Benefícios do endomarketing: saiba por que investir nessa prática!

Nova call to action

Os benefícios do endomarketing aparecem nos resultados das empresas logo nos primeiros meses após a sua implantação. Essa é uma estratégia de marketing institucional que tem por objetivo engajar e motivar os colaboradores dentro de uma companhia.

O endomarketing também é conhecido como marketing interno, e é um esforço conjunto do setor de Recursos Humanos e marketing para melhorar o clima organizacional, elevar a produtividade da empresa e criar uma marca empregadora.

E por falar em clima organizacional, saiba mais sobre como criar o ideal para a sua empresa com o nosso guia de indução ao clima organizacional.

Ignorar a importância do endomarketing nas empresas pode trazer uma série de prejuízos para a organização. Neste artigo nós vamos falar sobre os benefícios do endomarketing e por que investir nessa prática. Acompanhe!

Afinal, quais os benefícios do endomarketing para uma organização?

Se bem executado e acompanhado de perto pelas gerências responsáveis, o endomarketing tem grande potencial de trazer resultados duradouros para as empresas que investem nessa estratégia, que traz vários benefícios.

Aumento da motivação dos colaboradores

Quando as pessoas são inseridas em um ambiente em que elas são valorizadas e incentivadas a fazer as suas melhores entregas, isso aumenta o nível de motivação e engajamento delas, promovendo importantes diferenciais competitivos para as empresas.

Essa motivação abre espaço para diversos benefícios, como a maior satisfação no trabalho, fator primordial para garantir a qualidade e a produtividade no meio empresarial.

Redução do turnover

Um planejamento de endomarketing bem executado pode elevar a satisfação dos funcionários. Quando isso acontece, o ambiente de trabalho se torna mais favorável e as pessoas passam a permanecer mais tempo na companhia, diminuindo o turnover.

Isso porque profissionais mais satisfeitos não desejam deixar seus empregos, já que eles não consideram apenas o ganho salarial, mas também se sentem reconhecidos pelo tratamento que a empresa confere a eles.

Aumento de produtividade

Um ambiente com um clima organizacional saudável é mais propenso ao aumento da produtividade.

A equação é simples: motivação + satisfação = trabalhadores mais felizes.

Pessoas felizes produzem mais e melhor, pois assumem o papel de donos do negócio, sendo proativos na resolução de questões do dia a dia, e trabalham com mais entusiasmo e energia, elevando o número de entregas e a qualidade dos serviços prestados.

Fortalecimento da marca empregadora

Quem não gostaria de trabalhar em uma empresa que valoriza seu trabalho e dá valor para as pessoas? O endomarketing faz exatamente isso, à medida que informa, capacita e oferece o suporte para que todos os colaboradores estejam alinhados com os objetivos da organização.

Esse movimento interno passa a refletir externamente, junto aos públicos de relacionamento da empresa, colocando-a como uma marca empregadora, capaz de atrair os melhores talentos.

Melhora do clima organizacional

O endomarketing usa diversas ferramentas para engajar e motivar as pessoas. Como consequência, temos um clima organizacional positivo, formando um ambiente em que as pessoas se ajudam e colaboram para que as melhores entregas sejam feitas em nome da organização.

Atração e retenção de talentos

Como consequência do fortalecimento da marca empregadora, temos a atração dos melhores talentos do mercado. Ou seja, a partir do momento que as ações da empresa passam a ser percebidas pela sociedade, ela passa a atrair bons colaboradores. Isso possibilita que o RH tenha à sua disposição vários profissionais que podem contribuir para o desenvolvimento da empresa.

Qualidade de vida e bem-estar

O endomarketing ajuda o RH nas ações de promoção de saúde, qualidade de vida e bem-estar no trabalho.

Com isso, as taxas de absenteísmo são reduzidas, pois os colaboradores passam a se ausentar menos do trabalho por motivos de doenças ou outros desconfortos que impeçam a sua presença e produtividade na empresa.

Como promover o endomarketing dentro nas empresas?

Promover o endomarketing dentro das empresas requer organização, planejamento e pessoas responsáveis pelas ações. Isso é fundamental para que essa iniciativa seja coerente com o plano estratégico da empresa e possa, de fato, contribuir com o desenvolvimento da companhia.

Para conquistar o engajamento e comprometimento do colaborador, uma série de medidas devem ser executadas. Veja a seguir!

Programe eventos para o público interno

Eventos internos são excelentes estratégias para elevar o sentimento de pertencimento dos colaboradores. Além disso, são importantes ferramentas para alinhar metas, processos e outros desafios.

Você pode apostar em workshops, palestras, cafés da manhã e outros eventos motivacionais para conquistar os resultados almejados.

Aposte na comunicação interna

Independentemente do tamanho da sua organização, é muito importante apostar no alinhamento da comunicação com as equipes, informando sobre as metas, desafios e conquistas da instituição. Os veículos utilizados para isso podem ser jornal mural, intranet, email ou ferramentas de chat online.

Para que a comunicação nas empresas seja efetiva é importante ter um responsável para apurar, acompanhar e manter a periodicidade dessas informações.

Vale ressaltar que as informações devem ser o mais transparente possível, revelando inclusive referências financeiras e do planejamento estratégico.

Com isso, todos saberão a real situação da empresa (seja favorável, seja ruim). Assim, todos poderão se ajustar à realidade e buscar de forma mais consciente os resultados almejados pela companhia.

Promova ações de integração

Apostar no onboarding dos colaboradores é fundamental para que os novos funcionários sejam inseridos na cultura organizacional da companhia. Além disso, invista também em ações capazes de integrar as equipes, como comemoração por meta, almoços e happy hour.

Com esse contato mais descontraído, colaboradores criam laços de fraternidade, relacionam-se com outros colegas e formam uma sinergia capaz de trazer para as organizações grandes resultados.

Aposte também nas comemorações por meta. Reúna toda a equipe e celebre cada conquista. Isso é extremamente motivador e capaz de trazer grandes resultados para as companhias.

Informe primeiro aos colaboradores

É importante informar primeiro aos funcionários tudo o que de mais importante acontece na companhia. Isso gera o sentimento de pertencimento, além de garantir que as pessoas estejam preparadas para responder dúvidas dos públicos de relacionamento da empresa com autoridade.

Como vimos ao longo deste artigo, o endomarketing é uma poderosa ferramenta de Gestão de Pessoas, capaz de promover a motivação, engajamento e sentimento de dono nos funcionários. Com isso, eles passam a produzir mais e melhor, elevando os resultados organizacionais.

Assim, os benefícios do endomarketing devem ser considerados e apoiados por todas as lideranças, já que, sem o comprometimento das gestões, as ações podem não ser tão efetivas.

Se você gostou deste artigo sobre benefícios do endomarketing, entre em contato conosco para saber como podemos ajudá-lo!

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Veja os melhores momentos da live sobre cultura e diversidade no R&S. Preencha o formulário abaixo e assista agora!

Veja os melhores momentos da live sobre cultura e diversidade no R&S. Preencha o formulário abaixo e assista agora!

Quer transformar a apresentação dos seus números de RH? Preencha o formulário abaixo para receber agora este template customizável…

Quer transformar a apresentação dos seus números de RH? Preencha o formulário abaixo para receber agora este template customizável…

Quer participar com a gente? Preencha o formulário abaixo para mergulhar nessa transmissão gratuita cheia de aprendizados sobre diversidade e cultura…