Como dar feedback negativo é a dúvida de muitos gestores, já que se trata de uma situação delicada e, se malconduzida, pode causar conflitos, culminando na desmotivação do funcionário.

Mas é importante encarar a situação, já que tanto o feedback negativo quanto o positivo têm o objetivo de colaborar com o desenvolvimento do profissional. Assim, ele entregará o seu máximo potencial para a organização. E por falar em desenvolvimento pessoal, baixe também nosso e-book completo sobre avaliação de desempenho.

Neste artigo, você vai aprender como dar um feedback negativo ao colaborador. Acompanhe!

Saiba o que é feedback negativo

O feedback negativo é o retorno das atividades exercidas pelo colaborador, ponderando as questões que devem ser melhoradas. Essa prática é muito comum na avaliação de desempenho, ou quando o funcionário tem uma meta a ser cumprida, mas apresenta dificuldade na execução.

É dever da liderança estar atenta ao desempenho dos colaboradores e ponderar, a qualquer tempo, o que pode ser melhorado, assim como traçar caminhos para que o profissional atinja os objetivos propostos.

Descubra como dar um feedback negativo

Como já mencionamos, o feedback negativo nem sempre é uma situação confortável, tanto para quem oferece quanto para quem recebe. No entanto, é preciso estar preparado para contribuir com o desenvolvimento do profissional e não fugir do conflito, se ele for necessário.

O importante é ter em mente que todas as ações são em prol do aperfeiçoamento do funcionário e da própria empresa. Veja a seguir como dar um feedback negativo para o colaborador!

Prepare um roteiro

É importante que você prepare um roteiro com tudo o que precisa ser dito para o colaborador. Dessa forma, você fica mais concentrado e pode recorrer aos seus rascunhos, caso a memória falhe no momento da conversa.

No entanto, o feedback é um momento de diálogo. Muito do que será dito estará fora do script. Por isso, é importante você estar seguro de que esse retorno é mesmo necessário e quais os caminhos devem ser seguidos para que a situação seja revertida ao estado desejado pela empresa.

Além disso, conhecer bem o colaborador o ajudará a prever a reação dele. Dessa forma, você pode se preparar, criando uma estratégia mental para conduzir os trabalhos da melhor forma possível.

Seja transparente e sincero

Na posição de líder, você deve dizer sempre a verdade dos fatos, para não comprometer a sua imagem. Por isso, coloque na mesa os fatos como eles aconteceram.

Caso seja possível, evidencie com dados e exemplos. Isso ajudará o colaborador a visualizar as questões que precisam ser melhoradas. Além disso, você sai da subjetividade, e o funcionário terá algo concreto com o qual trabalhar e se aperfeiçoar.

Pontue as características fortes

Comece o roteiro listando os pontos fortes do profissional, para que ele sinta que você realmente presta atenção no trabalho dele.

Além disso, ao pontuar os pontos positivos, você reforça uma importante base emocional do colaborador. Assim, ele se sente fortalecido para buscar os resultados e as melhorias que ainda faltam para alcançar as expectativas da empresa.

Forneça exemplos do bom desempenho

Ilustrar as situações é uma importante ferramenta para que as pessoas saibam exatamente onde precisam melhorar e como podem fazer isso. Logo, para a reunião de feedback, leve exemplos e mostre o caminho que o profissional pode trilhar para atingir os resultados esperados.

Mas atenção! É imprescindível evitar comparações entre colegas, pois isso pode gerar um grande desconforto, o que interfere no clima organizacional de toda a empresa.

Liste os pontos que devem ser aperfeiçoados

Em seguida, coloque os pontos de melhoria, sempre ressaltando que ajustes são normais, e que o profissional pode contar com a sua ajuda para ajustar questões técnicas. Caso o feedback negativo seja sobre comportamento, pontue caminhos para que ele possa melhorar.

No final da reunião, reforce os pontos que merecem atenção e pergunte se você pode contar com o comprometimento do funcionário. Isso gera compromisso e também pode motivá-lo a entregar o que está sendo proposto.

Esteja aberto a ouvir

Quem dá o feedback também deve saber ouvir e estar preparado para isso. Quando o colaborador estiver falando, mantenha o foco total no que ele estiver dizendo.

Pondere sempre e evite dar respostas imediatistas. Caso seja uma questão que envolva outras pessoas, ou que não esteja ao seu alcance, diga que você vai verificar e que dará o retorno.

Mas cuidado! Nunca prometa algo que não vá cumprir, pois isso pode abalar de forma irreversível a sua atuação enquanto líder.

Seja imparcial

É imprescindível ser imparcial no momento do feedback, seja ele positivo, seja negativo. Procure manter o distanciamento necessário da situação, sem se esquecer de que você está falando com outro ser humano. Assim como você, ele tem qualidades e pontos a serem melhorados.

Mostre o que deve ser feito

Usando os dados apresentados e exemplos de fatos que aconteceram, monte um plano de ação e mostre ao colaborador o que você sugere que ele faça para alcançar os objetivos de melhoria traçados.

Lembre-se de que você deve estar disponível para ajudar o seu subordinado na busca por esse desenvolvimento. Logo, também é importante acompanhar todos os processos para avaliar as evoluções ou conduzir ajustes necessários.

Por fim, cuide para que a sua imagem como gestor seja respeitada. Evite a todo custo dar um feedback baseado em fofocas ou em percepções subjetivas. Ademais, cuide do seu vocabulário e mantenha o tom de voz equilibrado e positivo. Afinal, a sua intenção enquanto líder sempre deve ser colaborar para o desenvolvimento de todos: empresa e funcionários.

Como vimos ao longo desta leitura, como dar um feedback negativo para o colaborador não é uma tarefa impossível, mas é preciso planejar e estar com os dados em mãos, para evidenciar o que deve ser melhorado e como o colaborador pode fazer isso.

Se você gostou deste post sobre como dar feedback negativo para o colaborador, assine a nossa newsletter para receber mais artigos como este!

No votes yet.
Please wait...