Desafios de recrutamento: onde estão meus candidatos?

Recrutar candidatos hoje parece um desafio maior que no passado, aparenta faltar bons candidatos no mercado, onde eles estão?

 Algumas forças podem explicar a atual escassez por talentos:

  • nos últimos anos, o mercado de trabalho se aqueceu. Com menos pessoas buscando ativamente emprego, é esperado que existam também menos pessoas qualificadas se candidatando para as posições atualmente abertas
  • as start-ups como um novo movimento também trouxeram uma nova competitividade ao mercado de trabalho. Profissionais altamente qualificados hoje estão mais tentados a terem trajetórias distintas do modelo tradicional de carreira corporativa. Estabilidade tem cada vez mais perdido espaço nas características buscadas pelos jovens.

Se você sente que seus candidatos não são qualificados o suficiente, um ponto de partida é analisar atentamente o canal de divulgação na hora de publicar uma vaga.

Onde anunciar a sua vaga?

Estar na internet é uma decisão acertada, contudo não basta estar online, é necessário que o anúncio esteja nos locais certos. Job boards são bons canais de divulgação, contudo sua eficácia é limitada aos candidatos ativos, aqueles que estão buscando oportunidades. Segundo o relatório 2015 Talent Trend do Linkedin, no Brasil, 77% dos candidatos são passivos, ou seja, não estão buscando novas oportunidades. Ficar apenas em Job Boards significa ignorar 3 em cada 4 potenciais candidatos, e justamente aqueles com maior potencial.

Redes sociais

O uso de redes sociais para a divulgação de vagas é uma boa forma de alcançar esse público de candidatos passivos. O Brasil é um dos países mais engajados em redes sociais no mundo, abaixo você pode conferir algumas métricas que mostram o potencial deste canal para a publicação de vagas de trabalho. Veja aqui como a L’Oréal explorou ao máximo o potencial das redes sociais em seu recrutamento.

redes-sociais

Seu anúncio é preparado para celular?

Esteja atento que ao anunciar vagas de trabalho, a divulgação contemple usuários mobile. Estudos da ComScore, uma das empresas mais conhecidas em web analytics, demonstram a importância desse veículo para a busca de nova posição: 57% do tempo gasto em buscas por empregos é em dispositivos móveis.

uso-celular-busca-trabalho

 

Canais alternativos

Teste também canais não convencionais, seja criativo. Os canais mais óbvios são também os mais movimentados e sua mensagem pode se perder na multidão. A Ikea, por exemplo, colocou instruções para recrutamento em seus produtos, todo cliente recebia instruções de como se candidatar. Aqui você pode ver ovídeo, genial.

 

Em resumo, os talentos estão aí, cada vez mais disputados por corporações consolidadas, start-ups e ONGs. Para atraí-los, você precisa estar atento em como veicula sua mensagem, qual canal utiliza e qual o formato de sua mensagem.

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action