Toda transformação acontece de dentro para fora, e isso não é diferente nas empresas. Daí a importância de contar com o engajamento dos clientes internos (os colaboradores), que devem ser os primeiros a saber das iniciativas e estratégias da companhia. Para isso, as ações de endomarketing são importantes aliadas.

Essa ferramenta colabora para a criação e desenvolvimento de um bom lugar para se trabalhar, aumenta a motivação e o engajamento dos funcionários, além de trazer benefícios tanto para as empresas quanto para os colaboradores.

Ao longo desta leitura, você vai conferir os benefícios do endomarketing e como implementar na sua empresa. Para saber mais sobre como manter seus colaboradores felizes, baixe também o nosso e-book sobre clima organizacional! Boa leitura.

O que é endomarketing?

O endomarketing — ou marketing interno — é uma estratégia de marketing institucional com foco em ações internas. Ele tem como objetivo sensibilizar e engajar os colaboradores acerca dos desafios da empresa. Além disso, as iniciativas têm como propósito melhorar a imagem da organização entre os seus funcionários.

Os resultados esperados são uma equipe mais motivada e comprometida com as diretrizes organizacionais, além da redução do turnover.

A relevância desses esforços está em torno da influência dos funcionários dentro da própria companhia, pois eles são os principais responsáveis pelos resultados do negócio.

Quais os benefícios do endomarketing para a organização?

Os investimentos em endomarketing podem trazer diversos benefícios para uma empresa. Para entender melhor sobre como e quais impactos essas iniciativas podem causa, listamos para você alguns dos ganhos com endomarketing que uma empresa pode ter. Acompanhe!

Colaboradores mais motivados

Quando a empresa se revela mais aberta às melhorias sugeridas pelos colaboradores, ela eleva a motivação da equipe de forma considerável, contribuindo para o engajamento de todos.

Logo, os funcionários sentem que estão inseridos em um ambiente no qual o bem-estar no trabalho e a qualidade de vida são considerados. Tudo isso influencia positivamente no clima organizacional, que contribui para uma maior produtividade.

Redução do turnover

Nesse cenário, os funcionários, ao perceberem que estão inseridos em um ambiente de trabalho que leva em consideração suas necessidades, passam a se mostrar mais dispostos a permanecer na empresa, diminuindo o turnover.

Assim, é possível evidenciar que não é apenas o salário responsável por reter os colaboradores, mas também a percepção da importância que a empresa dá a eles.

Otimização da produtividade

Como mencionamos, o aumento da produtividade também é percebido quando as estratégias de endomarketing são bem executadas.

Isso porque quando os colaboradores se sentem mais satisfeitos com as suas funções, eles passam a executá-las de uma melhor forma. Outro benefício é a aquisição de uma postura mais proativa, o que assegura melhores resultados para a corporação.

Funcionários mais leais e comprometidos com a empresa

Quando as pessoas percebem um acolhimento e têm suas necessidades avaliadas e atendidas (mesmo que na medida do possível), elas se sentem mais comprometidas no seu dia a dia no trabalho. Isso impacta de forma direta na lealdade e no compromisso do trabalhador para com a corporação.

Como implementar o endomarketing na sua empresa?

O foco do trabalho deve ser em melhorar a percepção dos trabalhadores acerca dos desafios e objetivos da organização, criando um ambiente agradável para que eles possam trabalhar em consonância com esses objetivos.

Para tanto, é preciso fazer um levantamento das necessidades dos colaboradores junto à organização. Esse trabalho é de responsabilidade do setor de Recursos Humanos da empresa.

As ações podem ser embasadas na pesquisa de clima organizacional ou em outras percepções já validadas. Também é importante conversar com os trabalhadores a respeito do que eles pensam da organização, quais são os processos que precisam ser melhorados ou reestruturados, bem como saber como a corporação pode auxiliar o público interno de forma diária.

De posse desses dados, chega a hora do setor de Recursos Humanos se reunir com a equipe de Marketing da empresa para estruturar as ações de endomarketing.

Quais estratégias de endomarketing posso implementar na organização?

Existem diversas iniciativas de endomarketing e cabe aos setores de RH e marketing trabalhar aquelas que mais se encaixam nos objetivos organizacionais e dos colaboradores. Para elucidar quais iniciativas podem ser realizadas, separamos alguns exemplos para você. Acompanhe!

Processos de comunicação interna

Melhorar a comunicação interna é importante para fomentar o diálogo dentro da companhia, horizontalizando a informação, ou seja, deixando-a mais democrática, do CEO ao cargo mais simples.

Para tanto, a comunicação deve ser uma via de mão dupla. Nela, os funcionários devem ter voz ativa. Dessa forma, eles terão condições de expressar opiniões e sugerir melhorias em suas funções e em outros processos internos.

Isso aumenta a motivação dos colaboradores, fazendo com que eles se sintam mais úteis e essenciais para o desempenho dos negócios.

Palestras e eventos motivacionais

Palestras e eventos motivacionais colaboram para a formação do funcionário, oferecendo uma maior percepção a respeito não só da empresa e a função desses colaboradores nela, mas também conferindo um maior preparo para os desafios da companhia e também do mercado.

Iniciativas de integração

A melhor forma de engajar os colaboradores é trazê-los para mais próximo da empresa. Para isso, é preciso fazer com que eles se identifiquem com os negócios. Dessa forma, as iniciativas de integração são uma importante ferramenta para aproximar cada funcionário de toda a equipe e da própria companhia.

As iniciativas de integração podem constar em um calendário anual de atividades, além de comemorações como happy hours. Ao investir nessas iniciativas, a empresa aumenta a proximidade e amizade entre os profissionais da companhia, promovendo mais engajamento entre eles.

Outra maneira de promover a integração entre os funcionários é apostar na formação de grupos de estudos, que têm por objetivo aumentar o conhecimento e bem-estar dos colaboradores por meio da troca de experiências e crescimento intelectual com o aprendizado compartilhado.

Pesquisa de clima e satisfação com colaboradores

As pesquisas de clima são importantes ferramentas para que os colaboradores possam manifestar os seus desejos e anseios acerca da companhia.

Como mencionamos, a pesquisa de clima orientada pelo setor de Recursos Humanos ajuda a gerência de RH a traçar um plano de ação para implementar atividades de endomarketing.

Assim, ao considerar as sugestões dos colaboradores e evidenciar que elas estão sendo pensadas e colocadas em prática, isso contribui para elevar a sensação de cuidado para com os colaboradores. Com isso, eles se sentem parte integrante da companhia e passam a contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento da instituição.

Como vimos ao longo deste post, o endomarketing nas empresas é o responsável por conferir um maior engajamento dos clientes internos. Como consequência, eles se tornam mais leais e comprometidos com os objetivos organizacionais, elevando os resultados dos negócio.

Se você gostou deste post, compartilhe-o nas suas redes sociais para que mais pessoas possam interagir com este tema!

No votes yet.
Please wait...