Entrosamento, iniciativa e desafio são apenas alguns exemplos de dinâmicas de grupos. E os seus benefícios são diversos, podendo ser aplicados desde o momento do processo seletivo, até os períodos cotidianos da empresa.

Quer saber mais? Dê o play e ouça o conteúdo! É simples e prático.

As dinâmicas de grupo são uma ferramenta muito utilizada pelos profissionais de RH das empresas para diferentes processos de gestão de pessoas. Na seleção de novos profissionais, há exemplos de dinâmicas em grupo extremamente eficazes para que o recrutador identifique com mais segurança qual o profissional melhor preparado para ocupar uma posição.

Além das dinâmicas de grupo, diversas outras técnicas de Recrutamento e Seleção podem ser utilizadas durante um processo seletivo. Para conhecer mais sobre elas, conheça a nossa certificação gratuita em R&S!

Neste post, vamos falar um pouco sobre o uso dessa técnica e apresentar alguns exemplos de dinâmicas de grupo que podem ser utilizados com sucesso para selecionar novos talentos para a sua empresa.

O que são as dinâmicas de grupo?

Assim como a entrevista e os testes psicológicos, as dinâmicas de grupo aplicadas aos processos de seleção e recrutamento permitem conhecer melhor as habilidades de cada candidato, auxiliando na identificação do mais habilitado para ocupar a vaga aberta na empresa.

A atividade permite avaliar não apenas as competências, mas também características comportamentais dos candidatos. Pela análise de suas atitudes e da forma como se relaciona com o grupo, o recrutador consegue analisar se o profissional enquadra-se nos valores e na cultura da empresa.

Durante a atividade, o recrutador pode verificar diversos aspectos do perfil do candidato, como sua capacidade de trabalhar em grupo, como lida com a hierarquia, eficácia na resolução de problemas e como reage a situações de pressão.

O tipo de dinâmica a ser utilizada em cada processo depende de fatores como o perfil da vaga e o tipo de avaliação ou competência que o recrutador espera obter como resultado.

Além dos processos de seleção e recrutamento, há exemplos de dinâmicas de grupo bastante úteis em outras demandas na gestão de pessoas, como fator de motivação e integração de colaboradores e equipes, por exemplo.

Quais são os tipos de dinâmicas?

Conheça, a seguir, alguns tipos de dinâmicas que podem ser utilizadas em diferentes processos de gestão de pessoas, inclusive na seleção de talentos.

1. Dinâmica de entrosamento

Essa atividade geralmente é aplicada no começo de um processo ou trabalho, servindo para relaxar o grupo e quebrar o gelo inicial. Pode ser simplesmente um momento de apresentação, onde cada participante deverá falar seu nome e citar uma de suas qualidades.

Em uma variação da atividade acima, os participantes podem ser convidados a entrevistar uns aos outros, o que permite avaliar a desenvoltura e capacidade de comunicação dos avaliados.

2. Dinâmica de desafio

Nessa atividade o objetivo é verificar como os candidatos se portam diante de desafios. O mais tradicional de todos é realizado utilizando uma caixa embrulhada, que deve ser passada de mão em mão pelos participantes enquanto toca uma música. Quando o som terminar, o participante que estiver com a caixa deve abri-la.

No interior da caixa haverá um chocolate e um bilhete com a instrução “coma o chocolate”. A proposta é mostrar aos participantes que superar o medo dos desafios pode reservar recompensas.

3. Dinâmica de iniciativa

A atividade permite verificar competências como proatividade, capacidade de trabalhar em equipe e liderança dos participantes. Sua execução é bastante simples. Reunidos em pequenos grupos, os candidatos recebem um papel com uma série de tarefas que devem ser executadas em um prazo determinado.

A lista deve conter desde atividades simples, como providenciar uma chave de carro, até mais complexas, como realizar uma entrevista, por exemplo. O que será avaliado é a iniciativa do grupo para cumprir com as ordens apresentadas.

Esses são alguns exemplos de dinâmicas de grupo que podem ser aplicadas em processos de seleção de pessoas. Cabe ao RH definir, com base na cultura da organização e do perfil desejado do profissional, qual o método ideal para cada contratação.

Agora que você conhece um pouco mais sobre dinâmicas de grupo, gostaria de receber novos conteúdos sobre gestão de recrutamento e seleção de pessoas? Então assine nossa newsletter e receba todas as nossas novidades.

No votes yet.
Please wait...