Conheça os participantes, personalize as dinâmicas para cada grupo e trabalhar com modelos que exijam criatividade são alguns dos itens para quem quer saber como criar uma dinâmica de grupo.
Saber como criar uma dinâmica em grupo é a dúvida de muitos profissionais de RH que desejam engajar e motivar os funcionários.
Esse recurso colabora para o desenvolvimento dos funcionários, incentivando habilidades-chave, a produtividade e a motivação, além de ajudar a melhorar a comunicação e o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.
Neste post, você vai aprender como criar uma dinâmica de grupo com três dicas fundamentais para ter êxito nessa tarefa. Acompanhe!
O que é uma dinâmica de grupo?
Dinâmicas de grupo são atividades realizadas com várias pessoas sob orientação de um profissional da área de Recursos Humanos. As ações têm caráter lúdico, e visam aumentar a integração entre os profissionais e a empresa, bem como otimizar a motivação de todos.
As técnicas de dinâmicas de grupo também são utilizadas na seleção de candidatos com o objetivo de identificar potencialidades dos colaboradores que estão sendo avaliados. Essa prática ainda pode ser empregada na integração de novos funcionários, tendo como meta a apresentação do local de trabalho e a cultura da empresa.
Antes de continuar, aproveite para baixar nosso manual de boas práticas para o R&S!
E-book: Guia de Boas Práticas de Recrutamento e Seleção
Como criar uma dinâmica de grupo?
1. Conheça os participantes
Antes de começar uma dinâmica de grupo, é importante fazer com que os candidatos se apresentem. Não precisa ser nada muito elaborado, porém indica-se que eles falem um pouco tanto da vida profissional quanto da pessoal.
Conforme a interação dos candidatos se desenvolve, já é possível perceber como cada um se comporta em grupo.
2. Personalize as dinâmicas para cada grupo
Após a etapa das apresentações, é hora de fazer as dinâmicas específicas para os grupos, de acordo com o perfil da vaga ou com o objetivo das atividades. Essas dinâmicas podem ser realizadas dividindo a turma em grupos a partir de um sorteio, por exemplo.
Essa é uma excelente oportunidade para avaliar quem demonstra os melhores argumentos, tem espírito de equipe e liderança e contribui para identificar aqueles que sentem dificuldade de se expressar por serem tímidos ou pouco flexíveis.
3. Trabalhe com dinâmicas que envolvam criatividade
Incentivar trabalhos manuais com montagens, recortes e desenhos é uma maneira de promover o engajamento e a criatividade dos participantes da dinâmica. Procure não usar muitos elementos para otimizar o tempo, já que as dinâmicas sempre rendem mais que o proposto inicialmente.
Mesmo que os participantes estejam voltados à atividade proposta, você deve se atentar para questões de identificação de aspectos como hiperatividade e dificuldade de concentração.
Quais as vantagens?
Podemos listar alguns dos principais benefícios da criação de uma dinâmica de grupo. Entre elas, estão as possibilidades de:
- observar no contexto organizacional como funciona a interação coletiva dos seus times;
- criar situações que proporcionem o desenvolvimento frente aos desafios organizacionais;
- proporcionar um ambiente mais acolhedor;
- entender o nível de abertura e aceitação a novas ideias por parte dos colaboradores;
Assim, podemos entender que, com as dinâmicas de grupo, é possível descobrir novos talentos e encontrar soluções para questões que precisam ser melhoradas na organização. O relacionamento entre os funcionários tende a melhorar, independentemente do cargo ou área de atuação.
E então, o que achou das nossas instruções de como criar uma dinâmica de grupo? Deixe seu comentário conosco compartilhando sua opinião!