Com a crise causada pelo COVID-19, muitas empresas foram obrigadas a cancelarem suas dinâmicas de grupo para garantirem o bem estar de seus candidatos e colaboradores, evitando deslocamentos e aglomerações.

Entretanto, a demanda para avaliar os candidatos aumentou, obrigando os recrutadores a buscarem medidas que solucionem o problema e, ainda sim, garantam eficiência e assertividade nas contratações.

Para te ajudar nessa busca, selecionamos 3 soluções que você pode aplicar no seu recrutamento, sem precisar congelar vagas. Acompanhe!

Use testes online

Não é de hoje que os testes online vêm sendo grandes aliados dos recrutadores em processos seletivos. Com eles, é possível analisar o comportamento do candidato, além do fit cultural. Aspecto que também é observado nas dinâmicas de grupo.

Além disso, os testes online podem auxiliar o recrutador ao decorrer de todo o processo seletivo, fornecendo informações que podem ser cruzadas, fornecendo o índice de cada candidato, de maneira que apresente, com base em seu desempenho nas avaliações, o mais indicado a preencher a posição.

Aplique cases por vídeo

Um dos métodos que mostram o potencial de um profissional e a sua capacidade em agir em situações que simulam o dia a dia da vaga, são os cases práticos. Assim como as dinâmicas, eles desafiam o candidato a resolver um problema.

Para facilitar a dinâmica por vídeo, o problema pode ser apresentado em um e-mail como um briefing, documento muito utilizado pelo time de marketing, peça ajuda se necessário. 

Depois do envio, os candidatos devem preparar o projeto e a sua defesa e gravar um vídeo de apresentação, delimite o tempo para que todos tenham as mesmas oportunidades de defender seu projeto.

Realize dinâmicas remotas em pequenos grupos

Com os candidatos reunidos em uma sala de bate papo online (considere usar o Google Hangouts, Skype ou Zoom para isso), o recrutador pode propor discussões sobre determinados assuntos que fazem parte do dia a dia da vaga e avaliar quem tem o melhor desempenho, de acordo com o perfil da vaga. 

Nesse método, é necessário ter um roteiro preparado, uma vez que todos devem falar e a conversa pode tomar outros rumos.

E aí, gostou das dicas? Nos siga no Linkedin para acompanhar essas e muitas outras dicas para o seu recrutamento.

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...