Entenda o que é ATS e como ele facilita o processo de recrutamento e seleção

Nova call to action
Nova call to action

A tecnologia vem transformando vários processos dentro das empresas e chegou ao setor de Recursos Humanos para trazer mais agilidade e acertos aos processos de recrutamento e seleção. Nesse cenário, o software ATS tem sido muito utilizado por conferir diversas vantagens às rotinas de RH.

Assim como acontece com os algoritmos das redes sociais, ele é capaz de cruzar dados para apontar os perfis mais aderentes aos cargos, o que ajuda na contratação de profissionais alinhados aos objetivos do cargo e da organização, diminuindo as taxas de turnover das empresas, entre outros benefícios.

Ao longo desta leitura, trazemos para você o que é ATS e como ele facilita o processo de recrutamento e seleção. Acompanhe!

Afinal, o que é ATS?

O Applicant Tracking System (ATS) pode ser traduzido para o português como “Sistema de Rastreamento de Candidatos”. O software é robusto e apresenta uma série de recursos e facilidades para ajudar nos processos de recrutamento inteligente, tornando as etapas mais rápidas e com menores chances de erros.

Suas funcionalidades passam por todas as fases de um processo seletivo, indo desde a divulgação das vagas até a admissão do novo funcionário. Isso, inclusive, caracteriza um dos principais diferenciais do ATS, se comparado aos outros sistemas e portais de anúncios de empregos.

O ATS tem filtros pensados de maneira estratégica para fazer a automatização dos processos quase que de forma integral, identificando, ao mesmo tempo, os profissionais mais alinhados ao perfil do cargo e à cultura da empresa.

Mas as vantagens da ferramenta não param por aí! O software torna possível fazer a busca por candidatos específicos, faz testes e perguntas, cria formulários, compõe uma espécie de pré-seleção e estrutura uma escala de currículos mais aderentes ao cargo em aberto.

Qual a importância de se adotar um software como o ATS?

A dinâmica do mercado tem feito com que as empresas tenham de acelerar cada vez mais suas atividades. Isso é primordial para que elas se mantenham competitivas no mercado, e o capital humano deve acompanhar essas tendências.

Logo, à medida que o cenário empresarial requer rapidez e processos enxutos, somados a um alto nível de qualidade, contar com a ajuda de uma ferramenta como o ATS se torna fundamental para acompanhar o ritmo acelerado do mercado e das mudanças que impactam diretamente as organizações.

Portanto, o ATS funciona com a automatização de processos que, antes, eram feitos de forma manual, transformando as etapas de recrutamento e seleção em processos mais ágeis e eficientes.

Tudo isso ajuda a evitar possíveis erros que possam culminar em prejuízos, como a contratação de um perfil desalinhado com relação ao cargo.

Assim, com processos mais acertados, é possível investir tempo para atuar de maneira estratégica, ao mesmo tempo que você garante a retenção dos contratados.

Quais são os benefícios do ATS?

Até aqui, já se pôde perceber que essa é uma ferramenta realmente diferenciada, não é mesmo? Mas, para reforçar todas as vantagens que o ATS pode levar para as atividades de recrutamento e seleção da sua empresa, listamos os principais benefícios, de modo que você compreenda completamente o quanto é importante contar com a ajuda dessa ferramenta. Acompanhe!

1. Mais controle no processo seletivo

O ATS permite que você trabalhe com uma plataforma de vagas adequada às necessidades e à realidade da sua organização, já que ele possibilita trabalhar com filtros predeterminados.

Reunindo as informações dos candidatos em um só lugar, você cria um banco de talentos de forma natural, o que possibilita reduzir o tempo empregado na triagem de currículos. Assim, as etapas do seu processo seletivo também ficam mais organizadas e controladas.

2. Redução de custos com recrutamento

Fazer melhor e com menos recurso é a realidade da maioria das empresas. Nesse cenário, o custo dos processos de seleção pode variar de organização para organização.

Mas, quando você tem a alternativa de usar uma ferramenta mais eficiente e também mais econômica para ajudar nos objetivos do negócio — como a contração dos melhores profissionais do mercado —, isso significar uma redução de custos importante para a empresa.

Com o sistema ATS, você identifica a maneira de recrutar mais adequada para a realidade da sua organização. Com isso, é possível, ainda, ter acesso a uma série de recursos, como a análise de dados, para decidir quais métodos de recrutamento estão em maior acordo com as necessidades da sua empresa.

3. Aumento do desempenho do processo seletivo

Sem a ajuda de uma ferramenta de recrutamento eficiente, era normal a contratação de um headhunter para encontrar determinados perfis profissionais. Com o ATS, você tem acesso a relatórios e estatísticas por meio de indicadores de recrutamento, o que permite fazer uma gestão mais estratégica dentro do setor.

Isso significa que você pode visualizar e antever demandas, agindo de forma preventiva em relação a qualquer situação inesperada que possa acontecer em um processo seletivo.

Isso ajuda a aumentar a eficiência do setor e o desempenho da empresa, com contratações mais acertadas.

Além disso, por ser um sistema automatizado, é possível padronizar a comunicação entre gestores, aumentando a eficiência dos processos e evitando que eles se arrastem por muito tempo.

4. Melhora da comunicação com os candidatos

Com um grande número de processos seletivos acontecendo ao mesmo tempo, pode acontecer de alguns candidatos ficarem sem retorno, o que é muito ruim para a imagem da empresa.

Com a ferramenta ATS, o feedback para os candidatos é feito de forma automatizada. Isso, porque o software tem diversas funcionalidades que impedem que esse tipo de falha aconteça. Veja a seguir:

  • dispara e-mails de forma automática, fazendo a marcação de entrevistas ou os primeiros testes de personalidade, de modo a favorecer uma triagem mais dinâmica e inteligente dos candidatos;
  • mostra o andamento do processo seletivo, etapa por etapa;
  • torna possível que o candidato faça o acompanhamento das informações sobre a vaga e, posteriormente, sobre o processo;
  • concede feedback.

5. Integração com as redes sociais

O ATS vai muito além de uma ferramenta exclusiva para organizar vagas, candidatos e currículos. Ele atende bem às novas exigências dos trabalhadores que estão ingressando no mercado de trabalho, pois favorece a experiência do candidato.

Logo, se a intenção é proporcionar uma experiência positiva aos profissionais em busca de uma recolocação, é claro que temos de começar pensando no anúncio da vaga, que precisa ser feito nos veículos de comunicação em que essas pessoas estão — atualmente, a maioria tem um perfil ativo nas redes sociais.

O ATS faz a integração com as redes sociais da empresa, favorecendo a divulgação das vagas para os perfis mais aderentes ao cargo, mas os benefícios não param por aí, já que, nesses veículos de comunicação de massa, os próprios usuários podem ajudar na divulgação do cargo, compartilhando o anúncio.

Com isso, levam a vaga para um número maior de pessoas e, consequentemente, de candidatos interessados no cargo.

6. Menos rotatividade e mais produtividade

A alta taxa de turnover ainda é uma das questões que mais preocupam as empresas, pois representa impactos nas finanças da organização e também afeta toda a produtividade da companhia, levando prejuízos até para a motivação dos colaboradores.

Assim, os resultados da empresa ficam comprometidos, pois ela estará sempre envolvida com novos processos de contratação e com treinamento e desenvolvimento de colaboradores.

Por essas razões, assegurar a baixa da rotatividade é uma ação essencial para garantir a produtividade e a performance do negócio.

Como escolher um sistema de recrutamento para minha empresa?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é o ATS, um dos softwares de gestão para o processo de recrutamento e seleção, é preciso entender quais são as características indispensáveis para a contratação desse tipo de ferramenta. Veja como escolher um sistema de recrutamento e seleção eficiente!

Inventário comportamental

Essa metodologia surgiu em meados dos anos 2000 e tem uma abordagem bastante atual. Com o inventário comportamental, o foco da avaliação do candidato é o comportamento, e não as experiências anteriores.

O software avalia se o perfil comportamental está de acordo com as expectativas da empresa e do cargo em aberto.

Assim, com o uso da ferramenta, é possível evitar fazer a contratação de candidatos que, embora tenham competências técnicas para a função, podem estar desalinhados com relação aos comportamentos esperados pela empresa.

Recrutamento interno e programa de indicação de funcionários

A seleção interna tem sido adotada cada vez mais pelos gestores de Recursos Humanos. Isso, porque o profissional já conhece a cultura organizacional, as pessoas e as especificidades da companhia, o que eleva as chances de adaptação à nova função.

Um bom software de recrutamento e seleção, como o ATS, precisa conter ferramentas que ajudem a facilitar a identificação de profissionais que já estão contratados pela empresa e aptos para novos desafios dentro da organização.

Isso também garante um maior dinamismo para a firma e para a carreira dos funcionários, contribuindo para o aumento da motivação do profissional e para a obtenção de melhores resultados.

Cálculo de deslocamento

Os gastos com transporte para funcionários têm merecido a atenção das empresas, principalmente daquelas que estão nos grandes centros urbanos.

Isso acontece porque a distância entre a empresa e a residência dos profissionais é uma das grandes questões que impedem o preenchimento das vagas, devido ao longo trajeto e também ao estresse diário gerado por esses percursos, com trânsito e baldeação de condução.

Assim, conseguir identificar profissionais que morem mais próximo da empresa é fundamental para garantir a produtividade do negócio, pois as pessoas chegam mais dispostas para o trabalho, e isso influencia diretamente seu humor, fator que pode impactar negativamente o clima organizacional.

Outra vantagem para a companhia é que esses profissionais têm uma melhor aceitação quando convidados para fazer hora extra, caso seja necessário.

Portanto, ao escolher um software de recrutamento, é importante avaliar se ele oferece o recurso de avaliação de deslocamento do candidato até o local de trabalho. Isso é possível baseado nas informações fornecidas no cadastro do candidato. Tudo de maneira automatizada!

Gamificação de processos e testes

Os testes comportamentais são comuns em processos de recrutamento e seleção de candidatos, mas os softwares levam esse tipo de dinâmica a outro patamar.

Eles facilitam o acesso do candidato à aplicação dos testes e submetem o currículo a uma leitura mais rápida e sem margem de erros nas interpretações.

Outra vantagem do software ATS é o recurso da gamificação, tendência de aplicação de jogos e dinâmicas nos processos empresariais. Também pode ser usado para a criação de hábitos, ajudando a torná-los mais fáceis de executar e lúdicos.

Dessa forma, você consegue verificar as competências e habilidades do candidato sem que, para isso, tenha de gerar nervosismo, comum na aplicação desses testes. Ao final da aplicação, você tem uma aproximação fiel do comportamento padrão do candidato por meio de um relatório emitido pelo próprio sistema.

Inteligência artificial e machine learning

Muito comum nos setores ligados à tecnologia da informação (TI), o conceito de inteligência artificial e machine learning chegou ao setor de RH por meio de ferramentas como o ATS.

Graças à aplicação de processos de machine learning e algoritmos de inteligência artificial, os softwares de recrutamento são capazes de aprender com cada feedback fornecido — tanto pelos candidatos quanto pelos recrutadores.

Dessa forma, o sistema faz o refinamento contínuo de seus processos de ranqueamento de candidatos, usando, para isso, os mesmos critérios utilizados para indicar um profissional para um cargo em aberto.

Logo, esse processo é bom tanto para candidatos, que encontram mais rapidamente uma posição no mercado, quanto para as organizações, que conseguem perfis mais aderentes ao cargo, contribuindo, também, para a diversidade nas empresas e para a redução do turnover.

Como vimos ao longo desta leitura, contar com um software de gestão como o ATS é fundamental para garantir mais eficiência e agilidade nos processos de recrutamento e seleção, ao mesmo em tempo que diminui as chances de erros e aumenta a aderência dos candidatos ao perfil das vagas, contribuindo para mais sucesso nas contratações da sua empresa.

Se você gostou deste artigo sobre ATS, entre em contato para conhecer as nossas soluções em sistemas de recrutamento e seleção!

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action