A comunicação faz parte da sobrevivência e evolução da raça humana. Com os negócios não é muito diferente, é preciso ter uma boa comunicação empresarial para sobreviver no mercado, se destacar da concorrência e manter o time alinhado.
Para que fique claro, comunicação empresarial é todo o processo de diálogo da empresa, quer seja com o público externo (clientes, fornecedores e sociedade) ou público interno (funcionários, líderes e investidores). Não consiste apenas em transmitir informações, mas também criar canais para dar voz aos stakeholders.
Nós reunimos uma série de informações sobre o assunto e dicas de como melhorar a sua comunicação empresarial. Então, continue com a leitura do artigo. Vamos lá!
Qual a importância da comunicação empresarial?
A correta comunicação de uma empresa com seu público externo tem uma série de benefícios, como a atração e fidelização de clientes, construção de uma marca atraente e diferenciação da concorrência. Todos esses, claro, são cruciais ao sucesso.
Um estudo da Willis Towers Watson comprovou que empresas que apresentam uma comunicação eficaz tiveram retorno médio 47% superior para seus acionistas, se comparado àquelas com comunicação menos eficaz. Ou seja, dialogo é resultado.
Nos dias que correm, no entanto, as empresas estão mais interessadas nos resultados da comunicação com o público interno, geralmente chamada de comunicação interna (CI) ou endomarketing (uma espécie de marketing voltado ao público interno).
Há uma série de benefícios na CI, por exemplo:
- o melhor direcionamento de todos que fazem parte do negócio;
- a redução de erros operacionais;
- a criação de um clima de transparência;
- o melhor relacionamento e o aumento da produtividade no trabalho.
Uma pesquisa realizada pela Microsoft com 38 mil profissionais mostrou o impacto da CI. O estudo descobriu que 17 horas semanais no trabalho são improdutivas. Entre os motivos, apontado por 32% dos profissionais, está a falta de comunicação da equipe.
Há muitos motivos para investir na comunicação empresarial. Quando praticada com eficiência, pode tornar a empresa mais eficiente, atraente e rentável. No entanto, sua ausência pode colocar o negócio no caminho do insucesso e, muitas vezes, sem volta.
Como a comunicação empresarial pode ser medida?
Sua comunicação empresarial vai bem? Talvez você nunca tenha parado para pensar no assunto, mas é hora de fazer isso. Como visto, o diálogo tem forte impacto no desempenho empresarial, podendo tornar o empreendimento muito mais próspero.
Para te ajudar a entender mais sobre os indicadores do RH, baixe agora nossa apresentação de indicadores de RH.
Apresentação Mensal de Indicadores de RH
A grande questão é: como analisar a comunicação? O que medir para saber se ela está indo bem ou se precisa de ajustes? Nesse ponto, vamos focar na CI e destacar as principais métricas relacionadas a uma ótima comunicação. Portanto, continue lendo!
Produtividade diária
A comunicação impacta no alinhamento e produtividade do time, tornando-o apto para produzir mais com a mesma base de recursos e tempo. Nesse sentido, a comunicação funciona como uma espécie de “lubrificante”, garantindo a melhor atuação das peças de uma grande engrenagem (a organização).
Por sorte, medir a produtividade é uma tarefa simples. Deve-se dividir o total de produtos ou serviços gerados pelo número de recursos utilizados, assim terá uma boa noção da relação produto-recurso, bem como um ótimo índice para continuar a medir o desempenho do time. E mais, poderá medir os impactos da CI na produtividade.
Absenteísmo
A falta de CI faz com que o time fique menos interessado, o que eleva o número de faltas, atrasos e até acidentes ao longo do expediente. Por causa disso, medir o absenteísmo pode ser uma ótima maneira de avaliar a qualidade do diálogo interno.
- Absenteísmo (%) = horas não trabalhadas / horas efetivamente trabalhadas x 100
Esse cálculo pode ser individual ou do conjunto dos colaboradores. Em geral, quanto menor o absenteísmo, melhor. É sinal de que a equipe está engajada e motivada para o trabalho diário. Além disso, significa que a comunicação interna está tendo efeito.
Índice de retrabalho
Como explicado, a falta de comunicação também reflete no desalinhamento dos trabalhadores, nos erros e retrabalho no expediente. Portanto, é preciso monitorar esse indicador e avaliar se tudo está saindo bem.
- Retrabalho (%) = produtos ou serviços retrabalhados / total produzido
O retrabalho ideal é zero ou um número próximo disso. O ideal é a equipe fazer um bom trabalho de primeira, como uma engrenagem bem “lubrificada” que realiza sua tarefa com qualidade. Logo, quando há CI de qualidade, o retrabalho é muito menor.
Como impulsionar os resultados da comunicação empresarial?
Muitas medidas podem ser tomadas para aprimorar a comunicação da empresa com seu público de interesse. Investir em uma boa política de transparência é a primeira opção. Para tanto, estabeleça valores que devem ser compartilhados por todos, do topo à base da pirâmide organizacional, e emita relatórios regulares de transparência.
Esse trabalho pode contar com a ajuda de um analista de marketing, ou alguém dessa área, uma vez que esse profissional traga insights e conceitos de melhoria de comunicação para o discurso.
Também é vital que os líderes estejam comprometidos. A boa comunicação deve começar no topo da empresa, com o CEO, e ser cascateada até os funcionários que estão na base do negócio. O movimento inverso, da base para o topo, é muito mais difícil. Lembre-se que os funcionários, muitas vezes, agem pelo exemplo.
É preciso implementar canais, internos ou externos, que facilitem a conexão entre emissor e receptor da mensagem. Entre os principais canais, é possível destacar:
- painéis de gestão à vista;
- aplicativos mobile;
- e-mail ou chat instantâneo;
- telefone celular;
- softwares especializados.
A definição do melhor canal vai depender de alguns fatores, como o público que deseja atingir, a mensagem de deseja transmitir (motivacional, informativa, educativa etc.) e o orçamento que tem disponível para iniciar o investimento.
Para se comunicar com candidatos a vagas de emprego, por exemplo, um ótimo canal é a plataforma de recrutamento e seleção (R&S). Com ela, é possível centralizar a publicação e o comando das vagas em aberto, a triagem dos principais candidatos, além de enviar feedbacks aos participantes da seleção, garantindo a eficácia do diálogo.
Como pode ver, a comunicação empresarial é de suma importância para o sucesso da empresa. Ela garante alinhamento, performance, transparência e motivação no trabalho. Por essa razão, é preciso mensurar a qualidade da comunicação e encontrar formas de impulsioná-la, objetivando a melhor relação com o público interno e externo.
Gostou do nosso artigo? Agora, aproveite para entrar em contato conosco, conhecer a ferramenta Kenoby e melhorar sua comunicação empresarial. Vamos lá!