De que vale a cultura empresarial?

Dando continuidade a nosso post sobre Cultura empresarial e motivação laboral, trouxemos para vocês mais novidades sobre esse universo. Se mesmo após a leitura sobre Total Motivation, você ainda tem dúvidas sobre a importância das boas práticas de cultura empresarial, este texto é para você! Vamos lá!

Ora, criar um case não é tão difícil quanto parece. Embora pareça complicado mensurar se um funcionário tende mais para o lado criativo, proativo ou resiliente, principalmente quando não se tem nenhum dado, um cálculo baseado em Total Motivation pode simplificar bastante essa questão. E você pode fazê-lo baseando-se em apenas seis perguntas, uma cada motivo – Diversão/prazer, propósito e potencial, no caso dos positivos. E pressão emocional, pressão econômica e inércia, para os negativos -, e, assim, determinar seu impacto na performance de seus colaboradores.

O Cálculo

O teste, aplicado a todos os funcionários de uma empresa, ou setor a ser avaliado, conta, como já explicamos, com seis questões, uma para cada motivo.  Cada pergunta deverá determinar o quanto de cada motivo influencia no trabalho de um colaborador numa escala de 1 (um) (discordo totalmente) a 7 (sete) (concordo totalmente). A partir daí, calcule da seguinte forma:

(10 x a pontuação para prazer/diversão) + (5 x propósito) + (1 2/3 x potencial) – (1 2/3 x pressão emocional) – (5 x pressão econômica) – (10 x inércia)

Clique aqui e faça um teste de Total Motivation.

O cálculo pondera os motivos por meio de regressões entre cada um deles, relacionando-os com seu desempenho. Posteriormente, há uma simplificação que constrói métricas simples que vão de -100 (menos cem) a 100 (cem).  Desta forma, os pesos demonstram que quanto mais próximo for o motivo da atividade, maior será o desempenho do profissional.

Em outras palavras, culturas que se inspiram mais em prazer/diversão, propósito e potencial, e menos pressão emocional, econômica e inércia, têm clientes internos – ou funcionários – mais satisfeitos.

Quais processos podem afetar a cultura empresarial?

Segundo pesquisas, milhares de gestores não conseguem definir de forma clara o que é uma cultura de alta performance, mas e você, será que consegue? Para ajudá-lo, aí vai uma dica: Cultura é o conjunto de processos de uma organização que afeta a motivação de seus funcionários. Culturas de alta performance são aquelas cujos processos maximizam o Total Motivation.

Ao analisar como os processos podem influenciar a motivação de uma equipe, observou-se que, ao contrário do que muitos pensam, há diversos outros motivos, além da liderança, que impactam no total motivation dos funcionários.

Algumas empresas empreendem grandes esforços a fim de desenhar processos de alta motivação. Na Toyota, por exemplo, o motivo prazer/diversão é encorajado por meio de diferentes oportunidades que possibilitam aos funcionários trazer novas ideias e testar novas ferramentas nas linhas de produção. Já na W.L Gore Associates, os colaboradores contam com tempo livre extra e recursos para desenvolver inovações. Há, ainda, o caso da Southwest Airline, que encoraja sua equipe a tratar cada cliente de forma divertida em situações tediosas, mas que exigem atenção. Nessa companhia aérea as aeromoças informam os procedimentos de seguranças de forma lúdica e teatral a seus passageiros, tornando o clima mais leve para todos.

O segundo item que requer atenção trata da identidade institucional da organização, ou seja, sua missão e código de ética e comportamental. No Walmart, por exemplo, todas as reuniões de gestão começam com uma análise de quanto um setor economizou ao cliente da empresa ao invés de focar em quanto dinheiro a corporação fez.

O terceiro fator mais sensível ao total motivation aborda as oportunidades de crescimento em uma organização. Recentemente, muitas companhias descobriram que seu sistema de avaliação para promoções podia arruinar toda a motivação e performance de sua equipe, pois processos em que os funcionários são avaliados pela quantidade de metas atingidas ou por comparação com outros colaboradores aumentam a pressão emocional e econômica, reduzindo a motivação total e, consequentemente, seu desempenho. Assim, empresas como a Microsoft e a Lear estão deixando de lado esse modelo de processo, que reforça uma competição agressiva e pouco saudável entre seus funcionários.

Devemos pensar na cultura empresarial como um ecossistema. Cada parte desse todo interage e reforça outros aspectos do mesmo. Vejamos o modelo de venda por comissão, por exemplo. De modo geral, poderíamos acreditar que ele enfraquece o total motivation individual de cada funcionário, porém se o colaborador acreditar que seu trabalho verdadeiramente ajuda seus clientes, a comissão irá aumentar seu total motivation. Afinal de contas, se você não acredita no que faz, a comissão se torna a razão, ou seja, pressão econômica, um motivo fraco para trabalhar. Mas, se, por outro lado, você crê no seu trabalho e na diferença que faz, a comissão se torna um acréscimo e não a motivação em si, ajudando no progresso profissional, aumentando o prazer/diversão sendo, consequentemente, um bom motivo no modelo de total motivation.

Analisando o sistema como um todo, podemos chegar à conclusão que tornar o ambiente corporativo mais propício à diversão, criatividade e progresso pode não ser nada fácil, afinal de contas, metas devem ser atingidas. No que concerne aos processos de Recrutamento e Seleção, sem dúvida, encontramos muitos profissionais desmotivados devido à alta demanda tanto por parte da empresa quanto por conta dos candidatos, a enxurrada de currículos não para de chegar e bons candidatos são descartados até mesmo por falta de tempo. Com um sistema que pode ajudá-lo a otimizar seus processos de Recrutamento e Seleção, você e sua equipe terão mais tempo para pensar em como criar modelos de gestão voltados para o Total Motivation, agregando mais valor e aumentando a performance de seus funcionários e de seus resultados, além disso com certeza vocês também encontrarão muito mais motivos positivos para executarem seu trabalho do que a pressão que os cerca por todos os lados!

Clique aqui e conheça ainda mais sobre a Kenoby.

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action