Como garantir mais qualidade no recrutamento na área de tecnologia?

Nova call to action

O processo de recrutamento e seleção é responsável pela captação de talentos que agregam valor às organizações. Na área de tecnologia, o principal desafio é encontrar profissionais com formação técnica, performance e desempenho necessários aos atributos e competências exigidas aos cargos.

Neste post mostramos 4 maneiras de aumentar a qualidade no recrutamento de profissionais da área de tecnologia. Confira!

1. Planejar com antecedência todo o processo de recrutamento e seleção

Para que o recrutamento seja bem direcionado e cumpra com excelência sua função, é preciso que todo o processo seja previamente planejado. Para isso, é aconselhável responder três perguntas:

  1. O que a empresa precisa em relação às pessoas para a área de tecnologia?
  2. O que o mercado pode oferecer?
  3. Quais as melhores técnicas de recrutamento para alinhar às duas questões anteriores?

A partir disso, você terá clareza do objetivo do recrutamento e maior embasamento para montar todas as etapas, garantindo maior qualidade nesse processo.

2. Investir no uso das redes sociais

O uso das redes sociais, como o Linkedin, tem crescido cada vez mais por empresas e profissionais. Essas redes sociais proporcionam maior agilidade da busca por perfis e permitem que o recrutador tenha fácil acesso às habilidades dos possíveis candidatos.

Outras redes sociais também podem atuar no aumento da qualidade do recrutamento. A empresa pode divulgar vagas em suas mídias sociais, o que pode gerar compartilhamentos e maior alcance do processo. Além disso, essas mídias são ferramentas que possibilitam o aumento da visibilidade externa, cuidando da marca da empresa como empregadora.

3. Escolher canais adequados para a divulgação

É preciso mapear os locais onde a empresa pode encontrar um conjunto potencial de candidatos. Para escolher o canal mais adequado é necessário ter clareza dos objetivos que a empresa quer atingir com o processo de recrutamento e seleção.

Por exemplo, em um cenário de alto turnover por incompatibilidade com a cultura organizacional, é válido investir na indicação interna como forma de recrutamento, pois os funcionários já conhecem essa cultura e provavelmente terão facilidade em pensar em pessoas que gostariam de trabalhar no mesmo ambiente que eles.

4. Utilizar um software de recrutamento e seleção

Os softwares de recrutamento e seleção otimizam a qualidade do processo por serem ferramentas atualizadas e adaptadas à era tecnológica. Trata-se de uma ferramenta que auxilia no encontro entre empresas e candidatos.

Além disso, por automatizar as tarefas operacionais, os softwares de recrutamento e seleção possibilitam que o RH se torne mais estratégico e, consequentemente, um aliado no aumento da qualidade do recrutamento.

Ao seguir esses passos, há o aumento da garantia de qualidade no processo de recrutamento e será muito mais fácil encontrar profissionais da área de tecnologia com excelentes habilidades técnicas e comportamentais.

Gostou do post de hoje e quer se manter atualizado nas novidades sobre os processos de recrutamento e seleção? Acompanhe-nos pelo Facebook e Linkedin e tenha acesso a outros conteúdos interessantes.

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Quer transformar seu R&S e admissão? Preencha o formulário abaixo e mergulhe nesse conteúdo gratuito e cheio de aprendizados sobre R&S e Admissão Digital.