O mundo virtual está aí e já atingiu a esfera do recrutamento e seleção. Há diversas ferramentas úteis para a condução de uma entrevista virtual, mas há quem ainda acredite que uma conversa tête-a-tête é fundamental para a identificação de bons candidatos.
Processos de seleção à distância permitem que a empresa encontre candidatos em diversos locais fora de sua cidade, e muitos deles estão dispostos a mudar sua residência em busca de novas oportunidades.
Segundo dados do PGI, entrevistas online, que utilizam plataformas de video conference, estão se tornando cada vez mais populares.
Conheça alguns números:
- 74% dos recrutadores afirmam que entrevistas por videoconferência facilitam seu trabalho;
- 88% dos recrutadores afirmam que a videoconferência reduz custos;
- 90% dos recrutadores afirmam que entrevistas em vídeo diminuem o tempo necessário para preencher uma vaga;
- 66% dos candidatos preferem fazer uma etapa do processo por meio de videoconferência.
É sempre importante lembrar que entrevistas virtuais devem ser regidas pelas mesmas regras que uma entrevista pessoal, ou seja, se houver necessidade de gravação, é fundamental avisar ao candidato sobre esta ação.
Algumas plataformas como Meetingburner, Fuze Meeting, Meeting.gs e o Google Hangout e muitos outros podem ser de grande auxílio nesse momento. Vejamos algumas dicas que poderão ajudá-lo nesse processo.
5 dicas para conduzir uma entrevista à distância:
1. Agendamento
Assim como numa entrevista pessoal, você deve marcar e agendar com o candidato num horário em que não tiver outros compromissos.
2. Reserve uma sala de reunião
Busque um local calmo e reservado, como uma sala de reunião, por exemplo, para conduzir a entrevista sem distrações, ruídos ou interrupções.
3. Utilizar o vídeo é realmente importante?
A videoconferência irá auxiliá-lo a ver como seu candidato se comporta e sua aparência, pois assim como numa entrevista no local de trabalho, ele deverá estar arrumado para uma entrevista de emprego. Caso a plataforma comece a dar problemas e você não sinta mais necessidade de visualizar o candidato, não há mal nenhum em solicitar o desligamento da câmera e conduzir o restante por meio de áudio.
4. Fale com clareza
Lembre-se: você está na internet e nem sempre webcams possuem tecnologias de áudio avançadas. Evite constrangimento com seu candidato falando pausadamente e de modo claro. Mais uma vez, reforçamos a importância de conduzir seu processo numa sala de reunião ou local calmo e de pouca circulação de sua empresa.
5. Feche todas as janelas e programas desnecessários
Nada pior do eu ser incomodado durante uma entrevista, então, evite receber mensagens instantâneas por outras plataformas ou que sua navegação fique lenta, fechando todas as abas e programas que não serão utilizados no processo seletivo.
Encontro marcado
Ora, em dado momento você deverá conhecer seu candidato pessoalmente. Assim, caso ele passe nas demais etapas do processo, convide-o para conhecer a empresa e para uma entrevista face to face a fim de determinar sua tomada de decisão.
Ao final do processo, não deixe de fornecer um feedback de qualidade a seus candidatos. Saiba mais sobre a importância desse processo clicando aqui.
Não tenha medo de utilizar a tecnologia a seu favor e para otimizar seu trabalho. Afinal de contas, ela está aqui para isso! E já que o assunto são tecnologias, não deixe de conferir como algumas organizações utilizaram a tecnologia e a criatividade para encontrar bons candidatos.