Descubra como o job description é importante no recrutamento e seleção

Nova call to action

Realizar uma contratação eficiente de novos colaboradores não é uma tarefa fácil. Os métodos utilizados, os canais de divulgação e a forma como será executado o processo de seleção são apenas alguns dos desafios envolvidos em uma contratação. Diante disso, muitas vezes as empresas negligenciam a importância de uma peça fundamental para o recrutamento e seleção: o job description.

O job description é a descrição utilizada para anunciar uma vaga. É um erro muito comum acreditar que essa descrição tem apenas a função de informar as principais características do cargo aberto, ignorando o impacto que ela tem no processo de contratação como um todo.

Pensando nisso, separamos pontos importantes a serem considerados em uma descrição de vaga. Assim, este artigo se propõe a conscientizar sobre o real valor do job description para a contratação. Continue sua leitura e confira!

Primeira impressão

A descrição de uma vaga é, na maioria das vezes, a primeira fonte de informação que uma pessoa tem sobre o cargo ofertado. Logo, a maneira como o job description é elaborado pode ser determinante para despertar o interesse de uma pessoa ou fazer com que ela desista de se candidatar.

Além disso, muitas vezes o anúncio de uma vaga é o primeiro contato de uma pessoa com a empresa. Portanto, o cuidado com a forma que uma posição na organização é descrita pode afetar a maneira como a imagem da empresa é percebida por candidatos e, até mesmo, possíveis clientes ou parceiros.

Tendo isso em mente, é fortemente recomendável que o time de marketing da empresa esteja envolvido na formulação da descrição.

Cultura e ambiente de trabalho

Além de, obviamente, ser responsável pela descrição do cargo oferecido, o job description também influencia na percepção positiva ou negativa sobre como a pessoa supõe que seja trabalhar na empresa.

A forma como são descritas as funções, responsabilidades e qualificações necessárias para a vaga dão indícios para o futuro candidato sobre a relação da instituição com seus colaboradores, assim como a respeito da cultura da organização.

Dessa forma, é crucial que o job description seja elaborado de forma estratégica, uma vez que tem função de atrair os profissionais mais adequados para a vaga e empresa.

Tipo de candidato

Uma das atribuições mais importantes de um job description é a capacidade de filtrar o tipo de candidato que a empresa busca. Por meio da linguagem, estética e meios de divulgação adotados, a organização realiza sua primeira filtragem em relação aos tipos de candidatos pretendidos para pleitear o cargo.

Por isso, é essencial que seja traçada uma estratégia de divulgação considerando os canais onde os candidatos pretendidos estão. Caso as redes sociais sejam utilizadas, é muito agregador o uso de imagem para destacar a publicação e otimizar seus resultados.

Valorizar aspectos fundamentais do procedimento de recrutamento e seleção é imprescindível para que uma empresa consiga atrair os melhores profissionais. Consequentemente, entender a importância de um job description bem elaborado pode ser determinante para contratações exemplares. Assista o vídeo abaixo e confira um passo a passo para criação do job description:

Este artigo te ajudou a entender a importância de um job description? Gostou do texto e quer continuar se aprimorando? Siga-nos nas redes sociais e não deixe passar nenhum conhecimento!

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action