7 dicas infalíveis para publicar vagas de emprego nas redes sociais

Nova call to action

O Brasil é o país que passa mais tempo conectado nas redes sociais, de acordo com pesquisa realizada pela ComScore. Além de divulgar seu negócio, as empresas também podem aproveitar esse canal para realizar o recrutamento de novos colaboradores.

Para que a estratégia seja bem-sucedida, é necessário ficar atento a alguns detalhes. Neste artigo, trazemos sete dicas para ajudar a publicar vagas de emprego nas redes sociais. Acompanhe!

1. Conheça o seu público-alvo

Na hora de escolher em quais redes sociais divulgar a vaga, é importante analisar o perfil do profissional.

Existem aquelas vagas mais abrangentes e que exigem formação menos técnica, como recepcionista e atendente, que podem ser divulgadas e compartilhadas em todas as redes sociais.

Já quando a posição exige formação mais técnica, é interessante limitar os locais de divulgação. Você pode investir mais no Linkedin ou em grupos do Facebook específicos.

2. Uma imagem fala mais que mil palavras!

Chamar a atenção das pessoas nas redes sociais nem sempre é uma tarefa fácil, já que existe uma infinidade de informações postadas a todo momento. Para conseguir destacar a sua vaga, inclua no post uma imagem e invista na criatividade do texto.

3. Escreva um bom job description

Para que não haja dúvidas por parte dos candidatos e você não receba tantos currículos fora do perfil, é muito importante escrever um bom job description.

Fale resumidamente sobre a vaga e os requisitos, deixando claro todas as especificações. Lembre-se de que nas redes sociais a leitura é muito rápida, por isso evite fazer descrições muito longas.

4. Incentive o compartilhamento

Aproveite essa facilidade das redes sociais e peça que as pessoas compartilhem ou marquem conhecidos no post da vaga. É uma maneira de aumentar o alcance da publicação de forma gratuita.

5. Publique em grupos específicos

Já é de conhecimento dos recrutadores que o Linkedin possui grupos de diversas áreas, onde as vagas podem ser publicadas de acordo com o público-alvo específico. Outra opção são os grupos no Facebook voltados para vagas de emprego.

Além de publicar a vaga, também será possível analisar o perfil dos candidatos na rede social. Se você procura profissionais de comunicação, por exemplo, pode publicar no grupo Vagas para profissionais de comunicação, que possui mais de 100 mil membros.

6. Comunique o encerramento da seleção

É muito provável que você continue recebendo currículos muito depois da postagem da vaga, já que as pessoas não costumam ficar atentas à data da publicação. Por isso, é importante comunicar o encerramento da vaga e agradecer a todos que se interessaram.

7. Deixe claro as formas de contato

Alguns candidatos, acostumados com a facilidade das redes sociais, vão querer mandar um inbox para o recrutador ou até mesmo deixar os contatos profissionais nos comentários.

Para evitar esse tipo de comportamento, deixe claro quais serão as formas de contato aceitas e especifique que os candidatos que não seguirem as orientações serão descartados da seleção.

As redes sociais possibilitam uma comunicação melhor entre as pessoas e as empresas. Para os recrutadores, publicar vagas de emprego por meio desse canal é uma forma rápida e eficaz de selecionar os candidatos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action