essa gestão de muitas maneiras. O que antes demandava tempo, muita mão de obra e métodos arcaicos e repetitivos, hoje pode ser feito com um clique, e com resultados à prova de erros humanos.
E o melhor de tudo: o tempo que era necessário para executar muitas tarefas, hoje, pode ser investido em coisas que realmente trazem resultados, como planejamentos, tomadas de decisão e melhorias para a própria empresa.
Logo, a tecnologia não veio para substituir as pessoas, pelo contrário, veio para ajudá-las a desenvolver um trabalho cada vez mais eficiente, em menos tempo e gastando menos dinheiro.
Tomadas de decisão no recrutamento na empresa
Para que você observe, na prática, como a tecnologia ajuda o departamento de RH, mais especificamente no setor de recrutamento e seleção, separamos alguns exemplos.
Divulgação da vaga
Se antigamente era preciso anunciar vagas em classificados ou pendurar uma placa de “precisa-se” na porta da empresa, hoje, existem portais especializados em anúncios de vagas, sem falar nos softwares criados para esse fim.
Coleta de currículos
Algo que também mudou foi a coleta de currículos. Antes, os recrutadores tinham de lidar com montantes de currículos de papel e analisar um a um, para então selecionar as pessoas e contatá-las por telefone.
Agora, com a simples instalação de softwares de recrutamento, já é possível fazer uma triagem automática dos currículos e visualizar somente aqueles que já apresentam as características básicas exigidas pela sua empresa.
Marcação de entrevistas
Marcar as primeiras entrevistas também ficou muito mais simples, pois, diferentemente de tempos atrás, hoje isso pode ser feito online. Algumas plataformas permitem, inclusive, que os candidatos respondam um questionário antes de serem chamados para entrevistas, o que torna a seleção dos primeiros candidatos ainda mais eficiente.
Organização do processo de seleção
E o mais interessante é que, com a instalação do software certo, todo esse processo pode ser muito mais organizado, por meio da criação de dashboards customizados. Assim, você não se perde em meio a tantos candidatos, e tem uma visão em tempo real do status de cada candidatura.
Tudo isso significa menos tempo cuidando da parte burocrática de cada etapa, e mais tempo dedicando-se às tomadas de decisão.
Viu como as tomadas de decisão podem ficar mais assertivas com o uso da tecnologia? Não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais posts interessantes e dicas. Estamos no Facebook e no Linkedin!