Benefícios da educação corporativa: conheça 9 para a sua empresa

Nova call to action

Os benefícios da educação corporativa podem ser aproveitados por todas as organizações que acreditam nessa estratégia de gestão de pessoas. Essa prática é extremamente vantajosa para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado, uma vez que trabalha com o que as companhias têm de mais valioso: as pessoas.

As empresas mais inteligentes já se deram conta de que não adianta investir em tecnologia se o capital intelectual não estiver alinhado com os objetivos e propósitos de inovação da organização. Sendo assim, a educação corporativa vem ganhando espaço a cada dia dentro das empresas de todos os portes e segmentos.

Para te ajudar a manter os colaboradores sempre atualizados, preparamos também um manual completo de treinamento e desenvolvimento. Aproveite para baixar, é grátis.

Neste post, você vai conhecer os 9 benefícios da educação corporativa para as empresas. Acompanhe!

O que é e como funciona a educação corporativa?

A educação corporativa é uma estratégia para inspirar o aprendizado dentro das organizações, gerando vantagem competitiva para o negócio. Ela atua na capacitação dos colaboradores com o objetivo de incentivá-los na busca por atualização e desenvolvimento de competências, agregando mais autoridade e eficiência às rotinas e ações da empresa.

Assim, uma estratégia de educação corporativa bem estruturada é capaz de melhorar o desempenho dos processos e também das pessoas, gerando mais rentabilidade para as organizações. Para tanto, o setor de Gestão de Pessoas deve investir no planejamento e na escolha de técnicas e ter foco no objetivo do negócio para desenvolver ações com os funcionários da empresa.

Quais são os formatos da educação corporativa?

Entre outros, a educação corporativa pode acontecer nos seguintes formatos:

  • palestras;
  • cursos
  • sessões de coaching;
  • reuniões.

Com o avanço da tecnologia, hoje em dia, a educação corporativa também pode ser facilitada por meio de videoconferências e outros formatos virtuais. O uso de plataformas online torna o acesso menos custoso, sendo um importante facilitador no processo. Assim, é possível planejar uma série de maneiras de fazer a implantação e ofertar a educação corporativa nas organizações.

Quais são os benefícios da educação corporativa para as empresas?

1. Desenvolvimento de novas habilidades profissionais

Com as estratégias de educação corporativa, as quais envolvem cursos, palestras e treinamento, as pessoas que fazem parte da empresa passam a desenvolver novas habilidades e competências.

Todas as ações da educação corporativa são voltadas para o desenvolvimento de capacidades que possam agregar diferenciais para o negócio. Isso contribui tanto para que os colaboradores aprendam conteúdos que são realmente relevantes para o progresso deles, quanto para o negócio no qual estão inseridos.

2. Colaboradores mais motivados e engajados

Ao perceber que a organização investe no desenvolvimento das pessoas, os colaboradores sentem que a empresa os valoriza com esse investimento. Com isso, eles tendem a se dedicar mais ao trabalho, a ter atitudes mais engajadas e a se sentir mais motivados. Esse sentimento eleva os resultados organizacionais, conferindo um importante diferencial competitivo.

3. Desenvolvimento da liderança

Para formar bons colaboradores é preciso ter lideranças capazes de disseminar o conhecimento. Por isso, a educação corporativa atua para formar e capacitar as lideranças, com o objetivo de que elas estejam aptas a contribuir com conhecimentos técnicos e comportamentais para toda a equipe.

No desenvolvimento da liderança, o conhecimento parte do topo da pirâmide organizacional para a base, garantindo que todos estejam alinhados com os objetivos do negócio.

4. Melhora do clima organizacional

Com a educação corporativa é possível desenvolver habilidades pessoais nos colaboradores, como gestão de tempo, relacionamento interpessoal e comunicação. Tudo isso contribui para uma melhora considerável do clima organizacional, levando resultados efetivos para as organizações.

5. Retenção de talentos

Quando a empresa investe em seus colaboradores, ela diminui o índice de turnover e o de absenteísmo. Aos poucos, ela passa a construir uma equipe com os melhores profissionais do mercado, e isso também pode ser visto como um grande diferencial competitivo.

Vale lembrar que a retenção de talentos está relacionada a muitos outros fatores, como remuneração atrativa. No entanto, a educação corporativa é uma forte aliada para que as pessoas permaneçam na organização.

6. Mais eficiência nas tomadas de decisão

Pelo fato de os profissionais estarem bem preparados para os desafios do mercado e capacitados a executar suas funções da melhor maneira, eles estarão mais aptos para tomadas de decisão. Assim, os riscos de erros que possam trazer prejuízos para o negócio são reduzidos ou, até mesmo, eliminados.

7. Confiança e inovação

Com a capacitação oferecida pela educação corporativa, os funcionários estarão mais bem preparados para executar suas funções com eficiência. O domínio das atividades fará com que eles se sintam mais seguros para colocar todo o aprendizado em ação e também para sugerir mudanças, propondo melhorias e levando inovação para dentro da empresa.

8. Mais satisfação no trabalho

Como a educação corporativa oferece a possibilidade de o colaborador ter mais conhecimento a respeito das suas atividades e da rotina na empresa, ele se sente mais motivado para o trabalho. Isso gera mais resultados e aumenta a satisfação nos afazeres do dia a dia, o que colabora para o aumento da produtividade.

9. Consolidação da marca empregadora

Quando a empresa investe no desenvolvimento de seus colaboradores, ela passa a ser reconhecida por eles como uma corporação que se importa com o desenvolvimento de quem faz parte dela.

Os públicos de relacionamento também percebem essa preocupação com a questão da formação dos colaboradores, e isso coloca a organização como uma forte marca empregadora, capaz de atrair e reter os melhores talentos.

Assim sendo, são vários os benefícios de se investir em educação corporativa. Mais do que apostar em tecnologia de ponta, as empresas que desejam se destacar no mercado precisam investir nas pessoas, pois são elas as responsáveis por gerar os resultados que as organizações precisam para se manter no mercado. Daí a importância de prover qualificação aos colaboradores para que eles possam atuar em conjunto e se tornar corresponsáveis pelo desenvolvimento do negócio.

Ademais, vale reforçar que os benefícios da educação corporativa vão além da qualificação dos profissionais, pois a empresa também ganha em produtividade ao ter, em seu quadro de colaboradores, pessoas motivadas e engajadas com os objetivos do negócio.

Se você gostou deste post sobre 9 benefícios da educação corporativa para sua empresa, siga-nos no Facebook e no LinkedIn para acompanhar mais assuntos como este!

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Quer participar com a gente? Preencha o formulário abaixo para mergulhar nessa transmissão gratuita cheia de aprendizados sobre R&S e Admissão Digital.