Como fortalecer a cultura organizacional da minha empresa?

Nova call to action

Saber como fortalecer a cultura organizacional é essencial a todo gestor que deseja estabelecer valores em sua empresa. Quando existe uma cultura sólida, todos entendem o que deve ser priorizado e como agir no expediente.

Antes de tudo, é preciso entender no que ela consiste exatamente: a cultura organizacional representa o conjunto das crenças, hábitos e valores presentes dentro de uma empresa, direcionando seus profissionais. A loja Amazon, por exemplo, tem sua cultura centrada no cliente e sua missão é “ser a empresa mais centrada no cliente da terra”.

Para facilitar o entendimento, reunimos neste post, tudo o que você precisa saber para fortalecer a cultura organizacional da sua empresa e torná-la muito mais eficiente. Portanto, continue a leitura do artigo!

Elimine a “forma de ameba”

Telma Souza, ex-vice-presidente de RH da GVT, no livro “Sobre Fibras e Gente”, afirmou que, no início, a cultura da empresa “era uma ameba, não tinha forma nem identidade”. Infelizmente, a frase descreve a cultura de muitas outras organizações.

O primeiro passo para fugir disso, é dar contorno à cultura, tornando-a mais clara e forte a todos os envolvidos. Isso pode ser feito estimulando algumas práticas, como metas agressivas e a meritocracia; e inibindo outras, como a falta de compromisso no trabalho.

Saiba que tipo de cultura quer criar

Existem muitos tipos de cultura. No livro “Deuses da Administração”, Charles Handy compara a cultura organizacional aos deuses Zeus, Apolo, Atena e Dionísio, destacando suas diferenças.

Em geral, há um elevado número de modelos culturais. Existem culturas agressivas, burocráticas, inovadoras, centradas nas pessoas, entre outras. Portanto, é necessário definir que tipo de cultura quer desenvolver em sua empresa e começar a fazer isso o mais rápido possível.

Facilite a comunicação interna da empresa

A cultura é construída no dia a dia, quando os talentos se relacionam e colaboram para que determinada tarefa seja feita. Por essa razão, a comunicação é um elemento-chave na sua construção, devendo ser tratada como prioridade.

Portanto, se comunique de maneira eficaz com seus subordinados, objetivando cascatear valores e hábitos específicos. Igualmente, facilite a comunicação entre os próprios talentos, gerando fluidez ao que é dito — isso pode ser feito com bons canais de comunicação interna.

Atraia pessoas alinhadas à cultura desejada

A última dica, e talvez a mais importante, é contratar pessoas que tenham valores alinhados à cultura que deseja arquitetar, o que é chamado de Fit Cultural. Imagine contratar alguém metódico se deseja uma cultura inovadora. Não faz sentido, certo?

Nesse caso, é preciso investir no processo de recrutamento e seleção, tornando-o mais funcional. Além de focar nas competências técnicas de cada candidato, é necessário também considerar as competências comportamentais (valores, hábitos, crenças, prioridades).

Todas as empresas, mesmo aquelas recém-criadas, têm uma cultura. Como mencionado, muitas parecem uma “ameba”, sem prioridades, crenças e valores e, por isso, o primeiro trabalho deve ser dar forma à cultura, incentivar ou inibir práticas específicas, fortalecer a comunicação e contratar gente com valores específicos.

Gostou do artigo e entendeu como fortalecer a cultura organizacional? Agora, aproveite para seguir nossas redes sociais para acompanhar todas as novidades. Estamos no Facebook e Linkedin.

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Faça parte da Jornada do RH Digital e comece 2021 com inovação. Inscreva-se!

Faça parte da Jornada do RH Digital e comece 2021 com inovação. Inscreva-se!

Veja os melhores momentos da live sobre cultura e diversidade no R&S. Preencha o formulário abaixo e assista agora!

Veja os melhores momentos da live sobre cultura e diversidade no R&S. Preencha o formulário abaixo e assista agora!

Quer participar com a gente? Preencha o formulário abaixo para mergulhar nessa transmissão gratuita cheia de aprendizados sobre diversidade e cultura…