7 estratégias de endomarketing para você colocar em prática

Nova call to action

A busca por um maior engajamento dos funcionários, capaz de levar a empresa a outros níveis de produtividade e faturamento, faz com que o RH se preocupe em pensar e executar estratégias de endomarketing que colaborem com o alcance desses objetivos.

Apenas com uma participação ativa dos colaboradores é possível conseguir resultados satisfatórios e manter uma imagem positiva da empresa.

Quer entender melhor quais são essas estratégias? Continue a leitura!

O que é endomarketing?

Para que fique mais claro como o endomarketing impacta a empresa, é preciso entender esse conceito. O endomarketing pode ser definido como o marketing feito para o público interno, ou seja, para os funcionários da empresa. Suas estratégias buscam a melhora da imagem corporativa entre os colaboradores, trazendo vários benefícios (como uma equipe mais engajada e motivada).

Vale lembrar que os empregados são os primeiros clientes da organização. Afinal, eles levam a sua impressão sobre o trabalho para o mercado, que pode ser positiva ou detratora. A opinião dos profissionais influencia a construção da imagem da empresa, por isso é tão importante investir no endomarketing.

Como aplicar e desenvolver o endomarketing na empresa?

O desenvolvimento e aplicação do endomarketing requer estratégias voltadas para o engajamento dos colaboradores. O objetivo é o envolvimento completo deles com a empresa.

Essa visão promove uma valorização das equipes e as compreende como um organismo essencial para o desenvolvimento corporativo. Quanto maior o engajamento, melhores os resultados.

Confira nos próximos tópicos, algumas das ações que podem ser implementadas e que são fundamentais para o sucesso de um programa de endomarketing.

1. Promova o alinhamento estratégico

Para crescer de maneira direcionada e com foco, uma organização precisa de metas a serem alcançadas no mês, semestre ou ano. Essa definição indica o caminho a ser seguido e ajuda a orientar as próximas ações.

Alinhar os funcionários a esses objetivos é indispensável para o alcance desses resultados. As equipes devem estar cientes do que deve ser feito para que consigam direcionar o trabalho ao encontro das metas, inclusive nos aspectos administrativo e operacional.

Para isso, use canais de comunicação para divulgar os números que a corporação deseja alcançar e utilize indicadores para mensurar os avanços. Compartilhe o que foi conquistado durante o mês e quanto falta para o objetivo final. Isso vai dar uma visão clara do processo e incentiva a participação dos colaboradores.

2. Desenvolva ações de integração

O trabalho em equipe traz resultados muito maiores e ajuda no surgimento de inovações, que podem melhorar a cadeia produtiva atual e até mesmo resultar em um novo produto ou serviço.

Ter a sensação de inclusão e pertencimento no ambiente de trabalho também ajuda no engajamento, diminuindo o turnover.

Cabe ao RH criar ações capazes de promover a integração dos funcionários, desenvolvendo o sentimento de time e estabelecendo relações que vão além do profissional. Essas conexões impactam diretamente na realização de um bom trabalho.

Para isso, é possível realizar comemorações na empresa, montar grupos para atividades externas como a prática de esportes, por exemplo, ou montar espaços compartilhados que aumentem a interação entre as pessoas.

3. Ofereça treinamentos para a capacitação

A realização de treinamentos é uma das ações mais interessantes de endomarketing. Eles trazem retornos não só para os funcionários, mas também para a organização. Dar a oportunidade de absorver mais conhecimentos faz com que os profissionais sejam mais completos e capazes de desenvolver suas competências.

Com isso, além do sentimento de valorização, há o aumento na qualidade do trabalho desenvolvido.

A aplicação prática dessa estratégia está no desenvolvimento de programas de treinamento internos, além de convênios com instituições que garantam bolsas de estudo como benefícios. A criação de uma cultura de compartilhamento de conhecimento também é um ótimo caminho para incentivar o crescimento intelectual.

4. Realize pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação ajudam a entender como os funcionários enxergam a empresa e a estruturar ações que forneçam melhores condições de trabalho, melhorando o clima organizacional.

Nessa pesquisa, podem ser avaliadas a ergonomia do mobiliário, a qualidade das relações profissionais e até o contentamento com os benefícios.

Esse recurso também pode ser usado para perguntar o que os colaboradores acreditam que possa ser empregado como solução para problemas pontuais.

As avaliações podem ser realizadas por formulários de papel ou online. Deixe claro quais são os objetivos a serem alcançados com as pesquisas e destaque que a intenção é de melhorar as condições de trabalho. Tudo isso para que os colaboradores fiquem à vontade para dar respostas honestas.

Uma boa maneira de garantir a integridade dos resultados é fazer com que a pesquisa seja anônima, evitando a manipulação por medo de represálias.

5. Monte um plano de carreira

A estruturação de um plano de carreira dá aos funcionários uma perspectiva de crescimento na empresa, o que ajuda no engajamento e serve de incentivo para o desenvolvimento profissional.

Estabeleça um planejamento claro das competências necessárias para assumir um novo cargo na hierarquia e faça com que essas mudanças ocorram por meio de processos internos transparentes, para que os empregados entendam a seriedade do processo e participem ativamente.

6. Reconheça os bons exemplos

Reconhecimento é uma ação importante para o endomarketing da empresa. Faça isso publicamente, indicando os colaboradores que alcançaram excelentes resultados, valorizando-os pelos resultados alcançados.

Essa recompensa também pode ser feita pelo pagamento de bônus ou outra gratificação. O importante é que o colaborador saiba que a empresa valoriza os seus esforços na realização de um trabalho de qualidade.

7. Invista na comunicação

A comunicação interna deve ser trabalhada para que haja o desenvolvimento do endomarketing de maneira sustentável.

O diálogo corporativo deve ser uma via de mão dupla, em que a empresa pode passar feedbacks aos funcionários, e estes têm a oportunidade de dar ideias e sugestões sobre os processos e tomadas de decisão.

Invista em canais de comunicação eficientes e trabalhe os conteúdos em um formato e linguagem que se aproxime dos seus funcionários. As mensagens devem ser claras, úteis e cativantes para que despertem a atenção e alcance os seus objetivos de informar e engajar.

Com essas 7 estratégias de endomarketing, é possível estabelecer uma relação muito mais próxima entre empresa e funcionário, reforçando a marca e elevando a qualidade do clima organizacional. Vale pensar nos colaboradores com a mesma dedicação destinada aos clientes e oferecer as melhores condições de trabalho possíveis. Como resultado, os colaboradores serão mais participativos e motivados.

Quer saber como contratar profissionais capazes de trazer esse nível de engajamento para a empresa? Entre em contato e saiba como estruturamos um processo seletivo capaz de recrutar os melhores talentos de maneira automatizada e com qualidade!

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action