Conheça os novos modelos de recrutamento de pessoas

Nova call to action

Recrutar pessoas é uma tarefa constante nas empresas, por isso pode se tornar um processo automático e com pouco planejamento. No entanto, existem novos modelos de recrutamento de pessoas que valorizam a entrada de um novo talento para a organização e são considerados mais adequados para o mercado atual.

Entre as principais características desses novos modelos, encontra-se a tecnologia como ferramenta essencial nos processos de recrutamento e seleção. Tais ferramentas facilitam a rotina do recrutador, diminuindo a burocracia em suas tarefas e tornam o processo mais assertivo. Conheça alguns desses modelos que já estão sendo colocados em prática em empresas.

Recrutamento de pessoas pelas redes sociais

As redes sociais são famosas por conectar pessoas e promover encontros em um nível mais informal. Porém, nos últimos anos se tornou mais uma ferramenta do mercado profissional, tanto para candidatos quanto para empresas que buscam novos talentos.

Gerentes de RH alegam ter diminuído em até 60% o tempo de fechamento de uma vaga com o uso das redes sociais. Isso representa uma mudança significativa, visto que o tempo é uma variável importante no dia a dia de uma empresa.

Além disso, outro aspecto comentado é a maior assertividade que a rede social trouxe ao recrutamento, possibilitando a utilização de filtros para encontrar profissionais com as competências necessárias ao cargo em questão. A atração de talentos nas redes sociais pode ser otimizada de forma simples.

kenoby-cta-materiais-atrac%cc%a7a%cc%83o

Software de R&S

Softwares de recrutamento e seleção oferecem recursos em todas as etapas do processo, desde a solicitação de uma vaga até a publicação, análise de candidatos e, até mesmo, a contratação em si.

Em cada fase é possível ter acesso a funções estratégicas que simplificam e padronizam os procedimentos, facilitando a rotina do recrutador e, ao mesmo tempo, tornando o processo mais completo. Na etapa de divulgação, por exemplo, é possível se inserir nos principais sites de vagas através de parcerias que o próprio software estabelece.

Após a publicação, é possível filtrar informações de candidatos interessados em qualquer que seja o canal, site de emprego, redes sociais, etc. Essa possibilidade otimiza o tempo, agilizando a análise de currículos, cuja etapa é essencial na escolha de talentos para a sua empresa.

Entrevistas por videoconferência

Com a facilidade que a internet oferece, distância não pode ser mais uma desculpa. Estima-se que o número de entrevistas por videoconferência aumentou em 52% nos últimos anos no Brasil. Todavia, essa tendência já existe no mundo todo. No Google, por exemplo, os candidatos a vagas de estágio só são entrevistados por Hangout, aplicativo utilizado para bate-papo, entrevistas de emprego e, até mesmo, trabalhos escolares

Essa tendência já é uma realidade e possibilita o alcance de talentos em qualquer parte do mundo. Basta o candidato se interessar pela vaga e ele já pode ser entrevistado. Para tornar a entrevista mais eficiente, existem requisitos básicos que tanto a empresa quanto o candidato precisam seguir. São estes:

  • Programação;
  • Equipamentos em bom funcionamento;
  • Local silencioso;
  • Profissionalismo.

Quer fazer parte dessa transformação dos processos de seleção e recrutamento de pessoas? Conheça as soluções da Kenoby e modernize a sua empresa!

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Quer transformar a apresentação dos seus números de RH? Preencha o formulário abaixo para receber agora este template customizável…