6 ideias práticas para você ter sucesso no trabalho remoto

Nova call to action

O trabalho remoto é o sonho de muitos profissionais. Afinal, quem não gostaria de trabalhar todos os dias no conforto do seu lar ou, quem sabe, de um novo lugar a cada dia? 

Imagine poder evitar aquelas horas intermináveis de trânsito ou escolher uma vista diferente sempre que desejar. É realmente incrível fazer de qualquer lugar o seu escritório. Mas é preciso se lembrar de que para manter a produtividade neste tipo de rotina é imprescindível bastante organização e um pouco de jogo de cintura.

Cada vez mais as empresas adotam o trabalho remoto. Além de trazer economia para a organização, a modalidade proporciona uma maior qualidade de vida para os colaboradores. Contudo, nem todas organizações fornecem o suporte e as recomendações necessárias para que essa oportunidade seja aproveitada ao máximo. Além disso, o número de profissionais autônomos e freelancers que trabalham remotamente cresce a cada dia.

Por esses motivos, reunimos neste artigo 6 dicas práticas e efetivas para quem deseja fazer do trabalho remoto não somente um método de trabalho, mas sim um estilo de vida. Com elas, você conseguirá aumentar sua produtividade e melhorar seu dia a dia. Continue a leitura e comprove!

1. Tenha um cronograma

Programa suas tarefas no dia anterior para conseguir priorizar corretamente as atividades. Tente preparar uma agenda hora a hora, prevendo quando tempo gastará em cada trabalho. Utilize plataformas de gerenciamento e priorize por prazo e importância.

Além disso, não esqueça de adicionar pausas. Quem trabalha em casa ou em coworking tem a tendência de ficar muitas horas sem descanso. Faça sua hora de almoço e pausas para o café. Lembre-se de que é importante realizar intervalos de, pelo menos, 15 minutos a cada duas horas para não sobrecarregar o corpo e a mente.

Além disso, determine um horário para o fim de seu dia de trabalho. Ao contrário do que muitos pensam, quando se está fora do escritório tradicional é bastante comum se trabalhar demais. Você olha para o computador e resolve dar só aquela olhadinha no e-mail, o que acaba se estendendo por muitas horas mais. Portanto, quando chegar ao final do expediente, desligue seu notebook, guarde na mochila ou feche a porta do escritório e pare de trabalhar.

2. Descubra seus picos produtivos

A não ser que você tenha que respeitar um horário fixo de trabalho, o ideal é tentar descobrir quais são os seus períodos mais produtivos. Algumas pessoas têm a mente mais ativa no período da manhã, outros se sentem sonolentos na parte da tarde. 

Então, se você tiver flexibilidade para adaptar seus horários de trabalho, procure encaixar as tarefas mais importantes e complicadas nos momentos em que sabe que tem mais energia. Deixe as coisas menos importantes para quando já estiver mentalmente fatigado.

3. Reduza distrações

Estas são, talvez, as maiores vilãs do trabalho remoto: as distrações. Portanto, o melhor a fazer é aprender a reduzi-las. Evite alimentar as distrações domésticas, como ligar a TV ou trabalhar na cama. Se optar trabalhar em um café ou coworking desligue-se por um tempo das redes sociais e reserve aquele intervalo para o bate-papo com o colega do lado.

Segundo o artigo publicado pela Associação Americana de Psicologia, alternar constantemente entre uma tarefa e outra pode resultar em uma redução de até 40% na produtividade. Portanto, não é uma boa ideia querer ser multitarefas.

Podemos incluir entre as distrações, ainda, as pessoas que moram com você. Não se esqueça de comunicar a todos os horários em que estará trabalhando e pedir que respeitem seu espaço durante este tempo.

4. Tenha seu espaço de trabalho remoto

Mesmo que você trabalhe apenas alguns dias em casa procure designar um espaço específico para isso. Se puder transformar um quarto vago em escritório, ótimo. Se não puder, sem problemas. Pode ser apenas uma mesinha em um cantinho da sala, o importante é que a área seja delimitada para esse fim.

Isso ajudará a trazer sua mente para o clima do trabalho, além de manter seus materiais sempre disponíveis. Por exemplo, se optar por utilizar uma mesa de refeições, sempre que alguém quiser utilizar terá que tirar todas as suas coisas. Isso irá atrapalhar seu tempo, concentração e produtividade.

Além disso, manter um cantinho só para o trabalho auxilia a separar e estabelecer um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Essa linha pode ser facilmente ultrapassada se não houver limites impostos.

5. Invista em bons equipamentos

Quem trabalha remotamente como funcionário de alguma empresa geralmente utiliza equipamentos de informática fornecidos por ela. Contudo, a estrutura física normalmente fica por conta do colaborador. Portanto, seja você trabalhador autônomo ou não, sempre vale a pena investir em móveis de qualidade e ergonômicos. Acredite, passar algumas horas por dia trabalhando em uma cadeira ou mesa inadequados podem prejudicar, e muito, a sua saúde.

6. Evite o isolamento

Se não tomar cuidado o trabalho remoto pode te transformar em um eremita. As reuniões online ajudam, mas não bastam para manter um contato saudável com o mundo exterior. Sempre que possível, saia de casa para variar seu local de trabalho e encontrar pessoas.

Nesse quesito os coworkings são a melhor opção para não se deixar isolar do mundo quando se está trabalhando remotamente. Além de ter a oportunidade de conhecer os mais diversos profissionais, você ainda foge das distrações domésticas e encontra tudo pronto para só chegar e começar a trabalhar.

Como vimos, o trabalho remoto pode ser adotado por qualquer pessoa. Desde que você adote algumas ações de autogerenciamento e mantenha uma conexão significativa com colegas, outros profissionais e vida pessoal. Dessa forma, o termo “remoto” perderá aquela conotação de distanciamento e se tornará uma verdadeira ferramenta de produtividade e bem-estar.

Agora, se você quiser descobrir se o trabalho remoto é sua praia, mas não quer preparar sua casa ainda, comece utilizando um espaço de trabalho compartilhado, os chamados coworkings. Descubra na plataforma do BeerOrCoffee como eles funcionam e encontre, em qualquer lugar do Brasil, um espaço com o seu jeito e que atenda a todas às suas necessidades.

——————————————————————————————-

Esse conteúdo é um Guest Post, produzido pelo BeerOrCoffee.

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Quer transformar seu R&S e admissão? Preencha o formulário abaixo e mergulhe nesse conteúdo gratuito e cheio de aprendizados sobre R&S e Admissão Digital.