5 empresas que foram criativas na hora de recrutar

Nova call to action

Com tantas tarefas rotineiras ocupando boa parte do tempo de seus recrutadores, muitas empresas perdem talentos por não conseguirem se comunicar efetivamete com o seu público. A realidade em muitos departamentos de recrutamento e seleção, infelizmente, ainda é essa:

  • Recrutamento baseado em anúncios genéricos em sites de emprego
  • Descrições de cargos pouco claras e pouco atraentes
  • Baixa adequação dos inscritos com o buscado pela empresa

Tente otimizar suas tarefas rotineiras e gaste mais tempo em comunicar com seus talentos com mais profundidade e assertividade. Na foto acima, temos o ônibus da empresa australiana Atlassian, que fez um tour pela Europa para recrutar desenvolvedores. Colocamos outros 5 exemplos em recrutamento mundialmente famosos e que são nossos preferidos em termos de criatividade e resultados.

Antes disso, aproveite para fazer o download gratuito do Guia completo para atração de talentos.

1. Ogilvy & Mather

Recrutar por meio de um concurso

Encontrar bons vendedores é um grande desafio. Por que não fazer disso uma competição? Ogilvy transformou seu recrutamento em uma competição pelo “Melhor vendedor do mundo”. O prêmio para aquele que melhor vender um tijolo para Ogilvy? Uma viagem para Cannes e um contrato com uma das maiores agências de publicidade do mundo.

2. Ikea

Recrutar usando sua base de clientes

Este vídeo já postamos como uma boa forma de expandir suas ações de recrutamento, mas certamente vale a pena ver de novo por sua simplicidade e efetividade. Quem seriam melhores pessoas para se candidatar e divulgar sua vaga do que clientes que já conhecem sua marca? Foi o que a Ikea fez criando seu “Guia de como montar uma carreira” e colocando nas embalagens de seus produtos.

3. Exército da Suécia

Recrutar usando intervenção urbana

Em um mundo tão individualizado, quem se importa com o outro? O Exército Sueco desenvolveu um experimento social para testar isso e alcançar aqueles que compõem seu público-alvo. Durante 90 horas, uma pessoa ficaria trancada em uma cela a menos que outra sacrificasse seu conforto para substituir a pessoa presa. Com ampla divulgação, o Exército pode interagir com seu público-alvo e superar em 100% a sua meta de inscrições.

4. Uncle Grey

Recrutrar onde seu candidato passa o tempo

Uncle Grey pesquisou profundamente seus candidatos ideais e encontrou o canal certo para seu público-alvo. Anúnciar dentro de um jogo eletrônico. Por que não? Uncle Grey transformou os melhores jogadores do Team Fortress 2 em champions em seu recrutamento.

5. L’Oréal

Recrutar usando redes sociais

O time de atração de talentos incorporou o uso de redes sociais em seu dia-a-dia, explorando ao máximo o poder das redes sociais para recrutamento. Com o slogan “Are you in” no Linkedin e “Are you #connected” em outras redes sociais. A equipe de recrutamento da L’Oréal atingiu a marca impressionante de meio milhão de seguidores em sua página de carreiras. Veja aqui um dos videos de recrutamento via redes sociais.

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Quer transformar seu R&S e admissão? Preencha o formulário abaixo e mergulhe nesse conteúdo gratuito e cheio de aprendizados sobre R&S e Admissão Digital.